Ubuntu 20.04 não inicia em samsung odyssey [RESOLVIDO]

13. Re: Ubuntu 20.04 não inicia em samsung odyssey [RESOLVIDO]

Eduardo Avila
Eduamaro

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/07/2020 - 14:35h

clodoaldops escreveu:

-tentou rodar pendrive de uma distribuição mais "avançada" c/ mais novidades como manjaro-20 e fedora-32?
-desktop-gamer meu filho rodou ubuntu e mint de boa mais tem um hardware "antigo"


O manjaro 20 eu já tinha testado, sem controle de brilho e o som não sai pelo fone de ouvido. Testei com a edição KDE.

Testei o fedora 32, ele iniciou normal também assim como o manjaro, e também tem os mesmos problemas de falta de controle de brilho, e também o som não saindo pelo fone de ouvido.


Tem alguma coisa que dê para fazer com relação ao som ?


  


14. Re: Ubuntu 20.04 não inicia em samsung odyssey [RESOLVIDO]

Eduardo Avila
Eduamaro

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/07/2020 - 12:18h

Atualização pessoal.

Testei o Pop!_Os, ele iniciou sem necessitar de nenhuma flag extra, reconheceu todos os núcleos, placa de vídeo e resolução normal, touchpad funcional. Só teve o mesmo problema do manjaro e do fedora, que o som não funciona no fone e o brilho da tela também não muda.

Vou tentar descobrir qual o modelo do meu chip de áudio para saber se de repente não tem alguma versão proprietária ou algum fix pra ele.


15. mesma barca

Joelson Estevão Junior
joernal

(usa Outra)

Enviado em 04/10/2020 - 01:01h

Rapaz, estou em um cenário bem parecido aqui. A única diferença (creio eu), é que estou tentando instalar a distro, ao invés de rodar live.

A melhor gambiarra que consegui fazer ( e que não funciona todas as vezes) foi com o Linuxmint. Eu iniciei o pendrive em modo de compatibilidade, fiz a instalação, com o auxílio de um mouse externo (touch pad ficou morto), e terminei tudo de boa.

Na hora de inicializar, tive que selecionar modo de recuperação, que está dentro de "opções avançadas de inicialização". Até chegar no menu de recuperação, dá para ver que ele carrega praticamente tudo, menos os drivers de video, pois ele opta pela renderização via software. Quando abriu o menu de recuperação de sistema, eu fui na primeira opção, "continuar a inicialização" (ou algo do tipo). Dali fui enviado direto à tela de login.

Uma vez dentro do sistema, eu tentei habilitar os drivers proprietários, mas não foi de forma alguma. Então tive de fazer "apt update" , seguido de "apt upgrade", reiniciar a máquinha, fazer toda aquela "mandinga" para chegar ao Desktop, e mais uma vez mandar ativar os drivers proprietários, que dessa vez foram super de boa.

Após isso, reiniciei a máquina, e funcionou tudo normal.
Sei que não é uma solução, mas ao menos adianta a vida de alguém com os mesmos problemas.

Só para constar eu testei esse "procedimento" com o Kubuntu, KDE Neon, Ubuntu, e Linux mint. Sendo que funcionou apenas com o mint.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts