Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

1. Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Wellison
Wellison

(usa Outra)

Enviado em 05/07/2012 - 15:09h

Boa tarde!

Recebi a informação de que fui aprovado no Vestibular para o curso de Sistemas de Informação.

Confesso que ainda estou “meio receoso” em efetuar a matrícula, e, antes de realizar a mesma, gostaria de algumas informações a respeito do curso, como:

1- Em quais áreas o formando do curso pode trabalhar?

2- O mercado de trabalho é bom para o profissional, tanto em termos de oportunidades quanto em termos de salário? Qual seria a média salarial para o profissional desta área? Qual a perspectiva para essa área nos próximos anos?

3- Já estou com 33 anos e “meio”, e como o curso tem duração de 4 anos, quando formado já estarei próximo aos 38 anos. Essa é uma idade avançada para conseguir vagas no mercado de trabalho (na área), ou independe de idade?

4 - Quem já trabalha na área ou ainda estuda Sistemas de Informação “aconselha” o ingresso no mesmo?

Gostaria muito da opinião de todos, pois, sinceramente, estou em dúvidas.

Muito obrigado!


  


2. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Marco Brainiac
mbrainiac

(usa Debian)

Enviado em 19/07/2012 - 23:37h

Olá,

Estou numa situação parecida tenho 37 anos e passei na Fatec em redes de computadores, meu curso será 1 ano e meio.

Sou formado em Eng. mas não virou nada pois me formei na época de transição do FHC para o Lula, se não arruma nada na área dentro de 2 anos vc fica rejeitado.

Do que trata o curso? se for estadual ou federal vai sim cara.

Bem, o que falam da área de TI é que está em alta.


O importante é sempre conversar com os professores sobre oportunidades de emprego e como buscar, muitas vezes eles indicam os alunos e claro ter um bom contato pois as vagas ficam meio que em off, entre indicados.

Claro buscar estágios, hoje parece estar melhor para estagiar, lá vc aprende e se desenvolve e faz se marketing pessoal, se vc agradar o pessoal e cumprir sua parte será efetivado se o mercado estiver bom.

Fazer certificações LPI e outras te dão um bom diferencial pois o linux é uma referência em termos de segurança e estabilidade.


Deve ter mais gente aqui que pode falar melhor que eu.

Abraço


3. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

neto santine
neto santine

(usa XUbuntu)

Enviado em 20/07/2012 - 18:27h

Este curso se basea em programação pura tanto de sistemas,sistemas web e banco de dados a faixa salaria é dependente da cidade q vc mora onde eu moro um analista de sistemas ou programador varia em 3.000 a 4.000 mas em capitais,grandes polos,o salario pode chegar ou até passar 10.000..e quanto a area de atuação são muitas, analistas,programador,BDA, e muitos outras areas de atuação..qnt ao mercado oq eu sei esta muito bom..espero ter ajudado


4. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/07/2012 - 21:19h

Bom, indico você ver a grade do curso, na minha cidade o curso não é programação pura, temos assuntos de tudo quanto é tipo, desde filosofia a programação. Quanto a salário isso é relativo ao seu conhecimento, área que ira atuar e região. Você terá a opção de seguir a carreira mais gerencial onde os salários são mais atrativos pois se for pra área técnica e não tiver experiência os salários serão bastante baixos.
Essa é minha opinião.




5. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/07/2012 - 21:22h

Outra coisa, se estiver querendo fazer esse curso pensando no retorno financeiro caia fora, faça novamente engenharia, medicina...
Não indico ninguém a seguir essa área se não gostar, tem que ter afinidade.
Minha opinião.


6. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

jarlisson moreira
jarlisson

(usa Fedora)

Enviado em 20/07/2012 - 21:34h

Os empregos de TI são bem flexíveis em relaçao a formaçao.
É possível achar gente desenvolvendo que tenha feito computaçao, ciencia da computaçao, analista, redes, sistemas de info, eng. de computaçao, eng. de telecomunicaçoes etc.

Eu gosto bastante da área, mas optei por fazer engenharia, na área de TI.
Esse nome na frente, 'engenharia', ajuda bastante em relaçao a emprego e ter um salario melhor.
A diferença também é que uso Linux/Programação como ferramenta, não como o trabalho exatamente.

Infelizmente, se vê muito programadores bons mesmo, que estudam muito, mas que não ganham bem.

Pra saber se você gosta ou não, é fácil.
Quem gosta tá sempre estudando, trabalha com isso e nas horas vagas corre pra trabalhar no seu projeto pessoal ou responder perguntas aqui da comunidade ;)

Mas uma coisa é certa, você vai estudar pro resto da vida. Diariamente, se possível. Não existe isso de se formar, trabalhar e pronto. Por isso que frisaram bem o 'tem que gostar do que faz'.

*edit:
eu acho a área democrática. não importa muito sua idade, desde que seja competente, que saiba resolver os problemas.
você precisar ser humilde também...é bem comum você nao saber fazer algo, ou fazer mal feito, e chegar um garoto de 15 anos e te mostrar como faz.


7. Opinião de aluno

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa openSUSE)

Enviado em 23/07/2012 - 14:36h

Sou aluno de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais,
e ainda não trabalho na área.
Porém, pelo que vejo dos meus colegas que já trabalham/estagiam na área, os salários são bons
e a área é legal para se trabalhar.
Como já dito, tem que gostar do que se faz, pois estudo é praticamente a vida toda mesmo.
Sobre salários, variam conforme a região, mas segundo um dos meus professores, a média salarial
dos alunos recém-formados é algo em torno de 4k/mês.
Há muitas sub-áreas dentro da TI, tem que achar a que você curte mais.

Discordo um pouco do colega acima, que disse que o "Engenharia" na frente do curso te faz ter salários maiores.
Apesar de realmente o nome "Engenharia" ter muita tradição em nosso país, o que vejo os alunos de Engenharias (seja Elétrica, de Controle e Automação, Mecânica, Metalúrgica e etc.) estudando matéria de TI é apenas parte do que o povo da TI estuda ao longo do curso (então, na teoria eles não saem da Faculdade sabendo tanto de TI quanto o povo da TI mesmo).
Então, apesar de Engenheiros trabalharem com TI, eles não tem a mesma base do povo formado em TI, e dentro da área de TI,
não acho que eles ganhem mais que os demais profissionais.
Agora, cada área tem suas especificidades, seja na Engenharia, na Biologia/Medicina, na Economia ou na área de TI.
Os maiores salários, geralmente, estão em áreas mais específicas, o que não quer dizer que o salário médio de cada área seja ruim.

Sobre o curso em si, aqui na UFMG este é um curso multidisciplinar (afinal, já tem o curso de Ciência da Computação
para o povo que não vê (quase) nada além da Computação, e o Curso de Matemática Computacional, que forma um Analista de Sistemas que usa a Matemática para resolver os problemas), que envolve, além da Computação, uma carga considerável de Administração, Economia e disciplinas da Ciência da Informação, pois o objetivo não é formar apenas programadores, mas também Analistas de Sistemas, Engenheiros de Software, DBAs e diversos outros profissionais que possam trabalhar tanto com a gerência de TI quanto com o controle (gerência, processamento, etc.) da informação numa organização.

Se você quer mesmo fazer o curso, mas está em dúvida se o curso é bom, procure informações na Web sobre a faculdade e o curso, e compare a grade curricular com a de outras faculdades.

Dúvidas, estamos aqui ;-)


8. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/07/2012 - 15:19h

Dependendo do curso e da faculdade eles lhe ensinarão um pouco de cada coisa e até lhe orientarão a abrir negócio próprio.

Depende ainda do seu objetivo, se será negociar serviços e ficar no topo da teia alimentar de seu habitat, envolvendo-se menos com detalhes técnicos e mais com fechar negócio ou se é mais a parte técnica mesmo.

É engraçado que diziam ter o brasileiro tem/tinha "complexo de doutor"; hoje parece mudar para "complexo de empreendedor". Apenas um conceito abstrato, nada mais.

Em todo o caso, se quer partir prá essa porque é o que gosta, tente descobrir algo que ninguém faz muito e que se possa estabelecer como uma garantia. Assim você será um daqueles poucos que sabe algo que poucos sabem.

Procure saber tudo, TUDO o que pode ser feito com esse segmento, curso optado, se para onde você vai é para onde se quer estar, se será bom no futuro. Ou se possuía uma ideia ligeiramente diferente se há como fazer ajustes para uma coisa que satisfaça mais.

Não há nada de errado em partir prá área de TI essa porque dá retorno financeiro. O ruim é vender essa ideia como filosofia de vida única. Existem pessoas, sim, formando-se em TI com essa idade.

Talvez vender sanduíche na praça (como fizeram muitos engenheiros nos anos 90) dê até retorno e menos cansaço do que certas (sub)profissões de TI. Ainda sim algumas pessoas vão atrás do que querem fazer.

Mais cinco minutos e LPIC vira carne de vaca. Se o Win vacilar então... vão pedir LPIC até prá operar caixa de supermercado.

Não se esqueça: como em todos os empreendimentos, não procure apegar-se tanto ao negócio.


9. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

jarlisson moreira
jarlisson

(usa Fedora)

Enviado em 23/07/2012 - 17:12h

Bom, em relaçao a engenharia, é óbvio que não vão ter a mesma base em TI, pois não é necessário muito menos o foco do curso.
Por exemplo, em Eng de Telecomunicações, programação é uma ferramenta, não um meio de trabalho, então é claro que não vai se estudar o que se estuda em um curso de sistemas. O necessário nessa área, em relaçao a programaçao, é fazer o firmware mesmo, saber C, assembly...manipular os eletrons ;) . O foco maior é exatas, principalmente Física.

Embora eu goste muito de programar, linux, redes...é mais um hobbie. Pro que eu me interesso mesmo é em relação a hardware, microprocessadores, microcontroladores, telecom., matemática, etc. Além desses assuntos serem vistos mais em engenharia, algumas profissões exigem tal formação, blabláblá crea etc.

As áreas são muitas e, infelizmente, não dá pra aprender tudo. Tem que escolher o que gosta e se especificar, é o jeito.

Há vários anos eu estudei HTML, javascript, php...fiz uns sites, ganhei um dinheirinho...e tive contato com maior mal da humanidade, o usuário, logo decidi que isso era algo que eu realmente não queria fazer, hehe, fosse pra web, desktop ou redes.

Depois conheci uns projetos, olimpíadas de matemática, física...gostei bastente de exatas, e foi bem natural minha ida pro lado da engenharia. Porém, recentemente, descobri algo que tangencia a programação com hardware, que é o kernel, Minix etc, que é necessário tanto programar quanto entender de processadores, arquitetura do computador de um modo geral.

Mas como eu disse, é apenas uma pequena parte de um campo imenso que se tem que escolher pra onde ir.

Agora o que eu realmente fiquei curioso foi com um recém formado ganhar 4 mil. Lembro que na época do vestibular tinha pesquisado bastante, olhado anúncios e classificados, vez e outra ainda olho o mercado, e se não for por concurso, o salário inicial passa bem longe disso. Se puderem me informar mais, agradeço.


10. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

jarlisson moreira
jarlisson

(usa Fedora)

Enviado em 23/07/2012 - 17:13h

Vender sanduíche é uma boa...tudo menos trabalhar com usuários, hehe.

bits > pessoas

Brincadeiras a parte, escolhe a área dentro de TI que tu gosta, que pode ser desde matemática (escovar bits) e hardware até algo mais 'alto nível' como sistemas, redes, web etc. O importante é fazer o que gosta. No fim das contas, o salário vai depender mais da competência.



11. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Artur Caio Mendes Junior
ArtCMJ

(usa Slackware)

Enviado em 23/07/2012 - 17:36h

Aproximadamente a um ano saiu uma reportagem no Jornal Nacional, que a estimativa era de carencia de profissionais na área de TI. Se não me falha a memória, eram mais de 100 mil postos em aberto (previsão para 2013).

Ao mesmo tempo, em outra reportagem, os empregadores reclamavam da falta de estrutura e conhecimento que os formandos estavam vindo para o mercado, ou seja, algumas faculdades, para não dizer os alunos, não estavam acompanhando as tendencias de mercado. E para estes, o salário é realmente mais baixo.

Estou no quarto período Sistemas Informação, e digo, a questão é realmente gostar. Enquanto alguns olham e não entendem, outros ficam revirando os olhos esperando a proxima informação. Tem que querer mais, buscar um diferencial.


12. Re: Sistemas de Informação - Dúvida: Fazer o curso ou não?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/07/2012 - 17:48h

Queria saber para o quê o mercado está tendencioso. :)



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts