isso só pode ser palhaçada!

13. Re: isso só pode ser palhaçada!

Patrick
Patrick03

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/10/2016 - 17:21h

The bigbrother is watching you!

https://4.bp.blogspot.com/-uc9gHha-rBM/UwNjQhInZ8I/AAAAAAAAH64/Ys7gd-_TKOc/s1600/meh.ro10062.png

---------------------------------------
Corrija-me quando necessário!
---------------------------------------


  


14. Re: isso só pode ser palhaçada!

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 19/10/2016 - 19:48h

Infelizmente o "progresso" está chegando e não há nada que possamos fazer contra isso. Esse lance de querer forçar as pessoas a utilizarem seus dados pessoais em tudo o que forem fazer na internet é só a ponta do iceberg. O monitoramento é global. Já ouviram falar do Black Room 641A? NarusInsight? XKeyScore?

O que mais me deixa inconformado nisso tudo é o fato de que as pessoas não dão a mínima para tudo isso. Não é por falta de informação que elas ignoram o fato de estarem sendo monitoradas. É por egoísmo mesmo. E daí que o futuro será sombrio? O importante é aproveitar o momento. Por que você deveria se preocupar em estar sendo monitorado? Você é só um sheeple. Se o governo do seu país partir para o despotismo, não tem problema. Basta você abrir mão da sua dignidade e se adaptar a essa nova realidade. O que importa mesmo é o seu bem-estar momentâneo. Veja como a vida moderna é confortável. Você não deve abrir mão dela.

Eu já cansei de ver pessoas dizendo que não se importam com a mineração de dados, desde que ela traga bem-estar e facilidades para elas. F***-** se o Windows 10 sabe até a cor da sua cueca. Ele irá oferecer serviços e sugestões de acordo com o seu gosto. E daí que o Facebook te usa como um rato de laboratório para analisar o comportamento humano e jogar com os seus sentimentos fazendo testes surpresa autorizados por você mesmo quando assinou os termos de contrato? O que tem de mais o Google armazenar absolutamente tudo o que você faz? E daí que o seu smartphone é um spyware ambulante? Tudo isso traz "progresso" para as pessoas. É isso o que importa.

Inclusive gostaria de aproveita o tema para fazer um questionamento sobre algo que eu já venho refletindo faz tempo: quando o monitoramento da rede se tornar mais agressivo por conta de alguma situação global, seria seguro utilizar os repositórios das distribuições Linux para fazer o download de novos pacotes e tudo mais? Penso que em tempos de monitoramento massivo os responsáveis pelo mantimento dos mais diversos repositórios Linux -- Debian, Ubuntu, o próprio kernel Linux, etc. -- seriam "persuadidos" a infiltrarem um spyware em algum pacote largamente utilizado para que eles pudessem monitorar o que o linuxers andam fazendo. Na guerra os fins justificam os meios, e eu não quero nem imaginar o que eles fariam com os mantenedores dos repositórios Linux caso estes se negassem a colaborar com eles. Creio eu que o mais seguro a se fazer nesses casos seria compilar tudo a partir do próprio código-fonte e obviamente checar todo o código linha por linha. Me corrijam se eu estiver falando besteiras.

Ah, segue um link de um tópico que eu criei onde alguns membros falaram sobre todo esse lance do monitoramento global. Foram postados muitos links interessantes sobre o assunto.

https://vk.com/topic-73679981_33769031


15. Re: isso só pode ser palhaçada!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/10/2016 - 20:15h

Na verdade não está.

Mas partindo para o lado prático: você sabe quantas linhas atualmente tem kernel Linux?

Faz talvez dois anos saiu um 0-day do kernel do Linux.

Um incrível exploit em C que, quando compilado, gera um binário que se executado simplesmente troca o user atual sem poderes para root, sem senha nem nada.

Depois disso houve uma atualização de todas as versões de kernel disponíveis e vulneráveis.

Como descobrir um troço destes? Lendo códigos como se fossem romances russos do século XIX.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



16. Re: isso só pode ser palhaçada!

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 19/10/2016 - 21:23h

listeiro_037 escreveu:


Pois é. O kernel Linux pode até já conter vulnerabilidades propositais nele e nós não sabemos. Mas, seria possível que se retirasse o máximo possível de linhas do kernel a ponto de somente manter os serviços básicos dele e a partir daí se criasse um fork do kernel completamente free software e livre de vulnerabilidades e tudo mais? Não sei se essa modificação já existe, mas a ideia é interessante. Um kernel criado para "tempos de guerra".


17. Re: isso só pode ser palhaçada!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/10/2016 - 14:34h

Giovanni_Menezes escreveu:

listeiro_037 escreveu:

Sem ironia. Agora deu calafrio.



A situação é mesmo preocupante, a dica que dou para quem ainda tem interesse em ter direito a sua privacidade, que se "capacite" e procure se manter informado do que vem pela frente.

Num futuro não muito distante, privacidade não vai mais ser um direito e sim concessão do estado.
--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3


Como posso fazer a capacitação?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



18. Re: isso só pode ser palhaçada!

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 21/10/2016 - 16:45h


Como posso fazer a capacitação?





Aprendendo a suar as seguintes ferramentas:

Rede tor ( e mais demais ferramentas sérias de anonimato)
Tails e Whonix ( usando KVM, de preferência para este último.)
Não usar Windows.
Usar mensageiros instantâneos com suporte a OTR ( o pidgin da esse suporte)
Aprender a usar criptografia, ao menos nos emails.
Ter cuidado com o que se vai fazer, dizer, saber quando se faz ou não necessario usar as ferrametas acima,
esse dissernimento só vem com conhecimento.


Só existe capacitação se existir informação, estar informado é o primeiro passo, a exemplo do Tor, esses últimos dias anda muito tensa a coisa, o que se fala é de que os americanos estão tentando sabotar o projeto aparelhando, tentaram infiltra alguém no projeto, sem falar em suposta falsas denúncias de abuso sexual a um ex membro, a fase não esta boa.

Eu já recomendo usar o tor + algum proxy, e dentro o tails, ou usar o Tor com em outra distro com vpn como "ponte", para evitar monitoramento que possoa estar acontecendo pelo isp, ou usar o tor + bridge, que não é tão eficiente, mas é melhor que nada, Eu ja reparei em uma falha de segurança no tor, algumas vezes o guarda de entradas, o nó do meio e o nó de saida estão no mesmo país, algo totalmente inseguro, visto que alguns estados já legalizaram o grampo a nível de estado, como França, Russia, China, Reino unido e etc .

(Pulo do Gato, estudem o que acontece na Russia)

Parece que os americanos andam fazendo parcerias investigativas (abusivas) com algumas instutuições do gênero, incluindo Brasil.

Vale lembrar que estamos em um país que nem membro do supremo escapa de grampo ilegal, o que dirá "nois".

Ninguém precisa fazer uso dessas ferramentas 100% durante todo o tempo, se você vai usar o youtube, acessar o vol, e atividades do dia dia, pode navegar no método tradicional, ou talvez usar o Ultra-surf, que já da alguma proteção, apesar de suas limitações e riscos, o caso é estar preparado para o cenário futuro.

O Governo por exemplo, tem ferramenta para monitorar os twitter dos usuarios, ninguém sabe que palavras chaves são usadas e por quais intenções, governo não é instituição policial e não deveria ter esse tipo de recurso, outro caso que teve é que o software chamado guardião, que era usado pela pf para monitoramento, parece que chego a mãos de outras instituições de forma "ilegal", o que essas instituições estão fazendo com a ferramenta e até onde foi o "vazamento' ninguém sabe.

E muito assunto pra manga, para ter idéia eu comprei alguns computadores e componentes antigos aqui, estou evitando ao maximo usar equipamentos da atualidade, a "contaminação" via hardware que é outro assunto sério, não que equipamentos antigos estejam livres, roteadores D-link antigos por exemplo, tem backdoor e tem
muito mais coisa, como já disse uma vez em outro tópico, conhecimento demais as vezes faz alguém se tornar suspeito, tem assunto que eu não sinto bem de falar aqui, já até falei demais, rs.

Ser paranóico nunca foi algo tão sensato quando o assunto é privacidade nos dias de hoje.






--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3



19. Re: isso só pode ser palhaçada!

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 22/10/2016 - 00:55h

Giovanni_Menezes escreveu:


O Giovanni disse algo interessante agora: não levantar suspeitas. Por mais anônimo que você consiga ficar na rede, certas atitudes farão com que você se torne suspeito em um cenário orwelliano. Por exemplo, em uma hipotética caçada digital a possíveis subversivos, quem vocês acham que irá chamar mais atenção das autoridades: o tiozão barrigudo que aparenta ter uma vida pacata e tem perfis no Facebook, Skype, Gmail, etc., completamente fora de qualquer suspeita; ou então um jovem hackudão que tem todas as suas atividades digitais fortemente encriptadas (pressupondo que as autoridades estejam monitorando a rede do sujeito), e que não foi encontrado nenhum vestígio digital dele em nenhuma rede social ou conta de email? É meio irônico ter que se expor um pouco para se tornar mais anônimo ainda, não?!

Em relação ao lance do hardware, eu já li sobre isso também. Dizem as más línguas que os modelos atuais de processadores, HDs/SSDs e chips vêm com backdoors inclusos. Ou seja, mesmo que você só utilize software livre, ainda sim pode ser monitorado. O bagulho é loko mesmo. '-'

Achei uma matéria interessante sobre isso para quem tiver interesse pelo assunto.

https://jornalggn.com.br/blog/jluizberg/nsa-e-o-monitoramento-dos-eua-parte-5-invadindo-seu-computad...

E caso algum "senhor da guerra" esteja monitorando o que eu estou dizendo agora, pode ficar tranquilo porque eu não manjo nada de redes. O meu conhecimento sobre informática é risível. Chega a dar até dó! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk





20. Re: isso só pode ser palhaçada!

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 22/10/2016 - 02:38h

O Giovanni disse algo interessante agora: não levantar suspeitas. Por mais anônimo que você consiga ficar na rede, certas atitudes farão com que você se torne suspeito em um cenário orwelliano. Por exemplo, em uma hipotética caçada digital a possíveis subversivos, quem vocês acham que irá chamar mais atenção das autoridades: o tiozão barrigudo que aparenta ter uma vida pacata e tem perfis no Facebook, Skype, Gmail, etc., completamente fora de qualquer suspeita; ou então um jovem hackudão que tem todas as suas atividades digitais fortemente encriptadas (pressupondo que as autoridades estejam monitorando a rede do sujeito), e que não foi encontrado nenhum vestígio digital dele em nenhuma rede social ou conta de email? É meio irônico ter que se expor um pouco para se tornar mais anônimo ainda, não?!


É bem por ai, na India as autoridades classificaram como suspeitos quem não tem celular.

--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3




  
01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts