
ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 09/01/2020 - 00:06h
adrisiq escreveu: .... Me parece que o Linux está com problemas para se comunicar com seu adaptador, se for possível tente usar um adaptador USB.
rafaelquadros escreveu: .... realmente também acho que o leitor e o Linux não se entenderam bem.
Isso é fato consumado.
Mint, que é baseado em Ubuntu, tambem apresenta problemas de gravação em cartões de memória quando estes são inseridos no drive (dispositivo) para cartões de memória da máquina. A mídia é montada como "somente leitura".
O problema pode ser contornado inserindo-se o cartão de memória num adaptador usb e plugando-se o conjunto numa porta usb.
Outro fato consumado é uma certa incompatibilidade entre a libparted (na qual o Gparted é baseado) e o Udisks (no qual o programa Discos é baseado).
O fato do programa Discos mostrar uma mídia vazia (sem particionamento) confirma isso.
Estando o programa Discos aberto (ou mesmo fechado), se simplesmente abrimos o Gparted ou usarmos o "comando" parted (apenas para ver, sem alterar nada), o programa Discos agora (inexplicavelmente) verá o particionamento da mídia do cartão.
É possível tentar resolver esse problema, por tentativa e erro, usando vários programas de particionamento e ou formatação, inclusive editores de disco físico.
Porem os dados na mídia serão perdidos e não há nenhuma garantia que vá dar certo.
É um bug do Ubuntu, herdado pelo Mint que até agora, que eu saiba, não foi resolvido.
Não sei se existe em outras distribuições.