Como validar a performance de um Servidor ?

1. Como validar a performance de um Servidor ?

Leonardo Macedo Cerqueira
cromado

(usa Debian)

Enviado em 16/03/2009 - 15:09h

Caros,

Estou recebendo inúmeras reclamações , que alguns servidores , de onde trabalho está apresentando lentidão , as reclamações mais constantes são de demora de respostas aos comandos , e a transferência de arquivos estão lenta.
Quanto a demora de rerspostas aos comandos , acho que seria relativo a utilização da máquina (CPU , MEMORIA , Escrita em disco) , e a demora de transferência seria lentidão na rede correto?

Pois bem , alguem tem um roteiro , uma forma de fazer um check list , e validar se um servidor está funcionando direitinho , sem lentidão , perdas de pacotes e etc? resumindo , preciso de alguns comandos para fazer uma checagem num servidor.

Se alguem puder me ajudar , agradeço muito.


  


2. ae

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 16/03/2009 - 19:38h

Algumas dicas:

Nem sempre lentidão na transferência é questão de rede (embora seja na maior parte dos casos). As vezes pode ser que a maquina esteja com muitos processos, muito consumo de memória, muito uso de disco, cpu, etc, e isto reflita na transferência de arquivos.

Eu não sou especialista em administração de servidores (somente administro servidores de desenvolvimento), e portanto não lido com grandes volumes, portanto não sei se há esta formula ai... mas algumas dicas que eu utilizo e pode lhe ser util são:

- Quando reclamarem de lentidão, monitorar:
- o uso de cpu
- o uso de memória e swap
- a quantidade de processos
- a quantidade de conexões de rede abertas
- a quantidade de terminais abertos
- o uso do disco (IO)

Com estes dados poderá chegar a algumas conclusões:
- Se o cpu fica com o uso muito alto, ou você tem problemas de configuração ou o processamento esta sendo insuficiente.
- A mesma coisa para memória.
- Se o problema for com IO, pode ser problemas de configuração ou ainda problemas fisicos no disco (tem alguns softwares que ajudam a identificar tais problemas, mas nem sempre funciona)
- Se tudo estiver tranquilo no servidor, mas a rede tiver lenta, pode ser problema da estrutura da rede. Uma forma facil de testar (se tiver possibilidade de baixar o servidor em um horario de manutenção), é ligar um cabo cross com outro computador e fazer uma cópia utilizando o SCP de um server para outro e ver se não é problema de configuração. Caso a taxa de transf. seja boa, ou é problema com cabeamento/hub/switche ou problema em algum roteador.

Gostaria também de mais dicas!




3. Re: Como validar a performance de um Servidor ?

Leonardo Macedo Cerqueira
cromado

(usa Debian)

Enviado em 01/05/2009 - 11:52h

Obrigado pelas dicas.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts