Reconhecer outras partições com o Mandriva?

1. Reconhecer outras partições com o Mandriva?

Leandro
shirulkm

(usa Sabayon)

Enviado em 02/06/2009 - 17:23h

Olá, até pouco tempo atras eu usava o ubuntu junto com o Xp mas pelo modo Wubi, para aprender a mexer com linux. Mas por Live cd, achei o mandriva melhor "esteticamente" pq com o ubuntu ele não permanecia a resolução q eu escolhia e com o mandriva ele já entrou com a resolução certa, ambos pelo gnome.
Então tirei o ubuntu e particionei o HD e instalei o mandriva (acho q fiz cagada pq instalei sem a partição swap, mas tenho 2gb de memoria, posso deixar assim?) mas qndo eu clico em "Locais", aparece as outras partições q eu tenho(3 do xp), mas ele da erro e não abre, o ruim é q tds minhas mp3 e videos estão neles, tem como eu utilizar as outras partições do xp junto com o Linux?
Já cliquei em uma delas pelo gerenciador e cliquei em ponto de montagem e montar, mas depois disso, a partição q eu selecionei sumiu do "Locais"...


  


2. Re: Reconhecer outras partições com o Mandriva?

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/06/2009 - 17:37h

partições windows ntfs precisam do pacote ntfs-3g instalado e precisa que a partição seja montado com ela.

no manual do mandriva há como fazer:

In Mandriva Linux 2008, drives and partitions formatted with the NTFS file system can be made writeable via the use of the ntfs-3g driver. If the package ntfs-3g is not installed, install it. Then use the Mandriva disk management utility, diskdrake. Select the desired partition, unmount it, and switch to advanced mode. Change the partition type to ntfs-3g. Click Options, and ensure the checkbox labeled 'ro' is unchecked. Now mount the partition again. Exit, and save your changes.


Traduzindo...

No Mandriva Linux 2008, drives e partições formatada como NTFS podem ser escritas coma utilização do driver ntfs-3g. Se O pacote ntfs-3g não estiver instalado, instale ele. Então utilize o gerenciador de disco do Mandriva, diskdrake. Selecione a partição desejada, desmonte ela, e mudo para o modo avançado. Mude o Tipo de partição para ntfs-3g. Clica em opções, e asegure que o quadro chamado "ro" esteja desmarcado. Agora Monte a partição novamente. Saia, e salve suas mudanças.

ainda um tutorial em inglês de como instalar o ntfs-3g.
http://www.howtoforge.com/ntfs_3g_mandriva2007_spring

P.S: é recomendado utilizar o kde no Mandriva, pois há muitos programas do Mandriva que são feitos para o kde, que é o seu ambiente gráfico padrão.



3. Re: Reconhecer outras partições com o Mandriva?

Augusto André Souza
augustouser

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/06/2009 - 17:45h

3 partições com xp? Acho que vc quer dizer que tem 4 partições, uma com xp, duas para dados e outra com o Mandriva. Não é isso?

Bom, pra acessar as partições que não a que está instalado o Mandriva vc precisa abrir o gerenciador de arquivos como root. Qual o gerenciador de arquivos que vc usa? Dolphin, nautilus, Konqueror?
Dê alt+F2 e digite o comando, por exemplo para o dolphin "gksu dolphin". Depois vai pedir a senha de root. Pronto, agora vc terá acesso aos arquivos das partições.

Ps: E assim como o Genesco, eu tbm recomendaria o Mandriva com Kde.


4. Re: Reconhecer outras partições com o Mandriva?

Leandro
shirulkm

(usa Sabayon)

Enviado em 02/06/2009 - 17:46h

Então, é q em "tipo" já esta marcada como ntfs-3g. Dai fiz e não deu...
hauhauhau
Então, sou iniciante em Linux e mexi bem pouco com KDE, só por Live-cd, dai acabei preferindo o gnome, por isso q uso ele.


5. Mãos à obra

Edson Rosa dos Santos Júnior
edsonrsjr

(usa Debian)

Enviado em 31/03/2010 - 17:14h

Primeiro passo,

1 - Abra um terminal como root.

2 - Verifique qual a partição que você está querendo acessar:
# fdisk -l (irá mostrar sua tabela de partições e indicar os
os discos com NTFS)

3 - Crie um local de montagem. ex: /mnt/localdemontagem
# mkdir /mnt/localdemontagem

4 - Tente montar manualmente a partição:
# mount -t ntfs /dev/sda2 /mnt/localdemontagem

(note que /dev/sda2 refere-se à uma partição identificada pelo "fdisk -l" como sendo ntfs)

Verifique em /mnt/pontodemontagem se o conteúdo do disco apareceu.

Boa Sorte!