Instalar Opera no Ubuntu 16.04

13. Re: Instalar Opera no Ubuntu 16.04

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 05/11/2020 - 14:03h

GabrielAugusto escreveu:

Posso utilizar o opera desse jeito? Que diferença isso tem pra outras formas de baixar o opera?
De qualquer forma, muito obrigado



O Snap é uma forma de empacotar e distribuir menos tradicional no universo GNU/Linux. O programa já vem distribuído mais ou menos com suas dependências "dentro" do Snap que vem com ele, e esse Snap pode ser instalado em tudo que é distribuição, de maneira que, é por isso que mesmo a versão LTS atual do Ubuntu sendo a 20.04, o Opera rodou no seu 16.04, entendeu?

Um dos motivos da Canonical estar defendendo os Snaps é sua suposta melhor escalabilidade, e maior facilidade de manutenção e controle pelo desenvolvedor. A Canonical está vendendo a imagem da Snap Store como a Play Store do universo Linux.

Alguns pontos negativos para você ficar atento:

- A segurança de uso na Snap Store pode ser mais confusa. Quando você usa o Debian Stable você tem uma certa segurança de uso dos repositórios do Debian, em que os pacotes foram maturados, testados e sofrem verifações de segurança, há inclusive um respeitado time de segurança no Debian que faz auditorias e correções. Já na Snap Store você tem que confiar no desenvolvedor do programa. Antes de te recomendar o uso do Snap do Opera por exemplo, eu fui no website me certificar que o pacote que eu recomendei era produzido pela equipe oficial do Opera, por exemplo.

- Eles atualizam automaticamente de maneira quase forçada, não há um switch global simples para desativar atualizações automáticas e essa é a razão de eu não usar Ubuntu mais, mesmo eu gostando do timing que eles tem para usar pacotes, e o clima mainstream em torno da distro. Um dos meus prazeres de usar Linux é ter um pouco mais de controle do meu sistema, e o apego pela forma de usar programas, de maneira que esse defeito foi bem em cima de uma ferida pessoal.

Pontos positivos que acho legal ficar atento:

- Já vi um dev do Ubuntu comentando que uma qualidade dos Snaps, que no momento não é tão apreciada como deveria, é que por ele colocar o programa dentro de "container", os navegadores que quando instalados dão uma espionada no nosso /home acabam não conseguindo fazê-lo mais. O desenvolvedor disse que no futuro iríamos apreciar isso mais, porém me pergunto se no futuro os navegadores não aprenderão a burlar essa defesa hehehe.

- Usar Snaps e Flatpaks pode ser uma boa forma de usar de maneira mais isolada do seu sistema um programa de terceiro que você eventualmente não sabe se eles fizeram um bom trabalho de harmonização com árvore de pacotes do seu sistema.

Pessoalmente dou preferências ao sistema de empacotamente tradicional instalado diretamente do repositório oficial da distro. Recorro a sistemas de empacotamente universal principalmente para pacotes de terceiros, ou quando preciso de alguma versão mais recente de um programa e por alguma motivo o Debian backports não me satisfaz. Quando o faço prefiro usar Flatpaks e Appimages, mas dou preferência aos Snaps quando uso Ubuntu.




  


14. Re: Instalar Opera no Ubuntu 16.04

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/11/2020 - 14:57h

-tente corrigir pacotes quebrados, depois tente novamente
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get -f install
sudo apt-get -f remove
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade



15. Re: Instalar Opera no Ubuntu 16.04

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/11/2020 - 16:29h


Na minha opinião, como está sendo difícil a instalação do Opera, aconselho fazer backup das pastas e uma instalação limpa do sistema para o Ubuntu 20.04 LTS. Assim fica tudo atualizado!

--------------------------------------------------------------
"Linux: several flavors, one way: - Freedom of choice!"



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts