Configurar um Servidor para Hospedar Sites.

13. Re: Configurar um Servidor para Hospedar Sites.

Marco Antonio Araujo
hacktheplanet

(usa Outra)

Enviado em 29/12/2014 - 02:13h

Cara você precisa ter pelo menos um conhecimento intermediário em servidores linux para começar a caminhar.

Sugiro virtualizar as máquinas a fim de separar os serviços, e para isso, precisa de um hardware robusto, de preferência um servidor dedicado. Dá pra fazer isso em um ambiente doméstico, como você quer fazer, mas tenha um equipamento que preste, processador de última geração, pelo menos uns 32 GB de RAM, placa-mãe profissional e uma fonte de alimentação profissional, um no-break também no mínimo duas placas de rede, uma para o link outra para acesso interno. Não economize com equipamentos de alimentação. Lembre-se que você não tem um ambiente climatizado, alimentação redundante, tampouco servidores dedicados, então a possibilidade de falha ou queima de um equipamento desse é considerável. Deverá ter uma reserva financeira destinada a reposição de peças. Outra coisa fundamental é que você tenha total acesso ao MODEM do provedor de internet. Você terá que fazer redirecionamentos manuais ou colocá-lo em modo Bridge. Sugiro que você adquira um equipamento profissional e configure os parâmetros da provedora de internet nele.


A primeira coisa a fazer é colocar o seu link atrás de um firewall e liberar as portas que vão escutar os serviços que você quer disponibilizar, por exemplo: 80,443. Não vá me fazer como muitos servidores de hospedagem caseiros por aí fazem, jogam os serviços todos em cima do link o que é um convite para ataques, além de deixar muitos serviços rodando sobre a mesma placa de rede. Feito isso é preciso fazer o redirecionamento dos serviços que escutarão o link para o servidores de uma rede interna em separado. Isso requer pelo menos um conhecimento básico em firewall. É fácil fazer isso com iptables, mas desde que tenha familiaridade com redes.

Um plano de backup, mesmo que seja manual.


Além disso, você precisa ter conhecimento nos seguintes servidores:

Apache, Tomcat: Para o servidor HTTP

MYSQL, POSTGRESQL ou similiar: Se seu site precisar acessar algum ambiente autenticado, por exemplo.

BIND: Se quiser utilizar um serviço de DNS próprio para o seu site


POSTFIX: Se quiser registrar um dominio de e-mail para o seu site


Acho que é mais ou menos isso. Isso é o básico, resumindo, vale mais a pena pagar pelo serviço, por isso todo mundo paga. A única vantagem de montar essa estrutura é o aprendizado. Se deseja convergir para um sistema profissional e futuramente começar a oferecer o serviço, a conversa fica mais interessante. Boa sorte.


  


14. Re: Configurar um Servidor para Hospedar Sites.

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 29/12/2014 - 03:20h

O Viva o Linux é hospedado pelo provedor HostGator ( http://www.hostgator.com.br ), estamos com eles há pelo menos 5 anos e nunca tivemos problemas. Ou melhor, uma vez o disco rídigo do servidor deu pane e no mesmo dia trocaram. Recomendo fortemente, e se quiser te passo contato de pessoas lá de dentro, que poderão te dar um tratamento mais informal.

Um abraço.



15. Re: Configurar um Servidor para Hospedar Sites.

Andre Ribeiro da Costa
andr3ribeiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/01/2015 - 09:59h


Respondi exatamente isso em um outro tópico, mas vou copiar aqui pra ficar documentado:





Você pode fazer um servidor de WebHosting em casa com um PC, Notebook ou até mesmo com aquelas placas de desenvolvimento como a Raspberry Pi, porém, muitos pontos devem ser considerados numa decisão dessas.

O hardware
Não recomendo que você faça seu datacenter no computador da sala. Uma maquina com essa responsabilidade precisa ter estabilidade e segurança. Alguns dos seus sites terão diversos recursos e o servidor terá de ter capacidade para processá-los, todos ao mesmo tempo.
Também não vale a pena usar os equipamentos caseiros. Uma memoria de um PC parado pode ser a ruína pra um servidor que precisa de disponibilidade. Então, tenha um hardware confiável e uma capacidade de processamento a altura, mas sempre com possibilidade de um upgrade sem "dor de cabeças", como a formatação.

O Roteador
Vale a pena você ter um roteador seu, com pleno controle. Já que é uma solução caseira, um Mikrotik de R$300 no varejo vai dar conta do recado e ainda suportar upgrades (por exemplo, caso sua brincadeira fique grande e você passe a ter dois fornecedores de link). Se você não está rodando nenhum conteúdo ilegal ou que atraia ataques, você não precisará comprar um roteador que custe um carro popular.
Este roteador também pode ser um linux com as funções configuradas.

O No-Break
O sistema de backup de energia deve ser eficiente tanto quanto o resto da estrutura. Um no-break com bateria adicional é uma boa opção para o caso de uma delas apresentar falhas. Também é bom fazer testes para saber quanto tempo ele realmente te dá de energia até que a rede principal volte.

O Software
Apache e Nginx são os mais conhecidos e usados para o servidor web. Eles rodam quase todas os recursos que um site necessita. Mas devemos também estar preparados para outros recursos, como Banco de Dados e o Java.
Para a Hospedagem, existe o cPanel, que é muito usado em empresas de hospedagens caseiras e de grande porte, como a Hostgator por exemplo, que hospeda o VOL.
Para a administração de contas, existe o WHMCS, um sistema de gestão de clientes, administração financeira e prestação de suporte, com integração a diversos painéis de controle, e utilizado em empresas de web hosting. Nele você tem Cobrança automática, Área do cliente, Relatórios estatísticos e contabilidade, Integração WHM / cPanel, Integração com órgão de registros de domínios, Sistema de tickets, Administração financeira automática e muito mais.
Seu servidor também tem que estar preparado para outros recursos, como FTP e Contas Emails e outros.

O link
Não tem como seu link de internet ser os contratados para residencia. eles tem uma taxa de upload baixa, ou oscilante, que será um ponto negativo na hora de seu cliente enviar os arquivos do site dele pro seu servidor. Você precisa de um link dedicado com uma boa velocidade e IPs públicos pra dar conta do recado. Veja nos planos de outras empresas onde tem a opção Tráfego: 500MB ou Tráfego: 1000MB e assim vai. Essas empresas estipulam o trafego para garantir que o link dará conta de ter todos os sites sendo acessados ao mesmo tempo. E também uma forma de ganhar mais dinheiro, rsrs..

O Desastre
Pra se ter um serviço de confiança precisamos pensar em: O pode acontecer para parar o meu negócio? Um incêndio? Uma inundação? Um Hd danificado? Uma memória Queimada?/? Na verdade, tudo isso!!
Mesmo que seu equipamento seja o melhor do mercado, sempre tenha em mente que ele não é perfeito e a prova de falhas, seu cliente pagará pelo site no ar, e é isso que você deve garantir a ele. Grandes empresas de hospedagem tem backup de tudo... Software, Hardware e Energia. Isso pode não ser sua preocupação agora, mas tenha isso em mente.

O Resfriamento
Depende da capacidade de refrigeração dos gabinetes dos servidores, do uso deles (muito uso de I/O e CPU aumentam a temperatura), a temperatura ambiente, a média anual de temperatura da sua cidade etc. Se você for usar hardware de desktop/varejo em vez de um servidor de grife, vale a pena arriscar: instale ferramentas de monitoramento de temperatura e acompanhe diariamente.

Tudo isso pode ser desconsiderado por você, mas pense nessas dicas com carinho se quiser que seu servidor caseiro se transforme em uma empresa rentável e que te sustente!

Se tiver mais duvidas sobre o negócio, poste aqui pra gente ajudar!







Acho que agora vou montar um desses pra mim!!


16. Servidor subiu?

luciano
rucianonunes

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/07/2015 - 22:18h

e ai Galera? Subiu esse servidor? Ainda estão a procura de ajuda? Estou no mesmo barco. Desde que o dolar explodiu estou pingando de mês em mês com meus hospedados, mas já cansei de fazer transições de hospedagens diversas.
E o pior é que agora os brasileiros estão equiparando os preços aos do exterior e não há quem suporte tantos custos altos.

Me avisem se resolverem, quem sabe migro meus clientes pra vocês. me mandem dm no face se possivel luciano VN valeu
Valeu




17. Configurar um Servidor para Hospedar Sites.

Rogerio Barreto
rogeriobarreto

(usa Debian)

Enviado em 05/06/2016 - 21:46h

Olá amigo acredito que somos dois descontentes da vida quando o assunto é hospedagens de sites,
primeiro você tem que levar em consideração se o maior numero de trafego vem do Brasil ou do exterior,
estou levando em consideração que venha do Brasil o mair trafego pro seu site, eu também estou estudando a possibilidade de criar meu próprio servidor, mas vou logo te falando que você gastara em media uns 10,000 reais se quiser montar algo bom para começar no meu caso quero criar um verdadeiro arsenal simplesmente para hospedar meus próprios sites sou novo no assunto e estou estudando meses a fio, não deixe ninguém te desanimar, mas acredito que antes você deve dar uma olhada na redehost nos planos dedicados em nuvem se mesmo assim não for bom para você então desista de contratar um host e crie o seu provedor particular, no meu caso a unica saída é criar meu próprio servidor, mas pense bem pois não sera nada fácil só traga clientes pro ser próprio servidor depois que você resolver todos os problemas de segurança. e não abra mão de ter um gerador de energia .



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts