
Thiago (Chicão)
(usa Slackware)
Enviado em 04/06/2008 - 13:04h
Vamos ver... há várias abordagens que você pode tentar.
1 - sudo su (Pode exigir senhas)
Quase nunca funciona (comigo). Geralmente pede a senha do usuário atual, embora com alguns aqui peça a senha de root - ou simplesmente joga um root shell direto.
2 - su (exige senha de ROOT)
O mais direto. Pede a senha de root, e você recebe um terminal root em troca.
3 - Terminal Root (exige senha de ROOT)
Alguns sabem invocar esse negócio, às vezes está instalado em alguma parte do menu GNOME. É um terminal igual o gnome-terminal, com a diferença que ele já pede senha de root logo no início. Se sua senha é nula, há uma possibilidade de ele simplesmente "funcionar". Isso significaria root não possui senha. Seria bom colocar uma.
4 - Terminais virtuais (pode exigir senha de ROOT)
O mais incomum, mas funciona em quase toda distro (por algum motivo, não consegui no Fedora e em algumas situações é limitado no Slackware). Pra trocar de terminal, é CTRL-ALT-(F1 a F8, normalmente).
Os terminais de F1 a F6 costumam ser texto, o sétimo costuma ser o X - ou inútil, e o oitavo é o X em outros casos.
Nesses terminais, vai pedir-se o login (no caso, root) e a senha. Pode estar em branco a senha e mesmo assim pedir uma, basta um enter.
5 - Em último caso... LOGIN AS SINGLE USER (lol limewire)
É bem provável que o Ubuntu tenha instalado o GRUB e tenha deixado uma entrada do tipo "Ubuntu (Recovery Mode)" ou "Ubuntu (Single User)". Nesses logins, você entra em modo Single User e, salvo alterações interessantes, você costuma entrar como root num tiro.
Em alguns casos aparece um menu azul com opções. A opção mais útil é, disparadamente, o "Drop to Root Shell". NORMALMENTE você vai estar efetivamente logado como root.
Aí é só digitar passwd e digitar o novo password:
root@ubuntu # passwd
Enter new UNIX password: *******
Re-enter new UNIX password: *******
Password changed sucessfully.
E... é isso aí! São as gambiarras a serem feitas, já que não achei no Ubuntu como entrar como root em modo gráfico - ele normalmente te impede de fazer isso. Mas como onde há vontade há um jeito...