backup da instalação

1. backup da instalação

Robson Lima
robson..pba

(usa Suse)

Enviado em 22/08/2007 - 11:17h

Pessoal instalei e configurei um servidor suse 10.2 para banco de dados oracle, esta tudo pronto para entregar para o cliente , porem nao tenho uma copia de backup desse sistema.
A pergunta é como eu faço a copia da minha instalação para que se amanha eu precisar reinstalar o linux e meu banco eu nao precise fazer tudo de novo na mão ???
alguem tem uma dica ?????

Obrigado desde já todos



  


2. Re: backup da instalação

Márcio de Souza Almeida
marcio68almeida

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2007 - 11:20h

O pessoal daqui usa o Gost para fazer esse tipo de cópia...
Tem também aqueles que fazem uma cópia física dos diretórios que interesam...


3. Re: backup da instalação

Robson Lima
robson..pba

(usa Suse)

Enviado em 22/08/2007 - 11:22h

com o Gost eu faço a copia de todo o hd ????



4. partimage

Robson Lima
robson..pba

(usa Suse)

Enviado em 22/08/2007 - 23:14h

Pessoal apos consultar em alguns sites,eu fiz uns testes aqui em casa gostei do PARTIMAGE (KURUMIM), mais a minha duvida maior é a seguinte, ela salva tambem o MBR do hd???
se eu fizer a copia de todas as partições inclusive /boot eu estou salvando tudo a ponto de se eu precisar restaurar vou consequir ?


5. Partimage

Odalberto Oliveira Neto
odalberto

(usa Outra)

Enviado em 22/08/2007 - 23:25h

O partimage não oferece a opção de fazer uma cópia completa do HD, apenas de partições isoladas. Mas, é possível fazer isso se você utilizar um comando adicional, para copiar também a trilha MBR e a tabela de partição do HD. Com as duas coisas em mãos é possível realmente clonar um HD inteiro.

Para isso, são necessários mais dois comandos. Acesse o diretório onde você está armazenando as imagens e execute:

# dd if=/dev/hda of=hda.mbr count=1 bs=512

Este comando faz uma cópia do setor de boot do HD, aqueles primeiros 512 bytes de extrema importância, que incluem o gerenciador de boot e também a tabela de partição do HD, salvando-o no arquivo "hda.mbr".

Ao restaurar esta cópia do MBR em um HD limpo, ele ficará particionado exatamente da mesma forma que o primeiro (porém sem os dados). Se depois disto você restaurar também as imagens das partições, ficará com uma cópia idêntica de todo o conteúdo do HD.

O HD destino não precisa necessariamente ser do mesmo tamanho que o primeiro; você pode usar um HD maior sem problemas. Neste caso, o excedente ficará vago e você poderá criar novas partições depois. Naturalmente, o HD destino não pode ser menor que o original, caso contrário você vai ficar com um particionamento inválido e dados faltando; ou seja, uma receita para o desastre.

Na hora de restaurar os backups, acesse a pasta onde está o arquivo e inverta o comando, para que o MBR seja restaurado:

# dd if=hda.mbr of=/dev/hda

Se você tem um HD dividido em duas partições ("hda1" e "hda2", por exemplo), é necessário fazer imagens das duas partições usando o Partimage e fazer o backup da MBR usando o comando do dd. Na hora de restaurar, comece restaurando o MBR, deixando para regravar as imagens das partições por último.


6. Re: backup da instalação

Robson Lima
robson..pba

(usa Suse)

Enviado em 23/08/2007 - 08:18h

Odalberto, na mosca, deu certinho aqui os comandos passados, fiz os backups so nao restaurei a MBR ainda, mais vou fazer isso hoje a noite.


Obrigado Pela ajuda da comunidade.



7. Re: backup da instalação

Shirglei Silva
shirglei

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/08/2007 - 15:41h

Usa o Konserve, ate onde eu sei o ghost funciona bem no windows






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts