Como você iniciou no GNU/Linux?

25. Re: Como você iniciou no GNU/Linux?

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 21/03/2014 - 19:27h

Eu comecei no meu mundo de informação com um Pentium 100 MHz com 12 Mb de memória dimm e HD de 3 Gb usando Windows 95, isso no meado do ano de 2002.

Depois disso troquei o Pentium 100 por um K6-2 500 Mhz com 32 Mb de memória e um HD de 10 Gb. Assim li sobre o linux numa banca de jornal e logo comprei uma revista que vinha com o Conectiva 8. Demorei quase 2 meses para poder instalar, sendo que não era problema com o conectiva e sim uma incompatibilidade de memória, pois até o XP não conseguia ter sucesso em sua instalação.

Depois do Conectiva fui para o Kurumin e assim fui adiante experimentar outros sabores desse maravilhoso mundo.

Já teste Slackware, FreeBSD, OpenSuse, Ubuntu, Linux Mint, Mandriva, etc...

Hoje atualmente, tenho algumas distros instaladas numa VM e o Sabayon, Mageia, Debian e Windows 7 na partição real do notebook...

O aprendizado fui adquirindo ao decorrer dos problemas que apareciam...

Hoje uso 90% GNU/Linux e outros 10% Windows (no trabalho e em casa para atualizar o sistema e as vezes para trabalhar com o AutoCAD).

...


  


26. Re: Como você iniciou no GNU/Linux?

Luis R. C. Silva
luisrcs

(usa Linux Mint)

Enviado em 21/03/2014 - 19:41h

Sai do windowsXP devido ao antivírus. Sim, o antivírus, que consome uma baita memória. E também pelas intermináveis atualizações e falta de interatividade com o sistema: eu configurava algo, mas não sabia o que estava acontecendo com o sistema.

Iniciei com Kurumin (Perfeito), depois com Ubuntu (até o 10.04 era perfeito). Testei outras: Slack, FreeBSD, Gentoo, Mandriva; com as quais me decepcionei.

Hoje sou fiel ao Debian testing, com interface Mate (não gosto do atual KDE, não me adaptei a lerdeza e estática do Gnome3 e do Unity e as outras são muito incompletas: XFCE, LXDE, Openbox, E17).


27. Re: Como você iniciou no GNU/Linux?

Marcos Baesse
marcosbaesse

(usa openSUSE)

Enviado em 21/03/2014 - 21:20h

pylm escreveu:

MBaesse escreveu:

pylm escreveu:

Entrei com uma decepção no Windows 8, chegou o momento que eu olhei pra aquilo e disse "mas que [*****] é essa?" e fui baixar uma iso do ubuntu (já tinha tido um contato bem básico outras vezes) e fiquei, comecei a ir pra novos mares, fiquei um tempo viajando entre Fedora, OpenSuse, Ubuntu, Mint, Sabayon, até chegar ao Arch e parar por aqui :)


Você não teve nenhum problema para se acostumar com tantas distros não? Tipo uso Ubuntu e distribuições semelhentes porque ainda nem me acostumei ao apt-get direito. Como você fez para se acostumar com tantas distros, trocava de distro a cada 2, 3 semanas ou só instalava mesmo, dual-boot..? Pergunto porque você usa GNU/Linux a quase o mesmo tempo que eu.


Só me enrolei com os rpm no OpenSuse e Fedora, o resto foi mais de boa (principalmente o entropy do Sabayon), também usei Gentoo por um pequeno período de tempo, o portage foi chatinho no começo mas depois, rapaz.
E o pacman é simples por si só.


Olha analisando o número de distros que vc já testou em pouco tempo, vou começar a experimentar outras que não sejam baseadas no Debian. Vou experimentar o Fedora(gostei bastante do Gnome 3, apesar de odiá-lo no início). Meu medo é gostar do Fedora e ficar decidindo no boot por qual distro escolher, rsrs. Mas vou usar o Fedora mesmo só pra ir perdendo o medo de outras distros e chegar a instalar outras como o Arch e o Slackware, para passar mais problemas com o Linux e aprender mais.
Bem, eu achava que o melhor era parar em uma só distro e aprofundar-se nela, mas acabamos por nos acomodarmos (pelo menos eu), então vou começar a mudar e melhorar um pouco. Até mais!


28. Como você iniciou no GNU/Linux?

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 21/03/2014 - 22:35h

Meu primeiro computador foi um Pentium 100 com 16 GB de RAM e clock 120 Mhz em 1997 inicialmente com MS-DOS 6.22 e Windows 3.11, mais tarde instalando o Conectiva Guarani 3.0 em dual boot no qual a instalação ocorreu bem sem eu saber nada de Linux, mas esta distro não suportou corretamente minha placa de vídeo pois o X Window ficava pela metade da tela e não soube resolver o problema e também nem tinha internet para pesquisar.

Depois de uns 2 meses comprei um CD do Conectiva Linux 5.0 numa Livraria na qual funcionou perfeito no meu hardware e foi ai que começou o meu aprendizado em Linux. Depois experimentei várias versões do Red Hat, Mandrake, Slackware e uma versão do Suse todas compradas em revistas de informática com CDs nas bancas de revistas, na época que muita gente ainda não tinha banda larga em casa e alguns nem internet discada.

De todas as distros que testei e que mais gostei foi o Conectiva Linux 5.0 (oficialmente foi o meu primeiro Linux), o Fedora 1.0 (única versão testada), o Kurumin 7.0 (única versão testada) e as 4 versões do Slackware que foi testada 10.0, 10.1 12.0 e a 13.1. Usei o SlaX Live CD 5.xx durante algum tempo também.

Atualmente uso Xubuntu 10.10 em um notebook e o 12.10 no desktop e no netbook.
Tenho dual boot no notebook e no desktop, sendo que uso Linux 99,9% e apenas 0,1% uso Windows, raramente apenas para testar alguma coisa.




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts