Como saber quando devo dar um upgrade na memória RAM do meu servidor.

1. Como saber quando devo dar um upgrade na memória RAM do meu servidor.

Francisco Antonio de Aquino Pessoa
FranciscoPessoa

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/07/2020 - 12:00h

Bom dia,

Pessoal estou com a seguinte dúvida:

Tenho um servidor com 8GB de RAM, sempre quando rodo o comando free me retorna que está usando apenas 2GB, porém os outros 6GB ficam alocados em cache.

Primeira dúvida: devo considerar que o servidor está usando apenas os 2GB ou que já está no maximo da capacidade (considerando os 6GB que ficam em cache)?

Fico em dúvida sobre essa questão, pois sempre que enche o cache começa a consumir SWAP, e quando vejo isso já penso que é devido a memória RAM não ser o suficiente.

Segunda dúvida: Quando o servidor começa a utilziar de sua SWAP, significa que realmente já está utilizando mais memória do que deveria?

Quando busco os processos com o comando ps ele não me retorna a memória usada pela aplicação em cache, isso me gera dúvidas, devo considerar o cache usado ao pensar em um upgrade para o servidor?

Para muitos isso pode parecer uma pergunta besta, mas sempre tive essa dúvida sobre o uso de memória/cache, agradeço quem poder me ajudar com essa questão.



  


2. Re: Como saber quando devo dar um upgrade na memória RAM do meu servidor.

Eduardo Avila
Eduamaro

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/07/2020 - 12:07h

Olá,
Creio que a memória em cache seja o linux tentando pré-carregar programas na memória para eles abrirem mais rápido quando você solicitar. Em tese o uso de ram aí está nos 2gb mesmo. Qualquer parte desses 6gb em cache, se for necessário ele só libera e usa normalmente como se fosse ram livre.
Quando ele começa a usar swap é uma descrição bem vaga, o quanto de swap ele usa? A memória em uso continua nos 2gb?

Porque o swap não é só transbordo de memória pra quando falta memória, mas também para quando algum programa está inativo e é "hibernado".

Uma boa maneira de saber se precisa de mais ram ou não é ver se o uso de swap está muito alto durante muito tempo e se isso tem afetado a performance do seu sistema.

Se o uso de swap não está absurdo, uso de ram está baixo como você comentou que parece estar, e não tem nenhum impacto de performance, então está tudo ok.


No trabalho quando os servidor linux "topa" a ram e começa a bater bastante na memória paginada na hora os serviços ficam lentos, dando timeouts, e as vezes funcionando de maneira zumbi até.