Rastreamento de MAC

1. Rastreamento de MAC

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/01/2008 - 16:55h

Pessoal, desculpa a ignorância, mas existe algum aplicativo que permite rastrear um MAC de uma placa pela internet? Há também a possibilidade de saber o IP da onde esse usuário está acessando? Se não tiver nenhum aplicativo, como posso fazer isso "na mão" mesmo? Com os traceroute, ping´s, e arp´s da vida? Desde já, o meu MUITO OBRIGADO!


  


2. hein?

Fernandino Mesquita e Silva
FireBird

(usa Debian)

Enviado em 08/01/2008 - 17:03h

Como assim? tu quer IDENTIFICAR o mac da placa onde ela estiver? é isso?

se for, acho que num da nao... explica melhor ai


3. Re: Rastreamento de MAC

Marcelo Cavalcante Rocha
kalib

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/01/2008 - 18:50h

Meu camarada...boa tarde...
Essa questão de rastrear e descobrir IPs e MACs é dependente de seu objetivo e/ou intuito com este tipo de informação...
Muitas pessoas por aqui podem até evitar lhe responder isto..pois é digno de quem possue más intenções..digamos assim..não que seja o seu caso...

Bom...existem alguns protocolos, bem como aplicações, que podem servir para este tipo de objetivo...
Por exemplo o nmap.

Para escanear todas as máquinas(hosts) existentes em uma rede, bem como pegar a IP e endereço MAC de cada uma delas, pode-se usar o comando:

#nmap -sP 192.168.0.0/24
(claro que esta rede é um exemplo..)


Depois de ter a lista de todos os hosts disponíveis, pode-se escolher um em específico por exemplo para pegar maiores informações como portas que estão abertas, serviços rodando, sistema operacional, uptime..etc...com o comando:

#nmap -O -sS 192.168.0.15
(esta ip tb é um mero exemplo...)

Porém..a utilidade destas ferramentas é para segurança ou teste de suas próprias vulnerabilidades...portanto..bom proveito. ;]

boa sorte


4. Re: Rastreamento de MAC

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/01/2008 - 08:23h

Pô, galera, desculpa aí, realmente eu deveria ter me explicado melhor. Não tenho nenhuma má intenção, foi só pura curiosidade mesmo, já que as placas possuem um identificador único dado pelo fabricante, elas poderiam ser rastreadas pela Internet, era só isso. Um grande abraço e muito obrigado.


5. Re: Rastreamento de MAC

Marcelo Cavalcante Rocha
kalib

(usa Arch Linux)

Enviado em 09/01/2008 - 09:32h

Lembrando também que este "identificador único" não é tão único assim... ;]

Seguinte...cada pessoa que faz uma carteira de identidade, recebe um número de RG ou Registro Geral..Teoricamente esse número também é único...porém nada impede que alguém roube o número de meu RG e faça um RG para si com este mesmo número para tentar de alguma forma burlar a lei ou usufruir de algo que apenas eu deveria ter direito....

O mesmo pode acontecer com este "identificador único" dos dispositivos de rede...crackers podem ao rastrear seu endereço MAC, associá-lo temporariamente a um outro dispositivo de rede para bem como com o RG, usufruir de direitos que não lhe caberiam de outra forma...como por exemplo...

Eu tenho um access point...a limitação de acesso a rede é atribuida e amarrada por filtros de MAC..apenas quem tiver os MACs X, Y ou Z poderiam utilizar...porém algum cracker por perto poderia usar sniffers para tentar captar os endereços MACs que possuem acesso a esta rede...utilizá-los "emprestado" digamos assim..e ter acesso a minha rede sem dificuldades.. ;]

resumidamente é isso...portanto não pensemos que eles são literalmente "únicos".

boa sorte


6. Tecnicamente falando

Elgio Schlemer
elgio

(usa OpenSuSE)

Enviado em 09/01/2008 - 11:16h

Descobrir o mac addrres de uma placa só é possível em rede local. Um simples sniffer faz isto, ou simplesmente executando um arp na linha de comando. Se o IP não está ali, pinga ele e depois executa novamente um arp.

Agora tem que ser entendido como a comunicação funciona. Escrevi um artigo introdutorio sobre isto (mascaras de rede) mas não fui a fundo.

Quanto tu recebe qualquer coisa da Internet ele SEMPRE VAI VIR do mac address do gateway. Logo, ips de fora sempre remetem para um unico mac, o do gateway!

Desta forma descobrir macs address alheios fora de tua rede local só é possivel se explorar alguma vulnerabilidade no sistema (alguma que faça o SO de lá te "contar" qual é o mac dele) mas por definições de protocolos (RFCs) não tem como.



7. Re: Rastreamento de MAC

André Luiz Vendeth Scavassa
Pyros

(usa Slackware)

Enviado em 09/01/2008 - 11:37h

http://www.ip-adress.com

Bem interessante, ele mostra no google maps a localização aproximada do IP da internet se baseando nas delegações de redes que são feitas as entidades e operadoras.


8. Re: Rastreamento de MAC

Barton
bartonMK2

(usa Slackware)

Enviado em 14/01/2016 - 13:31h

Bom tópico!








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts