Como instalar o Linux !

1. Como instalar o Linux !

Francisco Aristides da Silva Filho
ChicoFilho

(usa Suse)

Enviado em 06/09/2007 - 10:06h

Amigos... possuo um notebook antigo (COMPAQ ARMADA 1130, 3.2 GB HD e 32 MB de RAM, Floppy 1.44, cartão PCMCIA de REDE marca MEGAHERTZ e um cartão de modem).
Já tentei instalar varias distros, mas sem êxito, acho que o problema sou eu que não estou fazendo o certo ! Bom, esses dias tentei instar o Linux conectiva 4, da seguinte maneira... usei a forma que tinha no manual ( isso mesmo , comprei a alguns anos atrás a VERSÃO PAGA,, rsrsrsrs ) e não me arrependo !!!
Então seguindo o manual, eu criei uma partição ( 500 megas, tipo fat32 ) com um único diretório chamado CONECTIVA, e dentro criei outros dois, o BASE e o RPMS, este último com os pacotes !
Inicio pelo disquete de boot, ele me pergunta o tipo de instalação... CDROM ou HD... informo HD... ele me mostra as partições que tem no HD e eu informo a partição que criei mas ele diz que não parece ser uma partição ou diretório com os arquivos de instalação do linux !!! Eu até pensei em instalar o WIN98, neste notebook, istalar um programa que lê e escreve partição do linux no windows 98, usar um particionador ( Partition magic ) para criar uma partição linux, mandar os pacotes para esta partição e sei lá, será que o programa de instalação poderia reconhecer esta partição melhor que a partição sendo fat32 ??
Vocês poderiam me dar uma opção melhor.... PELO AMOR DE DEUS !!!!!,,,,, rsrsrsrs
Estou ansioso para colocar o linux neste notebook, pois para mim, é o melhor sistema que poderei instar nesta configuração antiga !!!!! Aguardo ansioso a(s) resposta(s)! Obrigado ! Francisco Filho.


  


2. Re: Como instalar o Linux !

Fabiano de Melo Peixoto
melofabiano

(usa Outra)

Enviado em 06/09/2007 - 10:33h

Eu não entendi direito o processo que você está falando, mas uma coisa é certa: a partição fat32 para instalar o linux... É uma coisa pitoresca (apesar de ser possível). O linux trabalha com as partições ext2, ext3, jfs. É mais recomendado criar uma partição ext3 com suporte a journaling.
Isso, durante a instalação, deve aparecer a opção de particionamento.
Agora, a sua distribuição é meio velha. Não que isso seja um problema, mas a tendência é que o processo de instalação nessas distribuições mais velhas, sejam mais complicadas. Dependendo da sua velocidade de conexão, espero que seja boa, eu aconselho a baixar uma distribuição. Como a sua máquina possui um hardware mais "velho" nós temos como opção o Damn Small Linux (http://www.damnsmalllinux.org/), o Slax (http://www.slax.org/?lang=pt).
Eu aconselho pegar o Damn Small Linux por se mais fácil, mas caso a sua conexão não for das melhores, você pode pegar o Slax, apesar de necessitar de um conhecimento um pouco maior sobre linux.
Abraços.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts