Slackware não é bom para games por ter software velho?

1. Slackware não é bom para games por ter software velho?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 22/06/2018 - 14:45h

E ai pessoal beleza?

Bom pessoa, recentemente voltei a usar GNU/Linux, e estou no momento usando o Slackware. Hoje, um pouco mais experiente, e sem a agonia de outrora, vejo que o Slackware é uma opção bem legal, com uma boa comunidade e uma estabilidade boa devido a seu foco em updates de segurança, gosto do conservadorismo na distro.

Entretanto, recentemente, após não conseguir rodar na RUST na Steam, em um grupo de Telegram no Linux, um indivíduo criticou o uso de Slackware para games, e ele é quem nós conhecemos por Patola. Patola até que no inicio disse que estava pensando em me xingar, e eu quase lamentei, pois até então eu estava achando Patola um cara gentil e não um flamer, entretanto, no final, tudo correu bem, e o Patola, creio que vendo que eu não era do tipo de arrumar briga, e sim do tipo que leva suas próprias dúvidas a sério, foi muito gentil comigo, o que me gerou uma impressão positiva.

Bom, mas vamos lá: todos os outros jogos da Steam estão rodando, o problema foi só com RUST, e com uma pesquisa no fórum da Steam, e em meio a ajudas do Patola, descobri que aparentemente problemas constantes andam ocorrendo com esse jogo após updates em várias distros! (Gentoo, Antergos, Debian 9 e creio que até mesmo o Ubuntu), ou seja, ao menos nesse caso em específico, a culpa não foi do Slackware.

Entretanto, como eu disse, o Patola foi gente boa comigo, e pedi que ele me explicasse o porque da opinião dele do Slackware não ser bom para jogos. Ele mencionou então o fato da distribuição ser velha e ter bibliotecas velhas. É daí que vem minha pergunta: o que vocês pensam sobre isso? A minha opinião antes pacificada sobre o assunto era que todas as distro seriam boas para rodar jogos mas as Debian-based iriam trazer mais facilidades.

O quanto bibliotecas velhas interferem no desempenho de um jogo? O quanto um kernel antigo interfere no desempenho de um jogo? O quanto o fato de o kernel de meu sistema ter sido compilado com uma versão antiga do GCC interfere no desempenho de um driver que pede uma versão mais nova? O quanto o fato de eu não usar Ubuntu ou Debian pode interferir em algum processo de compatibilidade?

Taí, gostaria de que tirássemos essas dúvidas!

Obs 1: Pessoal, por favor não vamos transformar isso aqui numa flame war, a dúvida que eu tenho é real, e seria uma pena se esse tópico tivesse que ser apagado por algum moderador por conta de uma flamewar, e saibam desde já que no VOL isso pode acontecer.

Obs 2: Embora o assunto envolva um debate sobre distro, eu prefiro que não seja SOMENTE isso a ser abordado, eu prefiro que possamos discutir sobre Linux e jogos.

Obs: 3: Por favor mantenham a pertinência temática. Por exemplo, todos nós sabemos que Windows é superior a jogos em Linux, não é isso aqui a questão, a questão aqui é para quem quer jogar no Linux, então vamos evitar de tentar resolver o problema meramente com frases de efeito.

Obs 4: Eu sou um cara de humanas, bem ignorante da área tecnológica, então peço-lhes o seguinte favor: expliquem o que vocês disserem.

Obrigado pela atenção pessoal!


  


2. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Atel Batista
telbatista

(usa Slackware)

Enviado em 22/06/2018 - 15:10h

Boa tarde! Na boa se tu quer jogar faz um dual boot ou instala uma distro apropriada para jogos.


3. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 22/06/2018 - 15:22h

Claro que é sempre bom ter software novo quando se refere a desempenho gráfico mas nem sempre é melhor e isso é uma coisa que atinge até o próprio Windows, por vezes um driver "velho" vai extrair um desempenho melhor que o novo em algum jogo específico mas em nada vai afetar 99% da tua biblioteca.



4. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 22/06/2018 - 16:01h

Ola,

"O quanto um kernel antigo interfere no desempenho de um jogo?"

Segundo wikipedia, a versão do Kernel de algumas distros conhecidas:

- CentOS 7.5-1804: 3.10
- OpenSuse 42.3: 4.4
- Ubuntu 16.04 LTS: 4.4
- Slackware 14.2: 4.4
- Mageia 6: 4.9
- Debian 9: 4.9
- OpenSuse 15: 4.12
- Fedora 27: 4.13
- Ubuntu 18.04 LTS: 4.15
- Fedora 28: 4.16
- Arch Linux (2018.06.01): 4.16

Quão velho? 2 anos?






5. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 22/06/2018 - 16:02h

StanislausK escreveu:

Quão velho? 2 anos?



Isso, pode ser.


6. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 22/06/2018 - 16:05h

Salve @RLFontan.

Resumidamente.

Essa questão depende basicamente dos desenvolvedores dos jogos , na maioria das vezes os jogos trazem tudo embutido.

Também o suporte ao OpenGL , Vulkan , etc ...

Também o suporte a placas de vídeo Nvidia , AMD . E gpu integradas Intel , AMD.

Geralmente os desenvolvedores dos jogos dão suporte ao Ubuntu/SteamOS. Se não estiver usando os sistemas que acabo de citar quando criar um ticket sobre algum bug , receberá na maioria das vezes a mesma mensagem ( não oferecemos suporte para sua distribuição ) .

O Steam nativo roda em cima do ecossistema do Ubuntu, só verificar "~/.local/share/Steam/" ( esse é o local aqui na minha máquina ).

Os bugs dos jogos nativos afetam a maioria das distribuições da mesma forma.

Aqui rodo tranquilamente jogos nativos e alguns jogos nativo do janelas via steam-wine ( para testes somente ).

Tem que ficar atento aos requisitos de hardware dos jogos independente da distribuição/sistema-operacional.

Vai ter hater para qualquer coisa hoje em dia. ( cada um com seus motivos )

- Slackware, Gentoo/Funtoo , BSD, janelas , etc ...
- sony vs microsoft
- ps4 vs xbox one
- mario vs sonic
- pes vs fifa
- dota vs lol
- marvel vs dc
- etc ...

O que se deve fazer é assimilar críticas construtivas e ignorar o que julgar desnecessário. Esse tipo de discussão vira um loop infinito , pois todos acham que estão certos.

Obrigado pela atenção, salve!!!


7. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 22/06/2018 - 16:05h

pylm escreveu:

Claro que é sempre bom ter software novo quando se refere a desempenho gráfico mas nem sempre é melhor e isso é uma coisa que atinge até o próprio Windows, por vezes um driver "velho" vai extrair um desempenho melhor que o novo em algum jogo específico mas em nada vai afetar 99% da tua biblioteca.


- Driver por exemplo pra mim não faz a menor diferença, muito pelo contrário, no Slackware eu faço tudo manualmente e consigo ter maior controle dos drivers que uso com maior facilidade.

- Você disse que 99% da biblioteca não iria afetar, poderia me dizer de que se trata esses 1%? Esses 1% afetaria muito ou pouco ( porque se for algo tão ínfimo assim basta trocar!)

- E sobre a questão do Kernel, tu manja algo?

Abs!


8. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 22/06/2018 - 16:08h

zezaocapoeira escreveu:

Salve @RLFontan.

Resumidamente.

Essa questão depende basicamente dos desenvolvedores dos jogos , na maioria das vezes os jogos trazem tudo embutido.

Também o suporte ao OpenGL , Vulkan , etc ...

Também o suporte a placas de vídeo Nvidia , AMD . E gpu integradas Intel , AMD.

Geralmente os desenvolvedores dos jogos dão suporte ao Ubuntu/SteamOS. Se não estiver usando os sistemas que acabo de citar quando criar um ticket sobre algum bug , receberá na maioria das vezes a mesma mensagem ( não oferecemos suporte para sua distribuição ) .

O Steam nativo roda em cima do ecossistema do Ubuntu, só verificar "~/.local/share/Steam/" ( esse é o local aqui na minha máquina ).

Os bugs dos jogos nativos afentam a maioria das distribuições da mesma forma.

Aqui rodo tranquilamente jogos nativos e alguns jogos nativo do janelas via steam-wine ( para testes somente ).

Tem que ficar atento aos requisitos de hardware dos jogos independente da distribuição/sistema-operacional.

Vai ter hater para qualquer coisa hoje em dia. ( cada um com seus motivos )

- Slackware, Gentoo/Funtoo , BSD, janelas , etc ...
- sony vs microsoft
- ps4 vs xbox one
- mario vs sonic
- pes vs fifa
- dota vs lol
- marvel vs dc
- etc ...

O que se deve fazer é assimilar críticas construtivas e ignorar o que julgar desnecessário. Esse tipo de discussão vira um loop infinito, pois todos acham que estão certos.

Obrigado pela atenção, salve!!!


Valeu Zezao, que bom que você comentou. você é um dos cara que eu queria ver falar sobre isso!

Mano, essa coisa do suporte nativo ser para SteamOS e Ubuntu, será que realmente faz alguma diferença? Aqui no Slackware tem funcionado tudo normalmente! Já aconteceu de você ficar na mão enquanto usuários de Ubuntu estavam jogando numa boa, e se aconteceu, foram muitas as vezes?



9. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Cabreuvas
Cabreuvas

(usa Debian)

Enviado em 22/06/2018 - 16:20h

 software velho != software ruim 



10. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 22/06/2018 - 16:29h

RLFontan escreveu:

zezaocapoeira escreveu:

Salve @RLFontan.

Resumidamente.

Essa questão depende basicamente dos desenvolvedores dos jogos , na maioria das vezes os jogos trazem tudo embutido.

Também o suporte ao OpenGL , Vulkan , etc ...

Também o suporte a placas de vídeo Nvidia , AMD . E gpu integradas Intel , AMD.

Geralmente os desenvolvedores dos jogos dão suporte ao Ubuntu/SteamOS. Se não estiver usando os sistemas que acabo de citar quando criar um ticket sobre algum bug , receberá na maioria das vezes a mesma mensagem ( não oferecemos suporte para sua distribuição ) .

O Steam nativo roda em cima do ecossistema do Ubuntu, só verificar "~/.local/share/Steam/" ( esse é o local aqui na minha máquina ).

Os bugs dos jogos nativos afetam a maioria das distribuições da mesma forma.

Aqui rodo tranquilamente jogos nativos e alguns jogos nativo do janelas via steam-wine ( para testes somente ).

Tem que ficar atento aos requisitos de hardware dos jogos independente da distribuição/sistema-operacional.

Vai ter hater para qualquer coisa hoje em dia. ( cada um com seus motivos )

- Slackware, Gentoo/Funtoo , BSD, janelas , etc ...
- sony vs microsoft
- ps4 vs xbox one
- mario vs sonic
- pes vs fifa
- dota vs lol
- marvel vs dc
- etc ...

O que se deve fazer é assimilar críticas construtivas e ignorar o que julgar desnecessário. Esse tipo de discussão vira um loop infinito , pois todos acham que estão certos.

Obrigado pela atenção, salve!!!


Valeu Zezao, que bom que você comentou. você é um dos cara que eu queria ver falar sobre isso!

Mano, essa coisa do suporte nativo ser para SteamOS e Ubuntu, será que realmente faz alguma diferença? Aqui no Slackware tem funcionado tudo normalmente! Já aconteceu de você ficar na mão enquanto usuários de Ubuntu estavam jogando numa boa, e se aconteceu, foram muitas as vezes?


Salve mano.

Essa questão do Ubuntu , é apenas a base padrão para os desenvolvedores trabalharem.

Até o momento não.

Essa minha instalação do Slackware tem mais de um ano nesse hd novo ( outro que tinha pifou ).

Tenho testado muitas coisas, atualmente migrei minha partição de armazenamento-geral ( jogos , multimidia, documentos , projetos, etc ...) para ZFS . Com intuito de acompanhar a longo prazo como esse sistema de arquivos vai se comportar no dia a dia ( carga de trabalho, queda de energia , temperatura , etc ... )

Obrigado pela atenção, salve!!!


11. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 22/06/2018 - 16:40h

Na verdade, o que tenho observado, é que quanto mais novo o software, mais inchado ele fica, para agregar novas funções. Por isso existe controle de versões. E quanto mais inchado, menos performático.A grande maioria dos softwares têm essa tendência de crescer em tamanho perdendo performance.
Agora se ele disser que algum software muito novo não vai ser executado devido à uma versão mínima de alguma dependência, e a versão existente no Slack é antiga, eu até acredito. Um hardware muito novo também pode não ser suportado pelo kernel 4.4. O resto é FUD.

Uma exceção que tenho visto é o KDE, que vem melhorando em performance a cada versão.

Recentemente consegui instalar um plasma-desktop(5.12.5) mínimo no Gentoo stable, subindo com 250MB.


12. Re: Slackware não é bom para games por ter software velho?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/06/2018 - 19:17h

Na minha experiência com Slackware + Steam, não notei diferenças (precisas) de ganho/perda de desempenho em comparação com distribuições mais populares, como o Ubuntu.

Mas de forma geral, um ponto importante é que com o Slackware você consegue manter a versão mais recente dos drivers da NVIDIA no sistema (através do SlackBuild ou baixando o .bin no site) - devido a flexibilidade do gerenciador de pacotes - e com isso você aproveita as otimizações e melhorias do driver proprietário. Combine isso com a facilidade de se atualizar o kernel e você terá muitos ganhos. Então, IMHO, o Slackware é tão bom para jogos quanto qualquer outra distribuição.

Já no Debian e suas derivadas (Ubuntu), o pacote nvidia-driver está associado a diversos outros pacotes do sistema, e atualizá-lo por conta não é uma tarefa fácil. Por isso o mais seguro nas Debian-like é se manter na versão do repositório.

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