Migração para o Ubuntu

1. Migração para o Ubuntu

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/03/2011 - 11:48h

Olá comunidade, é com grande alegria que venho anunciar um acontecimento que vai marcar a história do software livre aqui no Brasil, mais precisamente em SC.

Como alguns de vocês sabem, a escola em que eu estou trabalhando este ano, recebeu o projeto UCA (Um Computador por Aluno).

Esses laptops produzidos pela CCE, trazem o Metasys como sistema operacional. Mas esse sistema recebeu uma péssima avaliação dos orientadores do projeto, dos professores da minha escola e da sua gestão, além é claro de alguns alunos.

Depois de um início, que serviu apenas para que muitos professores criassem uma aversão ao Metasys, tomamos uma decisão radical: Formatar todos os 400 laptops e instalar o Ubuntu Netbook Remix!

Foi uma decisão um pouco difícil, pois sempre existe o receio de algo não dar certo. Mas depois que fizemos alguns testes e apresentamos o Ubuntu para os professores, eles ficaram apaixonados pelo Ubuntu. Muitos professores deixavam o seu UCA jogado num canto, quase nunca o usavam, mas depois que instalamos o Ubuntu nos seus laptops, eles não os largam mais hahahaha. Sabemos que os professores são autoridade máxima dentro das suas salas de aula, e se eles não quisessem usar os laptops nas suas aulas, nem mesmo o Barack Obama poderia obrigá-los.

Não tenho palavras para descrever a minha felicidade, ao ver mais uma IMPORTANTÍSSIMA vitória do software livre.

Pensando nisso, eu publiquei um artigo no blog oficial do projeto UCA de SC. Dando algumas orientações sobre como fazer essa migração. Deixo o link aqui pra vocês, pois já vi alguns tópicos de gente pedindo ajuda por não conseguir resolver problemas no Metasys, e acho que esse artigo pode ajudar muita gente que vem aqui:

http://pro-uca-sc.blogspot.com/2011/03/tutorial-sobre-migracao-dos-laptops-do.html

Caso esse pessoal tenha coragem, podem entrar em contato comigo que eu me disponho a ajudar no que for preciso.

Abraço e Viva o Linux!!!!


  


2. Re: Migração para o Ubuntu

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/03/2011 - 15:47h

Parabens, Gedimar!
Instalar linux em 400 makinas deve ser divertido pq eu curto mais a instalação do que propriamente o uso do linux... srsrsrsrsrs
Mas to curioso: qual a configuração desses laptosp? processador? tela? ram? hd? video?

Se eles gostaram do UNR image então se vissem o LM10?
rsrsrsrsrrsrss...


3. Re: Migração para o Ubuntu

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/03/2011 - 16:01h

Uma façanha digna de louvor: Instalar 400 Ubuntus COM A APROVAÇÃO dos usuários é algo digno de nota.
Merece diploma, impressão palmar na calçada da fama e estátua de bronze na praça principal da cidade (com direito a um polimento de vez em quando, que estátua verde ninguém merece...) rsrsrs
Estão de parabéns você, seus colegas professores, sua escola, a Canocical e a CCE.
Quanto à Metasys, é hora de considerar o tamanho do tombo, levantar a poeira e dara volta por cima atraves de um novo produto, melhorado de tal forma a não provocar NUNCA MAIS esse tipo de "aversão coletiva".
Se eles o fizerem, também estarão de parabéns.
Quanto a nós, ficamos mais alegres do que pinto no lixo...


4. Re: Migração para o Ubuntu

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 03/03/2011 - 16:08h

Legal!

Parabéns pela opção.


5. Re: Migração para o Ubuntu

Raul Lopes S. Grangeiro
raulgrangeiro

(usa Fedora)

Enviado em 03/03/2011 - 16:28h

Amigos, fico tão feliz em saber disso!!! Às vezes fico imaginando como seria se todos usassem software livre!!! E essa é uma grande vitória. Principalmente porque eles estão usando o ubuntu, que é minha distro favorita. Amigos, por enquanto pode parecer que não, mas software livre é o futuro. É imprescindível que algumas distros irão superar outras, mas o que importa é que todos possam usar qualquer sistema operacional sem ter que pagar nada. Todos nós temos que fazer nossa parte para ajudar o software livre a crescer! Ensine, divulgue Linux!!! O conhecimento que você tem pode ajudar muita gente!


6. Re: Migração para o Ubuntu

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/03/2011 - 17:06h

Olá Clodoaldo, essas máquinas são bem modestas, possuem 512 mb de memória ram 4 Gb de hd e o processador, eu não me recordo exatamente.

Estamos formatando esses laptops em uma espécie de mini-mutirão. Nós conseguimos 10 pendrives, e treinamos alguns alunos para nos ajudar na formatação. O processo de instalação do netbuntu é muito simples, por isso os alunos já fazem praticamente tudo sozinhos.

Abraço