Criptografia em dual boot Win10 + Ubuntu (20.10 ou 20.04)

1. Criptografia em dual boot Win10 + Ubuntu (20.10 ou 20.04)

RILLIAN DIELLO LUCAS PIRES
rillian

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/01/2021 - 00:59h

Boa noite, recebi um computador da empresa a qual presto serviço em que preciso ter um dual boot Win10 + Ubuntu (20.10 ou 20.04), sendo que o computador veio com a instalação Win10. Realizei o processo de reduzir o volume do Win10 e criei um partição vazia na qual vou utilizar para instalar o Ubuntu, porém travei quanto a necessidade de criptografia, pois realizei o processo padrão, visto que sei que existe o processo de criptografia para a distro ubuntu, no momento da instalação. Selecionei a partição que estava em branco informei que ela seria criptografada: "volume físico a ser criptografado" e inseri as chaves de segurança. Nesse momento foi criada uma nova partição, e ao selecionar a partição para instalação está sendo retornado a seguinte mensagem:
Você selecionou o armazenamento do sistema de arquivos raiz em uma partição criptografa. Esse recurso requer uma partição /boot separada, na qual o kernel e o initrd possam ser armazenados.
Você deveria voltar e configurar uma partição /boot...

Meio que nesse ponto eu travei, eu vi em algumas paginas sobre criar uma partição para o / e outra para o /home, mas axei um pouco estranha. Da mesma forma que axo estranho, que eu pensei em criar um partição
dev mapper : /boot
dev : /


  


2. Re: Criptografia em dual boot Win10 + Ubuntu (20.10 ou 20.04)

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2021 - 09:49h

Isso acontece porque o bootloader do Linux não funciona em partições criptografadas, como é que você vai iniciar um sistema se o bootloader tá criptografado com todo o resto?

Faça o seguinte, apague a partição do Ubuntu e no processo de instalação crie duas partições, uma partição para o boot de uns 512MB mais ou menos e a outra partição você marca como partição a ser criptografada. O Ubuntu precisa ter uma partição sem criptografia para poder iniciar o sistema.



3. Re: Criptografia em dual boot Win10 + Ubuntu (20.10 ou 20.04)

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2021 - 09:59h

Já que é pra uma empresa, você pode querer botar um tema no grub pra dar um ar mais bacana também.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts