Você é a favor ou contra o uso do AdBlock [RESOLVIDO]

1. Você é a favor ou contra o uso do AdBlock [RESOLVIDO]

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 19/08/2007 - 14:15h

Pra quem não sabe, AdBlock é uma extensão do Firefox que bloqueia os famosos anúncios Google, principal fonte de renda dos editores de sites da internet.

Depois de ler essa matéria no Br-Linux.org achei interessante trazer o debate para o VOL:

http://br-linux.org/linux/site-prega-o-bloqueio-do-firefox-em-protesto-contra-extensao-adblock-plus

E aí, qual a opinião de vocês sobre o tema? Abaixo exponho a minha.

Um abraço.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 24/08/2007 - 21:19h

Achei interessante o que cada um falou, mas esqueceram de avaliar duas coisas.

1o - O Adblock não proibe nada automaticamente, ele é configurado de acordo com o gosto do usuário.

2o - Ele pode bloquear imagens indesejadas, propagandas irritantes etc, ainda assim deixando livre para apresentar as imagens desejadas, como o Adsense do Google.

Entendo a sacanagem que é ficar sem aproveitar a oportunidade de conseguir um $ a mais com propaganda, mas é exatamente para isso que ele existe. Odeio ficar vendo um monte de propaganda que não me interessa, só polui o visual e atrapalha a navegação, sem contar que é uma boa fonte de exploração para falhas de segurança, inclusive para sistemas linux!

Respeito a opnião de cada um, mas o problema não está no Adblock, mas sim no abuso indesejado de propaganda, alem disso, tirando sites de conteudo como o VOL, nenhum outro tipo de site que seja sério tem propaganda, basta checar sites das grandes como Intel, IBM, Dell etc.

Levando-se em consideração que a visita a sites de conteudo são de baixa procura (apesar de terem bastante acesso), perdendo de longe para sites como Orkut, Youtube, Fotolog etc a usabilidade do Adblock é essencial.

Acredito que as propagandas deveriam ser feitas de forma diferenciadas, através de seleção de acordo com o perfil de usuário, mas enquanto nenhum site (não conheço um ao menos) faça algo do tipo, o uso do Adblock será cada vez maior, tanto que para quem segue a lista de discussão do desenvolvimento do Firefox sabe que está cada vez maior a pressão para que as futuras versões do Firefox venham com o Adblock incorporados, como a barra de procura no site do google já o é no canto superior direito.

O uso do software livre só tem sentido quando temos a liberdade de escolha e é justamente isso que o Adblock nos permite, escolher o que desejamos aproveitar do conteudo disponibilizado e apenas isso.

3. AdBlock é injusto

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 19/08/2007 - 14:19h

Sou mantenedor do VOL e me achei na obrigação de expôr o ponto de vista do outro lado, a do editor de site, afinal um tema tem vários prós e contras e eles variam muito de um lado pro outro.

Sou contra o AdBlock, sabe por quê? Porque o Google Adsense é o tipo de marketing mais justo da internet, se apresenta de forma leve, não distorce o visual da página nem consome sua banda de internet como popups ou mega-banners.

Comparando com a analogia às emissoras de TV, mesmo que você mude de canal durante a propaganda ela estará recebendo o mesmo valor pelo espaço de anúncio do patrocinador, pois a medição de audiência se dá pela qtde de telespectadores durante o programa e não durante o comercia. A receita da emissora não se altera caso todos mudem de canal no intervalo. Já com o AdBlock você está reduzindo receita do dono do site, pois ela é gerada pelo produto quantidade de aparições x cliques.

Se um site que você curte lhe trás uma série de benefícios (diversão, conhecimento, auto-ajuda, integração com outras pessoas de interesse em comum), porque não aturar uns poucos bytes a mais no canto de sua tela para retribuir com o benefício que lhe é proporcionado? E além do mais, por se tratar de anúncio contextual, há boa chance de um anúncio do AdSense te interessar, pois geralmente ele aponta para um site relacionado com o tópico de sua leitura.

Me desculpe a franqueza, mas apologia ao AdBlock é coisa pra quem tem espírito de porco, típico "venha a mim o vosso reino". Isso vai completamente na contra-mão do espírito do software livre, que é o da colaboração mútua. Garanto que o Augusto e todos os outros editores de websites que dependem do AdSense e que gastam algumas horas por dia produzindo conteúdo pra VOCÊ compartilham dessa mesma opinião.

É claro que sou contra a forma como o site citado na notícia se comporta, isso é ser extremista e ditador, mas que há uma ponta de justificativa para seu "ódio", isso há :)

Enfim, se pelo menos 1 usuário assíduo de AdBlock abraçar essa opinião já fico feliz.

Um abraço.


4. Re: Você é a favor ou contra o uso do AdBlock [RESOLVIDO]

Lemuel Roberto
lemuelroberto

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/08/2007 - 15:46h

Pra começar ainda não sou responsável por nenhum site. Mas se fosse não gostaria de um bloqueador da sustentabilidade do meu site. Agora como usuário eu acho ele péssimo pois bloqueia as minhas possibilidades de ver promoções e ate mesmo sites interessantes que no futuro eu venha frequentar.



5. pobrenet

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 19/08/2007 - 16:25h

realmente, para quem tem 'pobrenet', como dito acima, é complicado. mas a maioria dos usuários não usa 'pobrenet'. além do mais, é claramente um tiro no pé, pois os sites que frequentemente visitamos podem ir para o espaço sem essa verba. para mim, é um comportamento contraditório: justamente os sites q mais visitamos, dependendo do caso, até 'dependemos', ficam sem sustentabilidade financeira por nossa própria conta.


6. Re: Você é a favor ou contra o uso do AdBlock [RESOLVIDO]

Adriano Alves da Costa
adrianoturbo

(usa Debian)

Enviado em 24/08/2007 - 20:34h

Cara pra dizer a verdade sou contra esses tipos de restrições ,mesmo porque é uma fonte de renda,já imaginou os clubes de futebol Brasileiro sem o patrocínio na camisa?O mesmo se aplica a esse assunto .


7. Re: Você é a favor ou contra o uso do AdBlock [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/08/2007 - 23:42h

eu uso o ad-block dependendo do site no vol eu não estou utilizando ele mas em site como o turboupload eu não perdoou, principalmente naqueles banners chatos com som, de joguinhos bestas etc.


8. É relativo.

Fagner Amaral de Souza Candido
f_Candido

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/08/2007 - 23:52h

Cada caso é um caso. Então, cabe ao usuário adaptar ao seu caso.
Eu não uso, mas...
Abraço a todos


9. concordo...

Gabriel Gomes de Almeida
galmeida07

(usa Debian)

Enviado em 06/09/2007 - 15:27h

concordo com o f_candido, eu utilizo em alguns sites, (aqueles cheios de propaganda que enchem o saco... XP mas também não é legal sair bloqueando tudo por aí...tem gente q demorou pra fazer aquilo q está sendo bloqueado...creio q depende...

abraços


10. Sou contra

André Lima
andrelimatt

(usa Slackware)

Enviado em 07/11/2008 - 08:59h

Eu sou contra o uso do adBlock.

Concordo com o pessoal que alguns sites são poluidos demais, mas eu acho justa a remuneração das pessoas que matem um site/blog com conteudo util para você.
Acho que todos necessitam desses recursos para manterem um bom site no ar sem terem prejuizos.


11. Re: Você é a favor ou contra o uso do AdBlock [RESOLVIDO]

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 07/11/2008 - 09:17h

Tópico antigo. Mas vale lembrar que se não fosse pelo AdSense provavelmente o VOL não teria sobrevivido.


12. Sou a favor do AdBlock

José Mário
miura 787

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/11/2008 - 10:33h

Bom dia pessoal!

Acho que como tudo o que defendemos no mundo open source, o AdBlock dá ao "usuário" o direito e a liberdade de escolha. O direito de escolha do seu sistema operacional, o direito de escolha do seu browser, o direito de escolha dos seus aplicativos, ambiente de desenvolvimento e etc... não é o que defendemos?
Acredito que para tudo que for desenvolvido o usuário deve ser sempre o foco, atender o desejo e expectativas do usuário é o que vai determinar se a coisa será um sucesso ou um fracasso.
Um usuário que configura o AdBlock para bloquear determinado conteúdo, não é e nunca será interessado no mesmo, ele já não observa o que está escrito ou exibido por que é um conteúdo que o irrita.
A resposta para este cliente é a mudança de estratégia na forma de exibir estes anúncios irritantes de forma que os mesmos possam coexistir sem atrapalhar o que realmente interessa.
Quem aqui do VOL nunca chingou um popup que teima em aparecer na frente do conteúdo que realmente te interessa, ou aquelas janelinhas que vc nunca encontra o ([X]Fechar) de tão poluída e mal intencionada ela é?

Me desculpem os proprietários de sites que sobrevivem deste tipo de mídia, mas acredito que se a mídia não atrapalha, ela sobrevive, mas se irrita ela já não existe.
Antes tínhamos somente os bloqueadores de popup (que todo mundo bloqueia), agora temos o AdBlock e cada um vai utilizar de acordo com a sua liberdade e direito de escolha, e é somente isso que importa.

Um abraço à todos!
Miura 787






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts