Problemas com o dual boot

1. Problemas com o dual boot

Pedro Henrique Nogueira da Silva Santos
Phnss

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/09/2020 - 14:33h

Possuo um problema para efetuar o dual boot devido a um erro que cometi antigamente em relação ao dual boot anterio. Aconteceu o seguinte, por falta de conhecimento sem querer desinstalei o python3 da distribuição Ubuntu 20.04 Lts, e por conseguinte corrompeu ela ficando impossobilitado de usa-la. Porém, no Grup continua aparecendo o Ubuntu o qual tive o problema, assim pensei que ao remover/apagar a partição a qual estava armazeno pelo sistema de partiçâo do windows, resolveria o problema. Mas infelizmente não funcionou e o grub parou de funcionar, tive que mudar o Boot Sequence para que comece pelo windows o SO que esta funcionando. Gostaria de uma ajuda para resolver esse impasse que estou enfrentando para que possa voltar a usar o Linux de novo na minha máquina.
Quando entro no Boot Sequence apare o Ubuntu lá e o Windows apenas, apenas essas duas opçôes, existe um opção lá que permite adicionar um Boot opcion acessando, pelo que eu vi, o pendrive manualmente, porém não possuo conhecimento para saber qual o arquivo acessar lá para que funcione.


  


2. Re: Problemas com o dual boot

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/09/2020 - 15:28h

-desative/secure/boot >> rode/pendrive/linux



3. Re: Problemas com o dual boot

Pedro Henrique Nogueira da Silva Santos
Phnss

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/09/2020 - 16:08h

clodoaldops escreveu:

-desative/secure/boot >> rode/pendrive/linux

O secure Boot ja esta desativado devido que ja fiz um dual boot antes na máquina.



4. Re: Problemas com o dual boot

josinaldo
-josinaldo-

(usa KUbuntu)

Enviado em 14/09/2020 - 17:29h

Phnss escreveu:
Porém, no Grup continua aparecendo o Ubuntu o qual tive o problema, assim pensei que ao remover/apagar a partição a qual estava armazeno pelo sistema de partiçâo do windows, resolveria o problema. Mas infelizmente não funcionou e o grub parou de funcionar, tive que mudar o Boot Sequence para que comece pelo windows o SO que esta funcionando.
]

Quando você instalou o Ubuntu ele joga uma pasta com um arquivo com extensão .efi na partição EFI criada pelo Windows (esse foi o que instalou primeiro), o software que gerencia BIOS/EFi do seu computador que faz o sistema iniciar por esse arquivo, depois entre em cena o grub, este ja instalado no partição do Linux.
Se excluir a partição do Linux, a pasta criada juntamente com o arquivo e uma configuração que fica no setor mestre de inicialização (não na partição) vai continuar lá. É possível excluir essa pasta pelo Windows montando a partição EFI pelo CMD, e também o entrada no setup com o EasyUEFI.

Veja essa vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=uR-Mjp-1B6k (excluir pasta "ubuntu")

Programa EasyUEFI com Trial de 15 dias:
https://www.easyuefi.com/

anexei uma imagem que peguei no google com as entradas do setor mestre de inicialização de um PC por aew..., veja que não tem ubuntu.

repare que tem duas colunas dividida por vários ícones, use o botão com o traço vermelho para excluir o ubuntu. NÃO REMOVA OUTRAS OPÇÕES, ISSO PODE ATE INUTILIZAR SEU PC/NOT






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts