Montar unidade???

1. Montar unidade???

doom load
doomload

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/09/2020 - 12:25h

Olá pessoal, eu não sei se eu estou usando o termo certo "Montar" mas eu estou com um problema aqui que eu não consegui resolver, eu tenho em minha máquina dois HDs, um do ubuntu e outro para guardar arquivos. Nesse que eu uso para guardar arquivos de rótulo HD2, eu criei alguns marcadores no nautilus, porque a minha intenção é ao abrir o nautilus clicar diretamente no marcador para ir até a pasta que esta no HD2. Mas quando eu inicio o ubuntu, se eu abro o nautilus e clico no marcador ele me da uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o arquivo. Aí eu tenho que fazer o seguinte, ir em Outros Locais e entrar em HD2, só aí os marcadores começam a funcionar.

Não é bem o problema de montagem pois no Discos ele já contempla as opções de montar automaticamente, será que alguém tem alguma ideia do que fazer para os marcadores funcionarem sempre ao iniciar?

Obrigado


  


2. Re: Montar unidade???

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/09/2020 - 17:31h

Da próxima vez q for acessar hd2, depois de inicializar, digite df na linha de comando e faça um print da saída do comando.


3. Re: Montar unidade???

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 30/09/2020 - 04:42h

doomload escreveu: .... eu tenho em minha máquina dois HDs, um do ubuntu e outro para guardar arquivos. Nesse que eu uso para guardar arquivos de rótulo HD2, eu criei alguns marcadores no nautilus, porque a minha intenção é ao abrir o nautilus clicar diretamente no marcador para ir até a pasta que esta no HD2. Mas quando eu inicio o ubuntu, se eu abro o nautilus e clico no marcador ele me da uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o arquivo. ...
.... será que alguém tem alguma ideia do que fazer para os marcadores funcionarem sempre ao iniciar?

Não conheço o Gerenciador de Arquivos Nautilus nem sei o que é marcador.
Presumo ser, o marcador, uma espécie de "atalho", "lançador", "ligação" ou assemelhado.

Verifique se o "marcador" é, de fato, o tipo de "lançador" adequado para o alvo pretendido e se o Nautilus, trata disso automaticamente.
No Windows, por exemplo, "atalho" é um termo genérico. Dependendo do tipo de alvo, cada atalho é de um tipo diferente (.link, .pif, ...).
No Linux (Mint) ocorre algo parecido. Embora a extensão do "lançador" seja sempre a mesma (.desktop), o tipo de "lançador" é diferente (lançador, url, ligação, ...), variando com o tipo de alvo e com o modo de operação de cada Gerenciador de Arquivos e provavelmente com cada Ambiente de Trabalho.

O primeiro passo sugerido, se possível, seria verificar se o caminho até o "alvo" está corretamente designado no "marcador".
Presumo haver alguma maneira de editá-lo.
O caminho até o "alvo" deve ser o caminho real (passando pelo ponto de montagem do sistema de arquivos (volume) em questão, que não pode variar a cada inicialização ou montagem manual ou automática) e não simplesmente um caminho "simbólico".
A figura mostra um exemplo, no Mint Xfce, de uma "ligação" com a pasta "Meus documentos" do Windows.
https://i.imgur.com/SEwR9wK.png

Voce declara que:
"Nesse que eu uso para guardar arquivos de rótulo HD2, eu criei alguns marcadores no nautilus ......"
"Mas quando eu inicio o ubuntu, se eu abro o nautilus e clico no marcador ele me da uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o arquivo."
"Aí eu tenho que fazer o seguinte, ir em Outros Locais e entrar em HD2, só aí os marcadores começam a funcionar."


Isso sugere que o sistema de arquivos (volume), que contem os alvos dos marcadores, pode não estar sendo montado na inicialização, sendo montado automaticamente pelo Gerenciador de Arquivos ao ser acessado pelo "atalho" "Outros Locais".

Sugiro uma certa atenção com Gerenciadores de Arquivos que possuem uma interface confusa.
Voce pode não estar posicionado, de fato, no local onde o Gerenciador de Arquivos diz que voce está.
Voce pode estar no "atalho" do "atalho" do "atalho" ....... e não no local real.

Sugiro, se existir como fazê-lo e se desejar, configurar o seu Gerenciador de Arquivos de forma que sua interface exiba as coisas da forma mais real e clara possível.



4. Re: Montar unidade???

Paulo Bonfanti
pbonfanti

(usa Debian)

Enviado em 30/09/2020 - 08:27h

Pelo que você disse ele não está montando automaticamente, a sua opção de montar automaticamente deve estar ativa apenas para dispositívos removíveis, o que não é o caso de HD local.
Se você incluir uma linha de montagem com a opção 'auto' no arquivo /etc/fstab apontando para esse hd, deve resolver o seu problema.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts