Não consigo instalar nenhuma outra distro - Grub grub error: unknown filesystem. grub rescue [RESOLV

13. Re: Não consigo instalar nenhuma outra distro - Grub grub error: unknown filesystem. grub rescue [RESOLV

Eduardo Tatsuo Koga
duzinho-78

(usa Debian)

Enviado em 30/08/2017 - 23:16h

Com o GParted vc formata tudo primeiro. Deixa uma partição só ext4.

O grup é instalado em alguma partição, ex.: /etc/sda1

vc excluindo todas as partições vc vai estar excluindo o grub "estragado".

Não tem como. Vc vai através do GParted tirar todas essas inicializações ruíns que estão aparecendo ao dar boot.

Ao dar boot, ele lê o hd onde está o grub. Ao formatar e remover todas as partições existentes, vc vai remover esse grub "ruím" e todas essas telas de boot que estão zoadas.

Não tem como. Se vc excluir todas as partições existentes através do GParted, formatar em ext4 e criar novas, era como se tivesse um hd zerinho (exceto em termos da tempo de uso)

Então vc vai dar boot pela live do GParted
remover todas as partições
formatar
criar/ajustar conforme seu gosto
depois que estiver tudo certinho vc boota pelo pendrive da distro que vc quer instalar e manda bala


  


14. Re: Não consigo instalar nenhuma outra distro - Grub grub error: unknown filesystem. grub rescue [RESOLV

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 30/08/2017 - 23:35h

Jovem!

A partição ESP não precisa ter 52 gigas nem aqui, nem na Terra Média e nem em Star Wars ;).
Ela tem a missão de facilitar o trabalho do UEFI que é quem gerencia realmente os Bootloaders na máquina que ficam dentro da partição ESP.

Reduz ela pra algo em torno de 300 mb que já tá de bom tamanho.

Então meu caro, pelo queeu pude entender, o seu computador não está dando boot em nada que tenta espetar ai?
Tenta usar uma distro ed 64bits.
Se puder colocar as telas desse fimrware UEFI (ex-BIOS) agradecemos. O UEFI só funciona com distros de 64bits. AS de 32 até dão boot, mas não espere conseguir instalar elas, em um ambiente que está todo para 64bits. As de 32 bits em breve vão deixar de existir.

Ah!
O seu Deepin está reclamando que o arquivo de boot que ficava dentro da partição ESP não tá lá. Você consegue recuperar isso fácil, se conseguir dar boot.

T+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";


15. Resolvendo o problema no modo hard mesmo!

Johny Alberto
bojackhorserman

(usa Outra)

Enviado em 10/09/2017 - 21:19h

Olá amigos, peço desculpa pela demora em responder o tópico.

Pois bem, efetivamente, para conseguir reinstalar o meu grub e voltar a utilizar o meu HD, fui (inconvenientemente) forçado a utilizar o cd de formatação do Windows 10 - e somente através de uma "pseudo" instalação dele o problema foi resolvido, e já explico.

1) O meu notebook é da Asus, e já está adaptado para utilizar a tecnologia UEFI para fazer boot. Pois bem, o grande causador do problema era o... Windows! Isso mesmo, até mesmo desinstalado do HD ele continua dando dores de cabeça!

O que acontece é que, ao instalar o Deepin, eu acabei formatando completamente o HD e removi o Windows. Mas, por algum motivo, o notebook insistia para que eu fizesse o boot pelo Windows, e fui forçado a apagar a opção do boot da minha BIOS, e somente assim o meu Deepin conseguiu inicializar da primeira vez...

Mas, vamos lá: como isso funcionou?

2) Pois bem, acontece que meu notebook veio de fábrica com o Windows 8, que atualizou para o 8.1 e, só então, para o Windows 10. Mas, por motivos que ainda desconheço, a fabricante inseriu o serial do Windows na BIOS (fui inclusive informado disso com a fabricante), e então, ao apagar a opção de boot na BIOS, o computador entrou em pane, pois, para ele, o boot "oficial" do notebook não estava mais instalado, e além de negar a opção de instalação do grub no modo UEFI, ele não permitia de modo algum que eu fizesse a instalação no modo Legacy da BIOS.

3) A resolução só veio com a utilização, como já mencinei, de um CD de instalação do Windows 10. Quando formatei o HD através dele (e não do Gparted, como estava tentando), por algum motivo, mesmo interrompendo o processo de instalação do Windows, quando reiniciei a Bios o notebook estava com a opção de boot do Windows restaurada.

Sim, eu sei que parece conversa fiada, mas ele reativou a opção de boot e, assim, eu consegui usar o meu pendrive bootável do Ubuntu e restaurar o grub.

Então, não sei se isso é possível, mas caso alguém passe pelo mesmo problema que eu (sair do Windows em um notebook ASUS), tente o seguinte:

1) Use qualquer cd de instalação do Windows (recomendo do 8 para frente)
2) Formate o HD com a ferramenta disponível no cd, e não através do Gparted
3) Reinicie o computador, fechando o instalador do Windows, e verifique na BIOS se a primeira opção de boot está marcada como o boot do Windows OS. Se estiver, pode mudar seguramente para a mídia que você vai utilizar para instalar sua distro (pendrive, cd, etc) e então salve a configuração e reinicie a BIOS. Desative o modo de segurança da BIOS, caso ela seja UEFI, e salve a configuração novamente e saia.
4) Reiniciando, o seu computador ASUS deve reconhecer a sua mídia e instalar a sua distro normalmente, restaurando seu grub.

Obrigado a todos que, de uma forma ou de outra, tentaram me ajudar! :)





01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts