"O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

13. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/04/2010 - 15:09h

Tem uma grande firma em um bairro relativamente próximo à minha casa que está anunciado PCs bastante convidativos "com Linux Ubuntu instalado". O hardware descrito nos anúncios em detalhes, é bastante atual e de boa qualidade.
Acho que isso é uma boa iniciativa, pois apesar de desconhecer QUAL a versão do Ubuntu (pode ser 8.x, 9x, não se sabe), qualquer uma dessas versões preinstalada em desktop propiciaria ao usuário uma boa utilização de seu PC,sem ficar devendo nada ao Windows XP Home ou ao Seven (ao Starter então, nem se fala) e com um esforço de adaptação mínimo.


  


14. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2010 - 15:12h

Na realidade, as pessoas não querem fugir do que estão acostumadas. A maioria, pelo menos aqui na minha cidade, nem sabe direito o que quer dizer "Sistema Operacional". Pegam o PC, levam pra um técnico botar um XP pirata, pagam uns R$ 80,00 e saem usando, se tiver algum probleminha pra instalar uma impressora, chamam o técnico. São poucos os usuários comuns que formatam e instalam o sistema.

E como disse o nosso amigo ggxadez, o sistema é uma ferramenta. Um meio, não um fim. E a maioria tem preguiçpa de conhecer o novo. E acho que distros como Ubuntu, Big Linux, Suse, etc. Servem melhor aos sem conhecimentos nenhum de informática do que o inseguro e instável Windows. Vejam o caso da minha irmã:

Ela usa o PC pra orkut, MSN, e apresentações do (reparem no vício de linguagem) Power Point. Com o Windows XP (o note veio com Vista que ela pediu pra tirar) ela ficava de três em três meses me pedindo pra formatar - descuidada, ela enchia o PC de vírus, spans, e tudo mais. Ficava uma carroça!

Até que na última vez, eu já desacustumado com o WIndows, instalei o Xubuntu. Pronto, na primeira vez que ela foi usar: "Ui kaffu! Eu não quero isso daqui aqui!"
Ela não fugiu do comum, rejeitando o SO antes de conhecer. Assim, tive que ser um pouco enérgico, mostrando pra ela que os atalhos para o navegador que agora seria o Chrome e não o Opera, e para o MSN, agora chamado de emesene, estavam alí do lado do menu como sempre. E esse sistema é mais rápido e mais seguro.

"Então tá"

Conclusão: Nunca mais tive que me encomodar com o computador dela.

Uma prima da minha namorada tbm comprou um PC com Linux, Satux. Eu perguntei pra ela o que elas estavam acando do PC. Ela me disse: É bom, facil e tudo, mas ela já chamou o cara pra colocar Windows. Daí eu fiquei... o que justifica essa mudança se não pura preguiça de aprender o mínimo e rejeição ao novo?

Pra conquistar o usuário comum, a distro tem que vir pronta e acessível, e tem que ter alguém lá instigando a pessoa a conhecer o novo, se não, não rola, é a chamada "Avareza cognitiva"



15. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2010 - 15:30h

É disso que falo, Teixeira.
Acho que é até direito do consumidor saber qual distro virá.
É até engraçado, fui numa filial de uma loja de móveis e eletro regional aqui só de curiosidade pra saber qual distro vinha em um note. Todos me diziam: É Linux. Nã sabiam dizer mais nada.
Legal a iniciativa deles aí
Uma leitura pertinente: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Sera-este-o-ano-do-Linux/



16. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2010 - 17:44h

Cada um na sua...


17. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 26/04/2010 - 18:19h

ilsahec, sim cada um na sua, pq isso tb é Liberdade... Liberdade...

até para....olha comprei um coreI7! caro prá burro! tem 6 giga de RAM! veio com win 7 ultimate...

mais mandei tirar! só sei usa XP! rsrsrsrrs

e tá rápido! rsrsrs

e os 3 giga de RAM a mais...vão ficar dormindo bonitinho no "slot" que a pessoa não sabe o que é rsrsrsrsr!

como vai ficar rápido o orkut.. no CoreI7! rsrsrsrsrrsrsrrs


18. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 26/04/2010 - 18:30h

É justo colocar a culpa no "Linux", por existir Distros demais e "ruins"?

Não tenho duvida em afirma que NÃO!

Existe varias distro porque é Livre, nasceu com esse propósito.

Se fosse diferente, se o Linux fosse fechado, talvez nem teria sobrevivido, ou nem teria a quantidade de códigos escritos, nem suportasse tantas arquiteturas, tantos hardwares, nem estariamos aqui discutindo se a emprensa X escolheu a distro errada, se o usuario prefere a Distro X, então, sempre vai existir Distros ruins, assim como existe as excelentes e ponto.

E infelizmente esse carma ele terá que carregar pro resto da vida. Por mim tudo bem, já que tenho liberdade de escolher e isso é o que importa.


19. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2010 - 23:30h

também sou fã da liberdade e do poder de escolha que o Linux te dá. Distros ruins são um efeito colateral.

haha... muito massa a histórinha do core7!


20. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/04/2010 - 00:11h

concordo com o albfneto, há distros demais, mas o que falta é bom-senso, o que não pode é colocar um slackware, gentoo na mão de um usuário leigo, ele vai fazer 'm' pois só sabe empurrar mouse, e ainda sairá criticando o Linux.
Nada contra o Gentoo ou o Slackware, são distros excelente, mas estão a anos-luz de um usuário do windows.
O comerciante não tá nem aí para o pobre consumidor, depois que assinou o contrato o problema não é mais dele, seria perfeito se cada micro que fosse vendido tivesse um Ubuntu ou Mandriva instalado, mas sabemos que não é assim, culpa do Linux!


21. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/04/2010 - 00:39h

Vivemos num mundo fast-food.
As pessoas querem as coisas prontas e rapido.
Ninguem, poucos, querem aprender.
Aprender dói! Aprender é um desafio!
Vivemos num país de acomodados metidos a espertos que acham que procurar uma senha p/ desbloquear um programa é saber usar um SO.
O dia que criarem um windows anti-pirataria vai ser o caos na terra!
Linux é p/ quem não é acomodado e que gosta de certos desafios!
Não é p/ qualquer um mesmo...não que seja dificil ou que precise ser genio: mas tem que gostar de aprender!


22. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/04/2010 - 20:47h

Tenho percebido que usuários de Apples não se metem em discussões desse tipo. Eles simplesmente usam em silêncio, desfrutam e deixam quem quiser se lascar com aquele "outro" S.O.

O que ocorre é que a Microsoft e seus pseudo-associados não respeitam as características de hardware daquilo que já se chamou um dia de "IBM-PC", e fazem tudo compatível apenas com o padrão de software da Microsoft (interesse a curto prazo) e não com o padrão de hardware desenvolvido pelo IBM.

Nesse ponto, as (diversas) versões de Linux conseguem tirar o máximo de proveito do hardware original e conseguir maiores velocidades, maior estabilidade e grande economia de recursos, notadamente de memória RAM.

Linux retribui MUITO MAIS por megabyte. Se alguém conseguir PROVAR o contrário, que o faça.

Quem não tem argumentos verdadeiros, geralmente inventa historinhas...


23. Re: "O Linux não deixa" [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/04/2010 - 23:24h

Teixeira.
Acho que isso não acontece com usuários MAC pq esse sistema é muito mais fechado do que o Windows: só roda em computadores Aple, diz que pra ser lançado um programa pra Mac, precisa antes passar pelo crivo da Aple, vc provavelmente não tem um acesso fácil a arquivos de configuração. Enfim, num MAC, vc está sobre tutela da Aple. E mais: geralmente as pessoas que usam MAC não são muito ligadas ao sistema. Gostam da estética e do status do produto, afinal um MAC é (bem) mais cara que um PC com Windows. (elite financeira)

Agente quer tanto promover o Linux pq, pelo menos pra mim, a filosofia inerente ao sistema é envolvente. Linux é nosso, é liberdade, fraternidade, tudo isso não te deixa parar, nos sentimos co-autores disso. MAC e Windows são produtos comerciais.

Desculpe a ignorância, mas essa IBM, que apoia o Linux, foi a empresa que criou o primeiro computador, né?... não entendi direito esse negócio da Microsoft que falaste.

Grande Abraço!


24. O que é PC?

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 28/04/2010 - 00:23h

kaffu

A IBM não criou o computador, criou o *primeiro PC - computador pessoal, de mesa, computador domestico; e esse padrão de hardware (IBM-PC - 1981) foi o adotado pela Microsoft para rodar o seu produto - o DOS/Windows.

Enquanto isso a Apple criou outro padrão de Hardware para usar no Lar - o Macintosh (1984).


* na verdade existiram outros computadores domésticos antes de 1981, mas não tiveram o sucesso do IBM, talvez pq os CPUs eram muito fracos, inferiores ao 8088 da Intel, digamos.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts