Usar a maior partição para o CPANEL

1. Usar a maior partição para o CPANEL

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/12/2014 - 21:53h

Boa noite

Criei uma máquina virtual no Google Cloud Computing Engine (GCE), instalei o CPANEL e fiquei muito feliz. Mas aí me deparei com um problema. Mesmo fazendo upgrade para a conta paga, só consigo instalar o primeiro disco com a imagem do CENTOS 6.6 com 10 GIGA de espaço. Aí o disco encheu rapidamente. Consultando a documentação do Google Cloud Computing, a respeito de discos, fui informado de que posso criar partições de até um terabyte ou maiores como disco anexado. Fiz isso. Mas como não sou especialista, fiquei com a seguinte dúvida.

Depois de anexar o disco, tem como eu usar essa nova partição para o cpanel, tipo, habilitar /home2 para a partição 2, que é de 500 GB.? Depois de anexar, qual o passo para que o cpanel sempre instale tudo dentro da partição 2 e não na um?

Se puderem me ajudar com um passo a passo eu agradeceria. Sou apenas um entusiasta em linux, mas ainda me considero um principiante que sabe os comandos básicos em ssh.

Tambem como sou usuário windows por décadas, essa questão de disco no linux nunca foi transparente para mim. No windows, eu sei que tem disco C, D, E, etc. Também sei que, no windows, usando a ferramenta de disco eu posso apagar parte de uma segunda partição e aumentar o tamanho da outra partição com esse espaço vazio que se cria a partir da deleção de porção de outra partição.

O que eu quero, em síntese, seria algo mais ou menos assim.

Ou ampliar o tamanho da primeira partição, para que em vez de 10Giga ela assumisse a maior parte do espaço do segundo disco ou deixar apenas o primeiro disco para carregar o sistema linux e o CPANEL usasse o disco 2, seja lá que nome ele tenha, para a instalação dos meus sites.

Lembrando mais uma vez que meu sistema não é em um servidor local, mas em uma VM (virtual machine) em um servidor do próprio Google.


Meu endereço na máquina virtual do Google Cloud é www.vp9.com.br e o WHM e CPANEL usam as portas 2087 e 2083, respectivamente. Ex: http://vp9.com.br:2087


  


2. Contratação de Free Lance

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2014 - 11:37h

Explicando melhor: quero hospedar todos os meus sites em uma VM no Google Cloud Engine. Consegui instalar o CPANEL com CENTOS 6, mas tem um problema. A partição inicial só tem 10 gb e eu preciso de 400 GB.
Consegui anexar uma segunda partição, mas não sei como formatá-la e fazê-la funcionar de modo que o CPANEL use essa partição. Você conhece linux e a tecnologia Cloud do Google? Se sim, quanto cobraria para deixar o cpanel funcionando pra mim ?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts