Como fazer smart-notifier alertar ?

13. Re: Como fazer smart-notifier alertar ?

Henrique
Henrique - RJ

(usa Outra)

Enviado em 04/09/2017 - 18:41h

A importância de se monitorar HDs

http://www.mariolb.com.br/LinuxDocs/smartmon-tips.html


  


14. Re: Como fazer smart-notifier alertar ?

Henrique
Henrique - RJ

(usa Outra)

Enviado em 10/09/2017 - 08:39h

Lembrei que aqui no Kaiana ( derivada do Kubuntu ) já tem o udiskd ( udisk-daemon ) instalado e carregado que alerta caso o SMART do HD fique fora do normal.

Esse udiskd parece que verifica o estado do SMART de tempos em tempos e acho que alerta por popup em caso extremo.

Mesmo assim acho importante ter o smartmontools instalado com o smartd dele ativo pois mantém uma tabela com todas as leituras feitas do SMART desde o início da instalação o que me permite avaliar a saúde do disco se estável ou não.

O smart-notifier continuo tentando resolver no fórum mundial do Ubuntu. Agora estou tentando saber se tem como mudar a ordem de boot dos programas que carregam na inicialização para fazê-lo carregar antes do smartd pois assim poderei ver o alerta de teste dele por popup no boot que não está mais acontecendo.


15. Re: Como fazer smart-notifier alertar ?

Henrique
Henrique - RJ

(usa Outra)

Enviado em 17/09/2017 - 06:02h

Consegui resolver o probleminha que estava tendo e que todo mundo deve ter ( principalmente instituições que usam vários HDs em seus PCs e que necessitam de um monitoramento deles ) para quem usa o smart-notifier com o smartmontools na inicialização do sistema que era a não abertura do pop-up de alerta quando alguma variação importante ocorrer no SMART.

Agora está prazeroso ver o alerta de teste aparecer toda a vez que ligo o PC confirmando que está operante. Até fiz um teste adicional incluindo a entrada " -C 3 " no smartd.conf que aciona o alerta para o atributo " current pending sectors count " só que para o ID 3 ( raw read erros rate ) daqui que já possui registros e que por isso engana o smart-notifier fazendo-o abrir um segundo pop-up de alerta.

No momento tenho a confirmação certa de que os pop-ups de alerta serão apresentados em caso de registros não estabilizados ( raw ou data ) do atributo " current pending sectors count ", do atributo " uncorrectable sectors count " e do alerta de teste ( -M test no /etc/smartd.conf ).

Agora, fazer o smart-notifier alertar por pop-up para toda a variação que o smartd acusar no /var/log/syslog como eu queria ao abrir este tópico não dá pois o smartd não foi programado para isso.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts