Indicação de framework javascript leve e rápido para criar apps [RESOLVIDO]

1. Indicação de framework javascript leve e rápido para criar apps [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 22/05/2022 - 01:37h

Olá, eu estou pensando em criar um aplicativo com html5+JS, mas não quero usar react porque é bem pesadinho e até lento em alguns aparelhos.
Na programação, eu venho de linguagens como C e nela vcs sabe, que é rápida, o que me influenciou por buscar eficiência (quando ninguém joga centenas de tarefas nas minhas costas) e rapidez na execução de aplicativos.

Não quero usar React, apesar de gostar muito acho muito lentinho, tanto que no meu pc é possível ver a página iniciando o render assim que entra nela ou recarrega.
Enfim, alguém com experiência em webdev pode me indicar um framework mais enxuto e que eu possa criar apps de forma até que rápida?
Tava pensando em usar JQuery, já que raramente usei e gostaria de aprender algo novo.
Ou também VueJS, mas nesse eu temo ser tipo um react mais leve mas ainda meio lento.

O que vcs me indicam?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Ruan
ru4n

(usa Fedora)

Enviado em 23/05/2022 - 09:12h

Bom, sobre o React.js, ele é apenas uma lib js, não seria considerado um framework, igual o Angular, por exemplo.
O que pode estar influenciando na lentidão durante o desenvolvimento, é a configuração da sua máquina. Para desenvolver em React.js, é necessário rodar via Node.js o projeto, o que não é tão leve.

Por isso que para desenvolver em web, é necessário uma máquina razoável, de no mínimo 8GB de RAM, equipado com SSD, e com um bom processador.

O que vai rodar no browser do usuário, independente de lib, é js puro. Lembrando que o browser só interpreta html, css, e js vanilla. Por isso, no processo de deployment de uma aplicação React.js, é gerado uma build em js puro, pronto para hospedar em algum lugar. Compare esse processo com o binário gerado após a compilação, onde o binário é o que o usuário vai de fato utilizar.

O React Native, para construção de apps para smartphones, é um pouco diferente. Ele converte o código JavaScript para a linguagem nativa da plataforma de destino (Kotlin/Java para Android, e Swift/Objective-C para iOS).
Nesse caso, o desenvolvimento com RN também exige uma máquina mais parruda, principalmente se for utilizar emulador. Por isso, hoje em dia, é mais conveniente utilizar o Expo para desenvolver e testar os apps.

Sobre o jQuery, honestamente, não compensa mais estudar essa lib, pois já está em desuso faz muitos anos.
Hoje em dia é mais comum encontrar jQuery em sistemas legados, os quais ainda não foram reescritos com tecnologias mais modernas.

Recomendo nesse caso - se não puder fazer um upgrade na máquina - estudar JavaScript vanilla ("puro"), pois não precisa rodar nada em Node.js no local. Dependendo do que precisa fazer, o js puro já te entrega tudo o que precisa.
E de quebra, tudo consegue criar um PWA (Progressive Web App) da sua aplicação. Em muitos casos, um PWA já soluciona o problema.

3. Re: Indicação de framework javascript leve e rápido para criar apps [RESOLVIDO]

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/05/2022 - 14:12h

Não é exatamente o q vc perguntou, mas c qt creator vc pode usar c ou c++ p criar apps.



4. Re: Indicação de framework javascript leve e rápido para criar apps [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 22/05/2022 - 17:26h


leandropscardua escreveu:

Não é exatamente o q vc perguntou, mas c qt creator vc pode usar c ou c++ p criar apps.

Cheguei pensar sobre usar c++, acontece que não quero que o user tenha o trabalho de compilar o programa, mas apenas clicar e executar e ai por um browser acho mais simples. Mesmo assim, valeu pela sugestão. VOu aguardar mais alguém se manifestar pra saber se tem uma alternativa mais adequada pro meu caso.


5. Re: Indicação de framework javascript leve e rápido para criar apps [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 23/05/2022 - 14:47h

Obrigado Ruan, gostei da tua resposta, então, vou fechar o tópico.
De todo caso, vou continuar com javascript puro já que só preciso de html+js pois o app em questão é bem simples, coisa de poucos elementos.


6. Re: Indicação de framework javascript leve e rápido para criar apps [RESOLVIDO]

Ruan
ru4n

(usa Fedora)

Enviado em 23/05/2022 - 14:58h


SamL escreveu:

Obrigado Ruan, gostei da tua resposta, então, vou fechar o tópico.
De todo caso, vou continuar com javascript puro já que só preciso de html+js pois o app em questão é bem simples, coisa de poucos elementos.


Em casos assim, realmente nem precisa de lib.

Só para complementar a minha resposta sobre React.js: também é possível incorporar o React.js em uma página, sem utilizar Node.js:
https://pt-br.reactjs.org/docs/add-react-to-a-website.html

Embora essa não seja a forma comum de se utilizar React.js, pode ser que sirva para alguns casos onde o uso do Node.js seja inviável.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts