Distro Linux clone do Windows 10

37. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/09/2020 - 10:13h

ruankl... eu saí do w7/w10 pq linux era diferente... para mim não faz sentido imitar w10... mas deve ter mercado p/ isso... espero que desenvolvedores mantenham projeto e não seja mais um linux brazuka que desaparece depois de um tempo



  


38. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 03/09/2020 - 10:33h

clodoaldops escreveu:

ruankl... eu saí do w7/w10 pq linux era diferente... para mim não faz sentido imitar w10... mas deve ter mercado p/ isso... espero que desenvolvedores mantenham projeto e não seja mais um linux brazuka que desaparece depois de um tempo


Concordo contigo. Não gosto de temas que imitam outros sistemas operacionais... mas tem quem goste neh?


39. Re: Distro Linux clone do Windows 10

josinaldo
-josinaldo-

(usa KUbuntu)

Enviado em 03/09/2020 - 10:55h


Não gosto de temas que imitam outros sistemas operacionais... mas tem quem goste neh?


Verdade, mas percebo que quando é o S.O da Microsoft o pessoal caem em cima.
Já vi varias distros com aparência do MacOS, mas nenhuma critica.



Isso é bom, esses recursos também pode ser adotado em outras distribuições, pois o código fonte e os pacotes vão esta disponível. (ou não?)
...e se alguém souber o link onde está hospedados os pacotes deb e poder passa pra mim eu agradeço,

Vou esperar a versão 10.6 sair. Eu baixei a ISO da 10.4 e não consegui boot gravando a ISO com o "mintstick".




40. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 03/09/2020 - 11:07h

-josinaldo- escreveu:


Não gosto de temas que imitam outros sistemas operacionais... mas tem quem goste neh?


Verdade, mas percebo que quando é o S.O da Microsoft o pessoal caem em cima.
Já vi varias distros com aparência do MacOS, mas nenhuma critica.



Isso é bom, esses recursos também pode ser adotado em outras distribuições, pois o código fonte e os pacotes vão esta disponível. (ou não?)
...e se alguém souber o link onde está hospedados os pacotes deb e poder passa pra mim eu agradeço,

Vou esperar a versão 10.6 sair. Eu baixei a ISO da 10.4 e não consegui boot gravando a ISO com o "mintstick".



Pois é, estou esperando até agora o dono da distribuição apresentar o código fonte. Os temas estão no github, mas e os aplicativos: Helloa, update, Painel de controle?
Eu tentei abrí-los no editor de textos, mas são binários. Não encontrei o código fonte deles sendo disponibilizado.

Talvez estejam em algum lugar, só não encontrei. Se alguém souber onde está o código fonte, favor repassar.



41. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 03/09/2020 - 11:09h

rafael_linuxfx escreveu:

bilufe escreveu:

Quando lançado, o site tinha vários erros, pois constava no site que o sistema herda os recursos do Windows 10. No entanto, não há nenhum recurso herdado do Windows 10, pois é uma distribuição Linux. Outra promessa fajuta feita no lançamento é que o sistema é imune a vírus, o que não é verdade pois, embora o Linux seja naturalmente mais seguro, existem sim vírus para Linux e ninguém segura o usuário com a senha de root. O site foi remodelado e reescrito, retirando todas essas falsas promessas.

Também há a violação de direitos autorais e de marcas da Microsoft ao utilizar seus logotipos, marcas e nomes em outro produto.

Após dar boot no sistema, é exibido um assistente chamado Helloa, o qual tenta parecer com a Cortana do Windows, mas é simplesmente uma animação e nada mais. Há a promessa de que Helloa será atualizada e receberá recursos para ser realmente um assistente de voz, mas até o momento temos uma animação apenas.

O painel de controle, cujo objetivo é ser bem similar às Configurações do Windows, está cheio de bugs e funções que não funcionam. O painel de controle apenas chama módulos do Centro de Controle do Cinnamon. Um dos bugs que vale a pena fazer constar é que ao trocar o plano de fundo há um erro e só funciona se trocar pelo respectivo módulo do Centro de Controle do Cinnamon.

Continuando a falar sobre o painel de controle, há itens que não funcionam. Um exemplo está no item "Configuração de Instalação de Dispositivos" que só retorna uma mensagem dizendo que está desabilitado por segurança. Se está desabilitado por segurança, porque existe? O que esse item deveria fazer? A página "Sobre" não mostra o real estado do sistema operacional, os itens ali presentes são apenas ilustrativos (experimente desabilitar o firewall, a página Sobre vai continuar dizendo que o computador está protegido). O modo tablet não existe na prática (habilita os atalhos de cantos do Cinnamon e só). Barra de jogo, streams e adicionar um telefone também não funcionam ou simplesmente não existem. Faltam as opções de controle de localização, câmera e microfone, que são citadas na tela inicial do Painel de Controle. Em “aplicativos” clicar em aplicativos para sites diz que não há nenhum aplicativo para sites instalado neste computador.

A função “Localizar meu dispositivo” exibe uma mensagem dizendo que é necessária uma conta de usuário Linuxfx e é uma funcionalidade disponível apenas para clientes corporativos, entretanto não há nenhuma informação de como se tornar um cliente corporativo e criar uma conta que dê acesso a essa funcionalidade.

“Experiência compartilhada” mostra apenas uma mensagem que é possível transmitir pelo Windowsfx diretamente no ícone cast do navegador Google-Chrome.

Em “Uso de dados”, dentro de Rede e Internet, é exibido o monitor do sistema. Isso não é o que se esperava, deveria mostrar um relatório sobre o tráfego de dados na rede, principalmente para modens 3G/4G.

Agora que eu vou contar o real problema da distro: há um daemon rodando em plano de fundo a todo momento, um daemon proprietário (não consegui localizar o código fonte). Através desse daemon, o desenvolvedor pode instalar e remover programas nos computadores que estejam executando o Linuxfx.

Vocês confiam tanto no Rafael Rachid, desenvolvedor do Linuxfx, a ponto de entregar o computador de vocês para ser manipulado remotamente por ele?



Olá, sou o desenvolvedor do Linuxfx. O Linuxfx é um sistema e não uma empresa. Os serviços de segurança são fornecidos pela empresa que patrocina o Linuxfx.

Não existe nenhum daemon rodando como root no sistema, existe apenas um atualizador /usr/bin/update que faz a atualização das costumizações do Linuxfx e não tem acesso ao root. Tanto que quando ele solicita alguma atualização, pede para o usuário acesso ao root.
Sobre violação de licenças,, o Linuxfx usa o tema b00merang que está disponível sob licença GPL e é bem destacado nos canais de review internacionais como um produto GPL não desenvolvido pela Linuxfx.

Estou a disposição para o auxilio a qualquer dúvida.

--
Linuxfx - www.linuxfx.org
Linux Projects - www.linuxprojects.com.br
Skype: rafael.linuxfx


Onde está o código fonte do /usr/bin/update?



42. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 03/09/2020 - 11:10h

Estão dizendo que agora a Helloa funciona. Vou testar assim que possível.


43. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 03/09/2020 - 11:27h

É de fato importante divulgar o código fonte desses apps que estão sendo desenvolvidos e inclusos na remaster.
Não encontrei no github o projeto...

O Helloa (Google Assistente) seria muito bem aproveitado pela comunidade. Pelo menos eu não conheço outro aplicativo onde vc consegue abrir o nautilus (por ex) com comandos de voz e em pt-br...


44. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 03/09/2020 - 12:44h

Salve galera.

Minha opinião.

Esse projeto é apenas mais uma remaster com merchan na aparência do janelas 10.

A própria url https://windowsfx.org , é uma propaganda enganosa.

Aqui é descrito como se fosse uma versão do janelas 10 da microsoft:

- https://windowsfx.org/index.php/sistemas-operacionais/windowsfx-lts

( Notem neste trecho, quantas vezes Windowsfx é usado)

...
Trabalhamos duro para trazer a compatibilidade dos aplicativos da plataforma Microsoft©, sendo possível agora utilizar uma vasta gama de aplicativos desenvolvidos originalmente para Windows® através do Wine recompilado para o Windowsfx . Veja algumas vantagens de utilizar o Windowsfx no seu computador:

-Rápido, muito rápido: O Windowsfx pode operar muito bem em computadores com apenas 2 núcleos e com apenas 2GB de memória ram.

-Seguro e estável: A base do Windowsfx é Linux, que por definição já tende a ser mais estável. Vírus e Malwares desenvolvidos para Windows® não serão problema para o Windowsfx , como são plataformas diferentes, estes programas maliciosos não conseguem executar no Windowsfx . Simples assim.

-Aplicativos para Windows® e Linux: O Windowsfx vai te dar acesso a uma vasta coleção de aplicativos. Além dos aplicativos que você já está acustumado, você terá acesso a uma nova loja, com milhares de aplicativos grátis, a um click de distância.

-Assistente pessoal Helloa + Google Assistant: O Windowsfx agora possui uma poderosa assistente pessoal. Agora você pode fazer pesquisar na internet e executar comandos no seu computador. Basta dizer 'Ok Google' ou 'Hey Google' para acionar acionar a Helloa e dar um comando.

-Redes A.D e grupos de trabalho: O Windowsfx foi desenvolvido para prover suporte completo a redes Active Directory e a grupos de trabalho do Microsoft® Windows©. Você terá acesso completo aos computadores de rede e grupos de trabalho de maneira fácil e nativa.
...

É basicamente um linux mint com tema do janelas-10

...
Especificações técnicas (principais informações):

VERSÃO: WINDOWSFX 10.6 HELLOA WX DESKTOP LTS

Sistema operacional Base: Mint 20 / Linuxfx 10 LTS
Interface gráfica (DM): Cinnamon 4.6 + Linuxfx WX Desktop
Kernel (núcleo): 5.4
Suite de escritório: OnlyOffice 5.6
Redes para grupo de trabalho: SAMBA
Active Directory PowerBroken (PBIS) / CID
Compatibilidade .exe/.msi Wine 5 (Linuxfx Version)
Tema do Windows® 10 b00merang GPL Windows® 10 Themepack
Ferramentas do Windows® 10 Linuxfx Helloa WX Desktop system tools
...


OBS:

Pode levar um belo processo da microsoft.

Acredito que essa remaster foi criada com objetivo de que alguma montadora de pcs use nas suas máquinas, como foi feito com o satux , fenix linux, etc ...

Se fosse um projeto diferenciado, não apelaria tanto no merchan da aparência do janelas 10.

Em vez de criar uma remaster, crie um script que aplique essas modificações em diversas distros.

Foque tempo de desenvolvimento nesse "assistente pessoal Helloa", caso seja um projeto sério.


Obrigado pela atenção, salve!!!



45. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 03/09/2020 - 13:07h

Olhei muito superficialmente o site, mas agora vejo que tem um problema bem grave com esse projeto na forma como ele esta sendo divulgado:

Trabalhamos duro para trazer a compatibilidade dos aplicativos da plataforma Microsoft©, sendo possível agora utilizar uma vasta gama de aplicativos desenvolvidos originalmente para Windows® através do Wine recompilado para o Windowsfx.


Continuando:

Vírus e Malwares desenvolvidos para Windows® não serão problema para o Windowsfx, como são plataformas diferentes, estes programas maliciosos não conseguem executar no Windowsfx


Não procede. Com Wine instalado já por default, é totalmente possível infectar a home do usuário com vírus de Windows.

O Wine mapeia as pastas do usuário Windows automaticamente para as pastas correspondentes na home do linux. Ou seja: a pasta Meus Documentos aponta para Documentos, Minhas Imagens para Imagens, \Users\Usuario para /home/usuario, e assim por diante.

Um exemplo prático é o ransomware Wannacry, que atacou a maioria dos computadores com Windows em 2017. Foi constatado que com o Wine, o Wannacry teve sucesso em encriptar todos os arquivos da home:
https://sempreupdate.com.br/wanna-cry-afeta-o-linux/

Ou seja, malwares que podem infectar o Windows a nível de usuário (isto é, arquivos pessoais armazenados na home) também podem infectar uma máquina Linux com Wine!


46. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 03/09/2020 - 17:55h

Ola,

"Os temas estão no github, mas e os aplicativos: Helloa, update, Painel de controle?"

estão imitando a Microsoft... código proprietário?!?

"O Helloa (Google Assistente) seria muito bem aproveitado pela comunidade" (...) "linux brazuka que desaparece depois de um tempo"

se não mostram o código é porque querem ganhar dinheiro...

sem investidores para dar um folego não vão conseguir manter por muito tempo a distro...

comunidade praticamente inexistente... muito longe de ter o peso de uma Canonical, Red Hat, Arch Linux, Suse, Debian e Slackware...

estão tentando chamar a atenção para ver se conseguem algum investidor de peso... como algum(ns) empresa(s) que instalem em todos os equipamentos...

ou uma empresa que traga a distro como padrão em seus equipamentos para venda...

"Pode levar um belo processo da microsoft"

esse é o problema... dificilmente um investidor vai querer investir em uma distro Linux clone do Windows, para depois passar por um processo!

a Microsoft ainda não processou pois não tem dinheiro entrando... na hora que entrar, provavelmente vai vir o processo... eles estão de olho...

processar usuários individuais e perda de tempo... já aprenderam com os Windows piratas...

agora empresas é outra história...

"para mim não faz sentido imitar w10"

se é para usar algo parecido com o Windows, prefiro usar o original... com todas as compatibilidades... o Windowsfx não é 100% compatível com os produtos feitos para o Windows... sofre dos mesmos problemas das outras distros!

e quem usa Linux, quer usar o Linux, não o Windows... isso é mais para usuário novato ainda perdido! Ou o usuário novato volta para o Windows (por estar decepcionado com a falta de total compatibilidade) ou usa outra distro Linux, com a cara de Linux, e fica no Linux...


47. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/09/2020 - 19:31h

quem usa Linux, quer usar o Linux, não o Windows
-concordo plenamente



48. Re: Distro Linux clone do Windows 10

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 03/09/2020 - 19:52h


ruankl escreveu:

Vai ser baseado no Mint agora:
https://sempreupdate.com.br/distribuicao-brasileira-linuxfx-sera-baseada-no-linux-mint-e-traz-novo-a...

PS: gostei da integração do sistema com o google assistente:
https://youtu.be/VGxKDdMJi18


Interessante.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento