
XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 30/12/2015 - 15:49h
Prefiro e utilizo o GNOME.
Comecei a usar o Linux mesmo usando o WindowMaker como gerenciador de janelas, depois de um tempo vi o GNOME e o KDE, achei ambos interessantes e completos, testei pouco o KDE e cheguei até a colocar pessoas daqui de casa para utilizar, mas no fim das contas acabei utilizando GNOME e acabou se refletindo no resto da família. A licença do GTK teve um papel importante para mim na época, acreditei que por questões de licenciamento ele teria uma vida mais longa e também poderia no futuro utiliza-lo para produzir aplicações por ter uma licença mais adequada para o meu uso.
Foi difícil aderir ao GNOME 3, ele tinha problemas nos menus de algumas aplicações como o NetBeans e/ou Eclipse, além do visual diferente, mas depois de um tempo me acostumei, pena que ele realmente consome muito recursos e torna alguns equipamentos obsoletos(tenho um Atom 510 e infelizmente aparentemente não é mais capaz de exibir o GNOME corretamente na versão 8 do Debian).
Pouco sei do GNOME 3 nessa matéria visual, gostei das mudanças em algumas aplicações, apesar deles esconderem alguns atalhos em que você precisa ler os manuais para encontrar. As ideias do design e comportamento do nautilus, gnome-terminal e gedit pretendo no futuro seguir e utilizar nas minhas aplicações se for possível.
Bem é isso.