Mageia 6 RC, estamos quase lá [RESOLVIDO]

13. Re: Mageia 6 RC, estamos quase lá [RESOLVIDO]

Ulrich Beckmann
Bequimao.de

(usa openSUSE)

Enviado em 26/05/2017 - 14:11h

Muitos dos colaboradores voluntários do openSUSE são funcionários ou ex-funcionários da empresa SUSE, que trabalham na distro em seu tempo de lazer. O Tumbleweed e as versões de desenvolvimento do Leap podem ser ambiente de testes, mas não a versão estável do Leap. Pelo contrário o Leap recebe sua base do SLE - SUSE Linux Enterprise, da versão profissional. O openSUSE tira proveito do profissionalismo, por outro lado a SUSE é quem realmente manda no openSUSE.

Acho que isto também vale para o Fedora e o antigo Mandriva. O Mageia como fork do Mandriva sofreu do impasse prolongado e da agonia da empresa Mandriva. Eu também como o Spylinux acompanhava o Mageia durante muito tempo, mas não pude usá-lo como distro principal. Isto se deve a falta de suporte de UEFI, uso do grub Legacy, wifi não funcionando com a minha placa Atheros ... Agora o Mageia 6 está bem para mim como usuário do KDE Plasma, mas o openSUSE e o Fedora já tinham chegado a este ponto antes de um ou dois anos.

O Mageia tem a melhor comunidade, sem dúvida. Tem muita amizade e é um prazer de colaborar com eles. Eles são até gentis aos trolls e "help vampires" - cf http://www.skidmore.edu/~pdwyer/e/eoc/help_vampire.htm.
Por outro lado falta o gerenciamento na distro. Sim, um projeto de código aberto também precisa de gerenciamento. Se não fosse assim, a última calamidade com a infraestrutura do servidores provavelmente não teria acontecido - cf https://blog.mageia.org/pt/2017/04/26/servicos-web-encerrados-preventivamente/

Abraço
Bequimão




  



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts