Ditadura x Corrupção Democrática

1. Ditadura x Corrupção Democrática

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/01/2006 - 07:21h

Aproveitando que é ano de eleição e também pra variar os tópicos, queria expor uma reflexão.

Durante o período da ditadura militar - coisa que não vivenciei plenamente - muita coisa ruim aconteceu e não acho que esse modelo "administrativo" deva voltar.

Assim, desde que o último presidente militar ( J. B. Figueiredo) passou a faixa, o Brasil vem esperimentando o gosto da moderna democracia.

E estava pensando cá eu com meus botões: será que a ditatura militar, como forma de governo, foi pior que o recebemos depois dela? E não quero ser óbvio e somente citar a corrupção como fator de descrédito do modelo "democrático". Muita coisa piorou com o fim do militarismo. A criminalidade certamente foi o que de pior nos acometeu desde então.

Em meus pensamentos, tenho como certo de que a corrupção e a criminalidade (no sentido geral) estão intimamente ligadas. É a certeza da impunidade que leva ao crime. E quem mais senão os políticos corruptos para dar demonstrações explícitas de impunidade?

Vamos nos ater somente ao caso do "mensalão". A começar do presidente Lula que sabia mas diz que não, todos os polícos citados, ao meu ver, deveriam sofrer algum tipo de punição. E tudo caminha para acabar em uma "aberração jurídica", onde culpados são inocentados por razões semelhantes àquelas por que outros foram condenados.

Roberto Jeferson foi cassado por denunciar o "mensalão" e não tê-lo comprovado. José Dirceu perdeu o mandato por índicios de ter sido o chefe do mesmo mensalão, sem que o tal tenha sido comprovado.

Alguns deputados renunciaram por não haverem encontrado maneira de explicar saques financeiros, enquanto outros foram inocentados mesmo não podendo provar, por exemplo, dinheiro na cueca. Dá pra entender? Onde está a justiça, tão necessária à democracia?

Bem, essas coisas me passaram pela cabeça durante essa madrugada no trabalho. Numa dessas não tem nada haver, foi só falta de sono.

Mas não consigo deixar de pensar que a democracia tal qual vivenciamos, não passa de uma forma de ditadura sob nova roupagem. Antes, os ditadores usavam fardas. Hoje, terno e gravata.

Wesley Caiapó


  


2. Sem ibope.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/01/2006 - 00:56h

Já vi que política não dá Ibope nessa sala.

Melhor ir pra comunidade "hortaliça" e encarar as abobrinhas de sempre :P


3. não é questaão de ibop

Marcos Eduardo Silva
marcosomelhor

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/01/2006 - 09:55h

Concordo com vc + uma coisa que aprendi um certo dia no onibus quando estava discutindo politica no onibus e uma tiasinha quis mi bater pq chinguei o malufi :P politica e religião não se descute se não sai pancadaria

(PS:Concordo com vc)


4. Discordo!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/01/2006 - 10:34h

Política e Religião é coisa que se discute SIM! Só é preciso que os debatedores tenham um mínimo de cultura e informação para não virar mera "briga de lombriga".

Primeiro porque é pela política que somos governados e a maioria das pessoas tem seus destinos definidos por medidas desse cunho.

Quanto a religião, nada mais saudável que falar sobre. Todavia, nesta última, além de cultura e informação é essencial que os participantes tenham um profundo respeito pela opinião alheia, mais que no caso anterior.

O problema de não se querer discutir esses assuntos, no caso aqui a política, é que de um modo geral o brasileiro não é politizado. É, sim, um daqueles tipos que acha que não adianta nada votar nesse ou naquele canditado, que nada muda. Aceita garganta abaixo tudo que lhe é dito. Que mesmo diante da óbvia desonistade de alguns, insiste em votar nele novamente. E diz de boca cheia: "fulano rouba mais faz". Faz o quê? Faz ***da.
Assim ele - o brasileiro típico - permanece sentado na frente da telinha vendo novela e esperando o resultado de mais uma eleição. Enquanto isso, como em todos os anos de que me lembro, a água do rio vai subir e inundar o seu barraco, ou o morro deslizará levando ele e a família pra dentro do esgoto a céu aberto onde ele mora desde que nasceu. Aí acaba o sofrimento e ele não tem que se preocupar com mais nada.


5. o problema

Marcos Eduardo Silva
marcosomelhor

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/01/2006 - 10:03h

O problema do Brasil é a educação.A falta de um povo educado tras conformismo e falta de cultura um exemplo pratico foi com meu pai que é presidente do bairro dele que sempre tenta fazer reunioes e ninguem nunca vai por que acha que o presidente que tem que sempre resolver tudo sozinho vendo isso o politico pensa "Pra que eu vo fazer alguma coisa se nem o povo que é o + interessado não quer nada"mas quando meu pai fala vamos fazer um churrasco com futebol no fim de semana todo o bairro comparece.

Agora pra que os politicos da alto nivel como prefeitos,governadores,etc vão quere investir em educação pra ter um povo que "enche o saco"eles simplesmente usam uma politica que sempre funciona o chamado "Pão e circo"e faz com que o povo receba uma graninha e um leitinho enquanto assiste a novela deixando ele sucegado para levar todo o dinheiro recolhido com o absurdo cobrado nos impostos.


Conclusão
A culpa não é so dos politicos.
A culpa é de todos nos que somos um povo preguiçoso.

Marco Eduardo Silva (um dos preguiçosos)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts