Inovações Brasileiras Em SL

1. Inovações Brasileiras Em SL

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/12/2005 - 13:06h

Duas iniciativas desenvolvidas na área do software livre são consideradas inovadoras e até mesmo inéditas no mundo, quando se fala de projetos públicos, na avaliação do governo brasileiro. Um é o software chamado Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), que permite fazer uma espécie de diagnóstico sobre uma rede de computadores. Outro é o "Guia de Migração para Software Livre".

O Cacic, desenvolvido pela divisão da Dataprev do Espírito Santo, realiza um inventário tanto do hardware como dos softwares instalados nos servidores. Diz qual o sistema operacional, quanta memória foi usada e quanto há de memória ociosa, além do tamanho do disco, e se há máquinas subutilizadas na rede. "Não tenho conhecimento de que haja ferramenta rodando em licença aberta para esse tipo de solução, ainda mais desenvolvido por um governo", observa o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

Segundo Santanna, depois de um convênio com a Dataprev, que não tinha como gerenciar o programa, a secretaria passou a fazer esse trabalho, o que inclui a organização da comunidade que usa e modifica o programa e conta hoje com mais de três mil usuários. "O convênio nos permitiu gerenciar a comunidade, e também disponibilizar os códigos", explica o secretário. O Cacic roda hoje em mais de 50 mil máquinas de 60 instituições e empresas, e também nos governos da Venezuela e Argentina.

Outra ação destacada por Santanna e também pelo presidente do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, foi a produção de um manual para ajudar os que querem fazer migração para software livre, mas não têm idéia de como começar a operação. É o "Guia de Migração para Software Livre", publicação da secretaria de Logística que está na sua segunda versão e já teve mais de 50 mil cópias baixadas pela Internet. O documento está disponível, de graça, no endereço: www.guialivre.governoeletronico.gov.br/gtmsl.

De acordo com o secretário, o guia é o único produzido e assumido por um governo no mundo. O documento relata experiências que deram certo e que não deram certo; dá orientações sobre que informações o usuário precisa levantar em termos de software proprietário disponível na sua instituição e aponta qual o software livre mais apropriado para seu caso.

O texto também traz estratégias de migração possíveis e inovações incorporadas por comunidades que usam programas de código aberto, como a do Cacic. "Apresentamos, por exemplo, a experiência do Exército Brasileiro, considerado um dos melhores exemplos de migração para software livre até hoje implementados no país", conta Santanna.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI795018-EI4801,00.html


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts