Direcionamentos para porta 80

1. Direcionamentos para porta 80

Tiago Jeucken
tiagobomba7

(usa Debian)

Enviado em 19/11/2014 - 14:42h

Boa tarde,

Trabalho a algum tempo com a distribuição Debian, fazendo controle de acesso a internet com Squid/iptables, onde resumindo somos gatway de algumas redes corporativas e direcionamos uma pagina de autenticação sempre que há solicitações de acesso em nossa rede.

Esta uma explicação simplificada do nosso processo. Minha dúvida é se através do iptables ou squid, posso fixar uma barra de menu nos browsers a cara pesquisa feita pelo usuário?

Ou seja a cada pesquisa efetuada na web eu direciona essa pesquisa para o meu servidor e devolvo a pesquisa para o usuário com uma barra em html no browser.

Gostaria de saber se alguém já fez isso e se é feito dessa forma, pois já esse recurso em concorrente e achei bem útil para a minha aplicação.

Agradeço aos que puderem contribuir.


  


2. Re: Direcionamentos para porta 80

7#3 ^/3\\/\\/ |=02 3\\/32
1424M414

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/11/2014 - 20:51h

Talvez não exista nenhuma forma "elegante" de fazer isso utilizando apenas o squid/iptables. O que mais perto disso que consigo pensar, é que você pode criar regras de negação e retornar uma página que servirá de wrapper para a página que realmente o cliente deseja acessar. As regras te retornam muitas informações úteis, como cliente, página requisitada, negação gerada... mas essas informações deveriam ser utilizadas para informar um erro, por isso não considero uma forma elegante de se fazer, mas desconheço qualquer outra.

Você pode visualizar o que estou falando em vários sistemas de captive portal que oferecem serviços de login através do browser, principalmente aqueles que oferecem algum tipo de serviço a parte do login, como sub-páginas e/ou sub-domínios acessíveis antes da validação do cliente.

Um esboço de funcionamento seria:

1) O cliente envia uma requisição ao servidor
2) O servidor está em processo de negação (internamente)
3) Com isso você obtem informações do cliente e da página requisitada
4) Se o cliente está validado, as informações úteis podem ser repassadas ao wrapper alvo
5) O servidor mostra esse wrapper ao cliente, que já teria o código da barra que deseja, junto com a página que o cliente quer acessar.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts