Mexer no Linux

13. Fácil não é não!

Rodrigo Montenaro
montee

(usa Fedora)

Enviado em 02/10/2008 - 15:39h

Galera quem disser que mexer no Linux é moleza tá brincando com cara dos demais. Pq, fácil não é não.

Ele é totalmente diferente de qualquer coisa, principalmente do Windows que é um SO que está mais que difundido entre os usuários do mundo e principalmente no Brasil. Gostaria realmente de poder dominar a ferramenta como um usuário Desktop pois preciso dele para ter no meu escritório (empresa). Não tem um arquivo que você baixe da internet que basta só clicar no "fio-duma-egua" e ele instala e pronto, sempre tem uns lance de "tarado-digital" #yum -r -uhgt -open xyz gthancbetr e por aí segue....!

Linux não é amigável nem "*Udendo".

Só mais uma coisa, vou aprender a mexer em Linux e com certeza vou lembrar dos meus tempos de "noobice" e farei Post's claros e objetivos sem muitos "#yum za -r -open.rpm XYZ e falar uma língua que todos os iniciantes possam entender. PQ tem um monte de Zé-ruela que fica querendo tirar uma onde de sabidão e só fala umas coisas que iniciantes não entendem e ao invés de achar que o cara sabe e tals, ficam com raiva do jumento que abriu a boca e falou em código binário, que que custa falar em Português? Mas não, o zé-ruela quer dar uma de sabidão mas na prática não sabe nem o que é Pastel de cabelo.

PRa finalizar: FÁCIL é com C e acento grave do "A". "Fassil" é [*****], é "difissiu" :-S !!!!! Tá vendo o cara sabe até instalar um Sistema Linux de olho fechado, mas na hora de escrever algo para se comunicar com os demais Escreve [*****], vai ver o #yum language -inteligência está ativado!!!!


  


14. Re: Mexer no Linux

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 02/10/2008 - 16:25h

gente, claro que existe um tempo de aprendizado, mas existem em ler o guia foca e alguma outra fonte para sua distro, sei que aprender linux é mais simples do que parece. Quanto aos cursos, totalmente dispensável, pois existem muitas formas de aprender sem precisar gastar 1 real pra isso. Amigos, guias, google, vivaolinux,fóruns e comunidades são apenas alguns exemplos de fontes gratuitas. Acho que o que prende os usuários no ruindows é a falta de prática e falta de força de vontade em aprender. Conheço usuários que rodam linux em dual boot, e só entram no linux quando estão com vontade, mesmo com livecd. Se não treinar não aprende, não tem jeito.


15. Re: Mexer no Linux

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 02/10/2008 - 16:39h

Olha, Linux é diferente, ,mais é muito mais legal, mais customizável e mais rápido.
Eu acho até mais bonito.
O que vc mandar fazer ele faz... Isso eu concordo... em modo root sim! a idéia é essa!
Deixa eu tranquilizar vc.
Que o Linux estraga o DVD-ROM, o HD, A placa de vídeo... é UM MITO, é até uma mentira. isso é dos primórdios do Linux, quando o pessoal que usava win, falava isso. o que acontecia é que vc perdia o acesso ao periférico, se não configurava direito, mas os linux modernos reconhecem tudo automatico, como faz o win.
O que eatraga? estraga o Sistema, pd perder boot, perder o linux, mas é daí? tá aprendendo mesmo... Instala de novo!, não é dificil.
e se praticar com ul Live CD ou DVD, não estraga nada, pq não tá instalado ta no CD.
experimenta, baixa uma ISO, se tá sem linux, queima com Nero, bem devagar, depois da boot...
Vai no menu, tenat usar Firefox, acessar rede, criar atalhos, ver vídeos...
bvai ver que legal.
escolhe uma distro fácil, prá começar (minha opinião: Ubuntu, kubuntu, Kurumin NG, BigLinux, epidemic linux, resulinux, satux), queima o disco de boot r experimenta usar.
A genre ajuda muito, faz parte da Filosofia do Linux e do SOftware Livre.
Procurando na Net, vc pode inclusive talvez achar um tutorial com animação online , ou um curso básico gratuito.


16. paciencia

antonio angelo
tonitux

(usa Mandriva)

Enviado em 03/10/2008 - 00:16h

Amigo todos temos qualquer coisa uns dos outros,e perguntar nao e preciso ter vergonha,pk todos unidos nos ajudaremos uns aos outros,e assim vai cada vez melhor o nosso querido Linux,por isso se voce quer um tutorial completo sobre como entender o linux entao va ao site Apostilando.com que la tem mts e de graça so precisa se registar,e dp se voce tiver alg dificuldade entao entre no forum e seja humilde pergunte que alg lhe rxp.Espero,e desejo que se junte a nos e venha a ser um grande Linuxeiro ta,um abraço.Tonitux


17. Re: Mexer no Linux

Rogerio Domingos de Freitas
freitasrdf

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/10/2008 - 07:31h

quanto aos cursos vc se puder faça sim porque vc pode ter duas formas de chegar, a rápida e a lenta, com um instrutor mastigando tudinho prá vc, facilita a digestão. Agora tudo é o foco, prá que vc quer um computador, só prá acessar a net, não terá muita diferença do M$ Ruindows, mas se vc for usar como server, ai sim tem grande diferença, estabilidade, escalabilidade, e prá vc ir a fundo nisso somente varias horas de pesquisa ou num curso.


18. olha

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/10/2008 - 15:32h

só um detalhe: estragar hardware devido a configuração errada, acontece até mesmo com windows e isso NÃO É MITO!!!! Experimente utilizar um driver de monitor/video errado no seu windows com a tela toda distorcida por 6 meses e veja o que acontece com seu monitor... experimente usar uma instalação de windows mal configurada para o gerenciamente de energia do notebook e veja o que acontece com seu hd e até mesmo processador caso as ventoinhas não sejam acionadas juntamente a outros probleminhas...
a verdade é que nada se queima de uma hora pra outra do tipo digitar um comando # queimar o hd ... isso não existe... mas hardware mal configurado durar menos existe em qualquer plataforma.
A diferença que no windows os drivers do fabricante vem tudo prontinho para o windows, basta um duplo clique, next next finish e pronto...


19. aprender...

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/10/2008 - 15:41h

em relação a aprender, não se pode generalizar muito as coisas....
Existem varios tipos de aprender.
O usuário que utiliza seu computador para acesso a internet, documentos, textos, planilhas, e alguns programas basicos de audio e video terá total facilidade em qualquer ambiente, somente a mudança pode ser um pouco trabalhosa devido ao costume da pessoa.
Já um usuário avançado, dependerá muito da distribuição linux pois tem distros com ótimas ferramentas que tornam a administração do sistema tão facil quanto windows para usuários avançados.
Uma pessoa que vai montar um servidor de arquivo, web, impressão, proxy, firewall, etc... a mesma coisa vale, tem distros tão faceis (senão mais faceis) que windows, e tem distros que te permitem fazer tudo na mão para aqueles que gostam de digitar comandos...
Dependendo do que a pessoa quer o linux pode se tornar mais dificil que o windows... Se a pessoa é aquela q fica navegando no baixaqui fazendo download de qualquer porcaria... a maior parte do legado de software (por diversos motivos) é para windows e o jeito facil windows (vulgo .deb, .rpm, apt-get etc) não tem tanto programa disponivel assim, alguns estão em somente um formato, outros somente o fonte disponivel e realmente acaba nesse ponto dificultando para os novatos.
O resto é simplesmente dificuldade no uso dos softwares que por mais que se discuta a Microsoft e algumas empresas que não desenvolvem para linux ainda é pioneira, mas neste caso, pouco importa o sistema operacional.


20. Linux ou Win

Fabiano de Carvalho
pessauro

(usa GoblinX)

Enviado em 04/12/2008 - 17:57h

O Windows é uma [*****], mas operar algumas configurações avançadas no Linux, pode não ser tão fácil para usuários leigos!
Resumindo, mexer no linux requer dedicação e sempre muito interesse.



21. Re: Mexer no Linux

bernardo
bernardo2

(usa Outra)

Enviado em 03/07/2009 - 20:24h

como eu instalo programas no satux? é defeito nele ou tem que instalar algum hardware antes?


22. Re: Mexer no Linux

Marcos Paulo Ferreira
Daemonio

(usa Slackware)

Enviado em 03/07/2009 - 21:23h

Fala Bernardo, desde que seja um linux, a instalação via compilação dos fontes irá funcionar. (Dê uma olhada na turma: ./configure, make, make install)

Acho que o satux é baseado no debian, então você pode instalar os binários diretamente via dpkg ou apt-get.

Agora é sua vez, aproveita o embalo de 'mexer no linux' e de todos os discursos feitos acima e prove sua dedicação dando uma olhada nos tutoriais de 'como instalar programas' aqui no vol.

flw


23. curso ?

M4iir1c10
m4iir1c10

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/07/2009 - 22:05h

Olha eu nunca fiz um curso de Linux, quando eu fiz um curso de informatica era na epoca do win95 :)
Tudo oque eu aprendi foi fuçando e eu nao em considero um leigo, nem um profissional, porem eu me viro bem com os dois sistemas, quando eu uso um MAC porem... ai que desastre...

Eu entendo que e normal voce usar um sistema e ao trocar esperar que o novo sistema funcione exatamente igual ao sistema que voce ja esta acostumado, por exemplo.

Quando eu comecei com o Linux eu queria fazer as tarefas do mesmo jeito que e feito no windows, hoje eu leio as perguntas e tem uma galera que faz a mesma coisa que eu fazia naquela epoca.

Hoje quando eu tento fazer algo no MAC e ele nao funfa, volta e meia la estou eu abrindo um terminal e dando comandos (tipico costume de usuarios do Linux), enquanto os meus colegas resolvem tudo na interface grafica.

Agora quanto a queimar hardware usando software e possivel se voce criar um programa para isso em assembly, tem alguem aqui, que pelo menos sabe oque e assembly? imagine alquem que programe em assembly...

Nos somos uma especie em extinsao.


24.

Demi Rodrigues Sousa
nimopank

(usa Debian)

Enviado em 03/07/2009 - 23:36h

tipo assim, si vc quiser instalar uma placa, procure aki no viva o linux, si quiser fazer alguma coisa e não sabe, veja aki no forum...

e assim vai.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts