Opinião impopular: Ubuntu Mate deveria ser o Ubuntu principal!

1. Opinião impopular: Ubuntu Mate deveria ser o Ubuntu principal!

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Outra)

Enviado em 21/02/2024 - 11:18h

Depois da minha crise envolvendo LMDE/Debian e NVIDIA (tema de outro tópico já discutido), resolvi testar algumas distribuições em live USB para substituir o Debian.

Testei alguns sabores do Ubuntu, até chegar ao Ubuntu MATE. Nunca dei muita atenção ao MATE, pois sempre o achei visualmente desagradável.

Mas esse Ubuntu MATE... nossa, que capricho! Os desenvolvedores do Ubuntu MATE estão de parabéns! Eles se dedicaram aos mínimos detalhes, desde o tema Yaru até a facilidade de customização, com um tweak simples para o usuário alterar a disposição do layout. O tema padrão Yaru, tanto na versão clara quanto na escura, se adapta bem ao MATE, sem falhas aparentes.

Criaram os indicadores "Ayatana", que é um applet unificando notificações, relógio, bateria e a sessão do usuário. Este applet, que não faz parte do MATE original, foi desenvolvido pela equipe do Ubuntu MATE. Esse applet torna o ambiente mais harmonioso e funciona melhor do que o applet de notificação padrão do MATE. Além disso, Alan Pope, ex-desenvolvedor da Canonical, está envolvido no Ubuntu MATE desde o início.

E por que, na minha opinião, ele deveria ser o Ubuntu principal? Vejamos, acredito que o Ubuntu está em "crise" desde a versão 11.04, que foi a primeira com Unity. Tanto o Unity quanto o GNOME 3.x, lançados na mesma época, desagradaram vários desenvolvedores e usuários.

Isso é um fato, pois o surgimento do MATE e do Cinnamon foi resultado desse descontentamento. A Canonical optou por investir no Unity, um projeto ambicioso que visava unificar smartphones e desktops/laptops, similar ao Windows 8 da época, mas que acabou não tendo sucesso.

Sabendo que o GNOME criaria esse desastre chamado "GNOME Shell", a Canonical poderia ter investido no MATE e se concentrado apenas em computadores desktop/laptops. Assim, não teria desperdiçado tanto tempo com o Unity e não teria perdido tantos usuários devido a essa mudança. Vejo o Ubuntu MATE no caminho certo.

E o GNOME? Bem, o GNOME ainda enfrenta problemas. Mudou o layout na versão 40 para imitar o macOS. As extensões são quase obrigatórias e quebram a cada nova versão. No final, o GNOME 3.x foi um erro, mas, graças aos desenvolvedores do MATE e Cinnamon, os usuários não ficaram desamparados.


  


2. Re: Opinião impopular: Ubuntu Mate deveria ser o Ubuntu principal!

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 21/02/2024 - 14:33h

Ubuntu é desenvolvido pela Canonical.
Canonical não vive, creio eu, do Ubuntu desktop gratuito.
Se a Canonical acha que Gnome é a melhor opção, creio que deva haver muitos motivos para isso.
Mesmo que eu não saiba ou discorde.
Assim, quem não gosta de Gnome, nem de snaps, mas que gosta do Ubuntu, por ora tem opção do LinuxMint.

**************************************
DICAS LINUX PARA NOVATOS
https://dicaslinuxparanovatos.blogspot.com/


3. Re: Opinião impopular: Ubuntu Mate deveria ser o Ubuntu principal!

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Outra)

Enviado em 21/02/2024 - 14:51h

@clodoaldo, me refiro unicamente ao ambiente gráfico e na experiência do usuário, snaps nem entram nessa questão. Veja que até a Microsoft tentou forçar essa "smartphonização" (termo lindo que criei agora!) com o Windows 8 e tiveram que voltar atrás, com o Windows 8.1 e 10. A Canonical tentou a mesma coisa com o Unity 7 e 8.

O Ubuntu Mate poderia ser o Ubuntu padrão caso a Canonical não tivesse criado o Unity, seria um ambiente tradicional e ao mesmo tempo moderno. O gnome me parece que foi feito para ser usado em tablets e smartphones, em computadores com teclado e mouse deixa muito a desejar. Inclusive, o gnome do Ubuntu é modificado com extensões próprias justamente para poder ser usado com teclado e mouse.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts