Sun Oferece Softs Gratuitos

1. Sun Oferece Softs Gratuitos

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/12/2005 - 19:15h

A Sun Microsystems anunciou que vai criar pacotes englobando a maior parte de seu software e fornecê-los gratuitamente aos clientes, a mais recente alteração do modelo de negócios do grupo de computação em seu esforço por retomar o crescimento. A Sun anunciou que seu Java Enterprise System, o software de gestão Sun N1 e as ferramentas de desenvolvimento criadas pela empresa serão distribuídos gratuitamente.

Um ano atrás, a Sun começou a distribuir de graça sua versão Solaris do sistema operacional Unix. "O objetivo é eliminar as barreiras ao faturamento", disse Jonathan Schwartz, vice-presidente de operações da Sun, em entrevista por telefone. "Trata-se de um resultado de nossa decisão de oferecer o Solaris como software de código-fonte aberta para uso no hardware de qualquer fabricante."

Ainda que maior número de programas da Sun devam ser distribuídos gratuitamente sob a nova iniciativa, os clientes ainda terão de pagar por assistência técnica e serviços, que é a forma pela qual a Sun planeja elevar sua receita. A empresa espera também que, em função dos mais de 3,4 milhões de downloads do Solaris, os clientes se sintam inclinados a comprar mais hardware e aparelhos de armazenagem da Sun.

A empresa foi uma das líderes do "boom" da Internet no final da década dos anos 1990, quando a veterana companhia do Vale do Silício não conseguia fabricar quantidade suficiente de seus bem-sucedidos servidores para atender à demanda. Mas depois da crise no setor tecnológico em meados de 2000 a Sun ficou para trás dos concorrentes e perdeu receita e participação de mercado para rivais como Dell, HP e IBM

A Sun reagiu, nos últimos anos, com servidores equipados com o microprocessador Opteron, da AMD, que vêm ganhando terreno rapidamente, ainda que a base inicial de usuários seja pequena. A Sun também começará em breve a vender servidores usando seu microprocessador T1, que foi desenvolvido sob o codinome Niagara e anunciado recentemente.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI779568-EI4801,00.html