Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

1. Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 27/11/2015 - 03:22h

Por que programadores e profissionais em TI em geral são tão tortos para Artes? Digo, para no mínimo se expressar com um simples desenho.
Vejo muito isso, inclusive gente de muito conhecimento que mal sabe fazer num papel uma caixa de fósforo imagina desenhar um boneco palito. Pode isso Arnaldo? Um ser que tem doutorado em computação e rabisca um papel feito um bebê geriátrico.

Sério cara, ninguém mais ver isso como um problema grave? Ou eu estou sozinho nessa?

É como se estivéssemos entrando numa era de puro binarismo onde reina o verdadeiro e falso. Cadê o meio dessa zona? Onde está a quase verdade? Well, quem disse que a verdade inteira existe? Você come o bolo inteiro sem deixar a cobertura grudar no prato?
Quando fiz uns tópicos aqui lá pelo mês de fevereiro, muita gente vinha com comentários do tipo verdadeiro e falso. Eu não disse nada na hora pra não criar intriga. Que droga cara, cada vez mais vejo gente indo pro lado binário da força, sem se dar conta que isso castra e mastectoma (no caso de mulheres) o pensamento criativo. O pior é que vão e nem se dão conta que quanto mais profundo maior fica o rombo criativo e até mesmo seta o alpha da personalidade para próximo de zero. Daqui a pouco vai aparecer até funkeiros da área de TI, com seus PCs tunados, sua área de trabalho turbinada e as minas no Pidigin tudo acesa pra ver seu desktop.

Isso foi só um desahálito que fazia tempo que queria fazer. Não foi de uma forma boa mas deve servir como um sacode mental pra quem ler.



  


2. Re: Mundinho de Aristóteles

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 27/11/2015 - 09:12h

Que desabafo hein!

Mas cara, eu concordo. Acho que esse problema é fruto do nosso sistema educacional atual, que separa as disciplinas como se fossem coisas deconexas. Muitos alunos odeiam matemática, por exemplo, porque não veem como isso se encaixa no dia a dia deles. As artes são muitas vezes tratadas como algo supérfluo, nada além de recreação. Com um tratamento desses, fica difícil valorizar esses conhecimentos e mais ainda: encontrar a relação entre eles.

Lembro-me até hoje de uma aula de história que tive no ensino médio, em que o professor comentou algo parecido. Ele dizia que a matemática é pura filosofia. Veja só: se entre 0 e 1 existem vários números, como (0,1), (0,2), etc. então como é possível chegar no 1? O caminho entre 0 e 1 é infinito. A matemática está cheia de contradições... Eu nunca tinha visto dessa forma até então.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


3. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2015 - 09:22h

Desenhar para mim é questão de talento.
Não sou da área de TI
Não desenho nada
Meus filhos desenham muito bem
Mas em compensação eu nado bem, ando de bike, ando de moto, skate, patins, jogo futebol , jogo vôlei, kickboxing, karatê, kung fu, muai thai
Tinha tudo para ser esportista
Mas sou médico pediatra e trabalho em PS/UTI
90% dos familiares achavam que eu seria militar de carreira
Vai entender, né?



4. Re: Mundinho de Aristóteles

Nelson
Nelson_Nunes

(usa Slackware)

Enviado em 27/11/2015 - 10:04h

Estou surpreso com a sua coragem em escrever um tópico deste aqui no VOL parabéns, mas enfim, concordo com você.



5. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Xerxes
xerxeslins

(usa Gentoo)

Enviado em 27/11/2015 - 12:05h


Será que é a área de TI que tolhe o lado artístico da pessoa?
Será que não é a pessoa, com mentalidade mais binária, que escolhe a TI por afinidade?

Agora falando sobre o que vejo... O que se espera do profissional de TI é que tenha soluções simples, práticas... e deixe as coisas funcionando... a preocupação artística costuma ser secundária e/ou jogada nas costas do profissional designer.





6. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2015 - 12:47h

xerxeslins escreveu:
Será que é a área de TI que tolhe o lado artístico da pessoa?
Será que não é a pessoa, com mentalidade mais binária, que escolhe a TI por afinidade?

Agora falando sobre o que vejo... O que se espera do profissional de TI é que tenha soluções simples, práticas... e deixe as coisas funcionando... a preocupação artística costuma ser secundária e/ou jogada nas costas do profissional designer.


Concordo plenamente!
Pessoa binária escolhe TI por afinidade.
Mas deve haver alguns por aí que pintam e bordam. ;)







7. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 27/11/2015 - 13:30h

Em algumas leituras sobre psicologia, filosofia e afins, vi q existem pessoas q desenvolvem mais o lado artístico, e outras, o lado lógico.
Isso não tem relação apenas com TI.

Tem gente na área de TI q faz trabalhos pra empresas como Disney, Pixar entre outros, são extemamente bons com Arte, desenhos, etc, mas bota elas pra codificar fazer contas, etc, é mais difícil. Não q eles não conseguem, mas o lado artístico deles é mais desenvolvido q o lógico.

Assim como programadores tem o lado lógico mais desenvolvido, acabam tendo mais dificuldade em cuidar de layout, design, etc, pq a cabeça deles pensa diferente.

kkkk Como programador e linuxer, uma tela preta bem configurada, pra mim é Arte!
Códigos bem formatados e indentados é lindo!

[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org


8. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/11/2015 - 13:56h

Boa tarde,

Boa tarde colega Samuel, uma vez perguntei a um amigo:

- Que lindos desenhos, seus filhos é que pintaram?
- Não, isso é uma obra abstrata de Kandinski de 1912.

Samuel, nobre colega, creio que precisa tirar umas férias. Seja lá o que faz está te estressando....relaxe, fim de ano se aproxima. Se é solteiro, viaje para o nordeste do País e curta, por exemplo, as praias nordestinas. As mais belas de todo o Brasil!!

Se é casado com filhos, vá até o Beto Carrero World. Sensacional passeio para os jovenzinhos.


Abraço!!

Att,
Jbaf 2015
Debian 8 (MATE), CentOS 7 (KDE)
https://www.centos.org/


9. Re: Mundinho de Aristóteles

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Debian)

Enviado em 27/11/2015 - 18:22h

SamL, fica aqui uma dica de "colega pensador" estudante de humanas aqui para você : cuidado com o universalismo, o enxergar de conexões, se levado a sério demais, o que antes se pensava ser uma inteligência plural pode se evoluir para nada mais nada menos que pura superstição, em outras palavras, o olhar universal, global, "do todo" , holístico ou seja lá como você queira chamar, tem também as suas pontas soltas.

Eu particularmente não tenho uma opinião sólida sobre isso, mas quando o indíviduo percebe que o mundo pode ser enxergado do global para o específico, ele pode acabar achando que está em vantagem com esse pensamento, mas não subestime a qualidade do pensar do específico para o global, porque ele também tem suas qualidades.

Esse assunto por sinal Clodoaldo, é extremamente relacionável com as artes marcias, visto que artes marciais provenientes da cultura chinesa costumam partir do global para o específico (holisticismo), enquanto defesas pessoais como Krav Magá partem do específico para o global. Eu tive um professor de Wing Chun que dizia inclusive que por essa razão o Wing Chun era melhor para improvisar, e o Krav Magá era melhor para a resolução de problemas pré-imaginados.

Deixo aqui até uma reflexão : a filosofia UNIX que parte do príncipio de resolver um problema, com apenas uma solução bem feita, parte do específico para o global ou do global para o específico? Eu acredito que seja a primeira opção.



10. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2015 - 18:24h

Coloca protetor bucal, capacete, caneleiras e vai trocar porrada numa academia
Sara todo estresse
Comigo funciona
Kkkkk


11. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2015 - 18:24h

Coloca protetor bucal, capacete, caneleiras e vai trocar porrada numa academia
Sara todo estresse
Comigo funciona
Kkkkk


12. Re: Mundinho de Aristóteles

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 27/11/2015 - 18:54h

clodoaldops escreveu:

Coloca protetor bucal, capacete, caneleiras e vai trocar porrada numa academia
Sara todo estresse
Comigo funciona
Kkkkk


Concordo...fiz TaeKwon-do por alguns anos, competia, dava aulas, e a noite dormia feito uma criança...sem estresse nem nada...kkk

Agora, sobre a necessidade de aprender a desenhar...sinceramente, como disse acima, sou programador, e linuxer, se preciso montar um fluxograma, tenho aplicativos pra isso, tanto no notebook qto no celular, se precisar rabiscar numa lousa, sei me fazer entender...não vejo necessidade de ter este "equilibrio", não acho q saber desenhar bonitinho vai em fazer programar melhor, ou administrar um sistema linux melhor.

Entendo o ponto de vista do colega, mas não se pode generalizar desta forma...sinceramente, não saber desenhar nunca me prejudicou pra arrumar emprego, clientes, pra ter boas notas na escola, pra arrumar namorada, pra ter amigos ou pra qualquer atividade q eu tenha participado.

Pra mim, saber se "Comunicar" é muito melhor do q saber desenhar ;)

[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts