Alguém aqui sabe isso... [RESOLVIDO]

1. Alguém aqui sabe isso... [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 17/07/2017 - 19:17h

Alguém sabe como compor música? Não me refiro a letra de musica, mas sim combinar harmonia, ritmo e melodia. Eu estou querendo aprender sobre isso, realizar um velho sonho de aprender a criar músicas, digo, ter habilidade pra, inclusive, tocar qualquer música no pc (e criar, claro).
Alguém sabe ou já tentou fazer algo do tipo, pode me indicar por onde começo?

Vejo caras no youtube tocando música em instrumentos ditos simples e pra criança, mas puts, isso exige um conhecimento bem maduro pra reproduzir um som no programa. Falo desse video:


Queria tanto fazer coisas assim, mas nem sei por onde começar. Já tentei aprender a tocar violão mas as aulas eram muito monótonas e deixei de ir.


  


2. MELHOR RESPOSTA

listeiro_037
listeiro_037

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/07/2017 - 22:44h

Música é algo que sempre orbitou na esfera de meus interesses. Nunca tive tempo de me comprometer, porque possuía outros compromissos. Interesse veio desde criancinha. Quem nunca teve uma flauta doce? Ou um daqueles xilopianos?

Há coisas que somente desde cedo. Ouvido absoluto é uma delas. Conforme o tempo passa há uma dificuldade maior. A impressão de que tenho, é que no meu caso, para tentar medir um intervalo entre notas ou dizer qual oitava é, dá uma canseira extrema. Até tentar algum cálculo "útil" como uma raiz quadrada "de cabeça" parece menos difícil. Aprendizado de violino é outra coisa com idade-limite.

Arrume um instrumento. Se for um violão arrume um bom, que não desafine fácil. Arrume um afinador eletrônico. Melhor seria um teclado. Vá aprendendo o nome das notas. Brinque em aprender algumas melodias fáceis. Aprenda a tocá-las. Tente entender uma partitura simples, com uma voz.

Depois eu aconselho a você a começar pela teoria musical básica. Sobre escalas tonais e modais. Como se dá nomes aos acordes. Inversões. Claves da partitura. Simbologia de sustenidos e bemóis. Enarmonia. Essas coisas. A coisa é bem algébrica. Mas nada do tipo Dó + Ré = Mi.

Tendo uma boa ideia das notas, comece a tentar identificar intervalos no instrumento. Os conhecimentos podem ser testados com

https://www.vivaolinux.com.br/dica/GNU-Solfege-Software-de-aprimoramento-musical-para-Linux/

Quando você estiver mais acostumado com as notas, a cabeça funcionará melhor. Ficará mais fácil entender progressões. Apenas praticando as progressões é que se pode absorver o que há nelas. Teclado é melhor mesmo. Recurso de polifonia é obrigatório.

Há alguns livros sobre início de teoria musical. Os três mais populares são Bona, Pozzoli e Gramani. Um cara lançou Bona (domínio público) com mídias de apoio. Foi uma grande sacada.

http://www.livrariacultura.com.br/p/livros/artes-e-fotografia/musica/teoria-musical/bona-metodo-comp...

Necessário dar uma procurada. Não sei se esgotou mesmo.

Há livros sobre harmonia, mas sem praticar o básico são apenas papel. Digo por experiência própria.


3. Re: Alguém aqui sabe isso... [RESOLVIDO]

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 17/07/2017 - 21:57h

O lance é o seguinte...
Aulas de música...

Tem aulas em que você aprende cada nota, significado e tem a escala. Só assim você vai poder conseguir dar ritmo e criar melodias ;).

T+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";


4. Re: Alguém aqui sabe isso... [RESOLVIDO]

Kowalski
kowalskii

(usa Slackware)

Enviado em 18/07/2017 - 08:32h

Você já tem algum conhecimento musical? Toca algum instrumento, ou, conhece os acordes, notas e seu sons?
As dicas do @listeiro_037 são muito válidas.

Você pode ser músico autoditata. Eu toco guitarra, aprendo as músicas sozinho, tive uma iniciação com um amigo apenas.

Bom, voltando a pergunta inicial, se você toca algum instrumento ou já tem um conhecimento prévio fica mais fácil, porque ai você conhecendo alguns acordes (Ou os maiores, menores e sétimas pelo menos), você pode partir para conhecer o campo harmônico, que basicamente são as notas, ou acordes, que combinam dentro de uma tonalidade, é um receita de bolo. Podes também ver as escalas, maior, menor, pentatônica... e por ai vai. Isso é bem básico, mas já dá de fazer bastante coisa.

Agora se você não sabe os acordes, não sabe como eles são compostos, aí esse é o primeiro passo. Estudar intervalos, formação de acorde e entendê-los bem. Depois podes partir pro que citei acima.

São conhecimentos básicos, eu mesmo não sei muito mais do que isso, mas já dá pra começar assim. E claro, sempre importante treinar o ouvido, ouvir muita música, tocar junto com a música, quando possível tocar com outras pessoas.
Abraço
-----------------------------------------
---- Linux Counter #606350 ----


5. Re: Alguém aqui sabe isso... [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 18/07/2017 - 17:19h

Obrigado pessoal, vou seguir as dicas de vocês, valeu.


6. Re: Alguém aqui sabe isso... [RESOLVIDO]

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 18/07/2017 - 17:38h

Estude partituras também. Uma partitura é o "código fonte" da música.
Sabendo ler uma partitura você conseguirá executar qualquer música mesmo sem nunca tê-la escutado.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts