LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

1. LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

Lílian  Arx Jaaneman  (")>
RaceHorse

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2010 - 03:15h

Acabei de ler um artigo (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Microsoft-anuncia-em-sites-Linux/) que concordo em genero,número e grau.
Também me incomoda saber e ver como o dinheiro pode comprar consciencias.
Sempre amei o SL, talvez porque devo ter sido queimada na Inquisição na IM por rebeldia: odeio imposições! Não o usava antes (meu pc só tem 2 anos...), não tinha micro; quando trincando os dentes detonei o m$, há uns 7 meses, jurei a mim mesma que, ou eu conseguiria montar ou me enforcaria num cabo-de-força! mas nunca mais usaria aquela coisa.
Antes de ler esse artigo, desconfiava do 'sumiço' de perguntas ou respostas sobre o SL, em determinada Rede, que quase me rende uma expulsão por minhas atrevidas defesas à liberdade e obviamente, ao SL.
Há uns meses atrás escrevi um post no meu Blog sobre ele, e minhas desconfianças de ataques sujos, muito antes de ler o referido artigo.
A estratégia mudou. Nada 'melhor' que esculhambar o LINUX dentro da casa dele, usando seus próprios 'filhos'- e alguns estão sendo 'recrutados'. Isso chega a ser assustador.
"...Miguel de Icaza, co-fundador do GNOME, atual vice-presidente da Novell e cabeça do projeto Mono, cuja descrição coloca em uma mesma frase o código aberto e o .Net, continua sendo uma pessoa cujos movimentos são acompanhados por parte da comunidade de software livre (incluindo em destaque nesta lista o fundador do movimento que adota este nome), e agora tem um título a mais para descrevê-lo: ele foi nomeado “Most Valuable Professional” (MVP) pela Microsoft." (http://br-linux.org/2010/miguel-de-icaza-agora-e-mvp-da-microsoft/).
Há uns meses atrás reclamei na Launchpad, porque vi um certo site na net vendendo UBUNTU - Ora, não seria seu DESENVOLVEDOR o único que poderia fazer isso? além do que, QUEM garante que seu kernel não teria sido modificado - para dar errado,por exemplo, e acabar com a reputação do SL?
Dá para acreditar que a m$, dia 20 p.p, criou um evento: como aumentar a segurança em ambiente misto Linux, e ela? Seria a mesma idéia de sites LINUX ganhando dinheiro com propagandas de softwares 'dela' ?
-Ideologia é vendável? até que ponto? (saudades do Cazuza!)
Ponto para Stallman e Linus!
"Gostaríamos de ter um lugar onde os desenvolvedores possam entrar e trabalhar para tornar o Linux mais eficaz e ter uma melhor interoperabilidade com os produtos da Microsoft. E nos gostariamos de fazer isso com o Open Source de maneira que não esteja vinculado com nenhum contrato de marketing, que não seja vinculado com nenhum contrato especifico, que seja aberto e que qualquer pessoa da comunidade possa participar" disse Jim Zemlin, em 2008.
HA HA HA HA!
Deve ser tb por isso que ela anda dizendo por aí que "um terço de seus softwares sai de fábrica com LINUX"!
Ela não 'abriu' os códigos por ser boazinha, e é de 'emocionar' o 'reconhecimento' dela pelo crescimento do Linux!
Já sabemos do relacionamento íntimo dela com os Bilderbergs (Illuminati/Rotschild...) mas o Google também entrou nessa...
- Será que a liberdade do SL está com dias contados?

Uma chamada num site em 2009:
"O criador do Linux, Linus torvalds, afirmou que o kernel (núcleo) deste sistema operativo (SO) está "enorme e mais pesado".

E o adm pergunta:
"O que acha? Está o Linux a tornar-se um Windows?"


  


2. Re: LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

Lael Lacerda
lael

(usa Fedora)

Enviado em 27/01/2010 - 09:03h

Compreendo esta angustia compartilhada por vc, entendo que tudo esta andando para o mesmo lugar.Aqui no VOL muitos dos nossos colaboradores abrem discuções sobre "Linux x Ruidows lixo Captalista", no entanto será que hoje não estamos sendo hipocritas em falar isso???
Será que nosso tão amado linux não esta se "captalizando" também????
...ninguem nesse mundo trabalha de graça, alguns trabalham por reconhecimento, outros só por dinheiro, mas de graça ninguem trabalha....


ps: posta o endereço do seu blog ai pra gente dar uma olhada...


3. Re: LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 27/01/2010 - 09:26h

Acho que nao concordo totalmente. Nao e Consciencia comprada! Os sites Linux, precisam se manter! Porque nao aceitar anuncio da Microsoft?
o que acho, e que se a Microsoft quer gastar o dinheiro dela anunciando em sites Linux,problema dela... e gasto a toa, porque o publico do Linux e diferente do Windows.... Em sites Linux,os membros usam.... LINUX, nao adianta, nao irao trocar Linux por Windows!
Esta em outro estagio. Geralmente quem usa so Linux, ja USOU e nao mais VAI USAR Windows.
Quanto ao tamanho do Kernel, e normal que aumente... o hardware muda, aumenta e o Kernel precisa reconhecer o hardware!
e depois, lembre que em Linux, vc tem sempre a opcao de modificar o kernel e recompilar tirando tudo o que nao vai usar, mas o Kernel completo precisa ir para Distro! Que adianta um live CD com um kernel limpinho e leve, se ele so vai funfar, num 486 velho?
Agora, o Icaza e uma excecao, ele esta mesmo meio vendido, mas lembre... O GNOME estava em dificuldades financeiras...
Ubuntu.. lembre da propaganda nao falsa onde a foto de Bill Gates aparece e ele fala ` I reccomend Ubuntu`,,,nao e gratuita, e claro que a Canonical pagou Bill Gates! Ubuntu e a Canonical tambem precisam de dinheiro.
Muitos diriam, e um Fake, nao pagou...
se nao pagou, e um Fake feito pela Canonical, ela tambem tem praticas de Etica Discutivel, nao e so a Fundacao GNOME.

http://www.jorgebernal.info/2006/10/28/fake-ad-i-presume

A Microsoft ta envolvida sim, com software Livre..mas isso e outro assunto, nao e razao financeira a priori, ela nao ta vendida ao Linux... ela ta e com medo...
ta com medo de Linux e Google OS... Linux tem acada vez mais adeptos no Mundo e esta cada vez mais facil, estavel e eficiente....

Quando funcionar simples, so clicando, como windows... quem vai usar software caro e pouco eficiente, pq pesadissimo?

e vai ficar assim... facinho o Linux? Sim, tem gente escrevendo milhares de linhas de codigo todo dia, no mundo todo, de graca ou a pagamento,, Linux nao vai piorar... vai melhorar cada vez mais e mais rapido que o Windows, pq quem faz windows e so a Microsoft e que faz Linux e oMundo...
isso assusta o Tio Bill e sua companhia, ele precisa fazer media com o software livre, senao morre...
a alguns anos, o Linux era apenas um pequeno Pinguim, com usuarios que eram apenas uma meia duzia de gatos pingados experts...
nao ameacava a toda poderosa companhia MS.. Deixe eles usarem o Linux deles...
Agora nao!

a muitos anos, a MS fez concorrencias desleais e matou outros SOs proprietarios, como o excelente OS2 Warp...
Nao conseguiu fazer isso com Linux.... e nao tava interessada, tao poucos eram os users...

Quando acordou, era tarde demais... aquela coisa `de Comunista` era agora, um monstro devorador, uma ameaca real...
e media com o software livre e para convencer usuarios livres mais incautos... `Olha, eles sao bonzinhos, fazem software livre, vamos usar coisas Microsoft`...


4. Re: LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/01/2010 - 15:52h

Decidi usar linux pela segurança e pela estabilidade.
É o que me interessa.
Se algum outro SO me porporcionar isso eu mudo, desde que não custe muito caro é claro....rsrsrsrsrs


5. Linux não é e não será um Windows!

Hugo Sousa
goj1

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2010 - 16:19h

A M$ viveu o tempo todo copiando, modificando e aperfeiçoando a aparência de softwares da apple e outras empresas de TI. Ora, sabemos que em TI a criatividade está em copiar e saber esconder a fonte. (ERRADO!). Uma supernova surgiu para revolucionar essa teoria: Linux.

A M$ morrerá se ela incorporar o mundo linux, imaginem as manchetes: M$ se rende ao mundo linux. Vocês lembram o que ela fez com a apple? E quer repetir a dose com o pinguim!

Mesmo que isso aconteça o linux sempre será o melhor (na minha opnião), enquanto houver hackers espalhado pelo mundo, mentes livre e humanas. Por isso estou estudando para ser um deles para não deixar esse universo open source morrer.

Haverá ramificações linux, sem dúvida. Mas não devemos confundir isso e acreditar que o linux está se tornando um Windows da vida. Como foi dito, ninguém trabalha de graça e ninguém quer morrer de fome!


6. Re: LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

William Maggi Pardalz
pardalz

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2010 - 16:20h

tudo depende da flexibilidade do rabo da largatixa.. que [*****], eu gosto de linux para trabalhar e de windows para jogar.. tenho os 2 no meu notebook, ubuntu 9.10 e windows 7, nao tenho o que reclamar de ambos... os 2 trabalham perfeitamente para minhas necessidades... fazer o que? se o linux passar a ser pago, vamos pagar.


7. Re: LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

Hugo Sousa
goj1

(usa Debian)

Enviado em 28/01/2010 - 01:46h

Em termos ele já é pago. Não esqueçamos daqueles que pagam pelo suporte, expirado o tempo gratuito!
E ele se tornar proprietário eu terei o maior prazer em pagar, desde que não seja absurdamente caro!


8. Re: LINUX: Liberdade, Idealismo - Sine qua non

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/01/2010 - 02:45h

Pagar por um suporte é gratificante quando ele é temporâneo e eficaz.
Ninguém gosta de pagar por um serviço que não venha a ter, ou que fique "enrolando", colocando a culpa ora na rebimboca da parafuseta ora na rebimbela da parafusoca.
Empresários que já acordaram para essa realidade tem migrado cada vez mais para Linux (e outros sistemas open source) exatamente por causa disso, para fugir da "embromation" e do monopólio.
Faço manutenção de um site hospedado gratuitamente e que trata de assuntos relativos ao Evengelho de Jesus Cristo. Porém os anúncios (de propriedade do "host") por vezes são de medalhas do são fulano e do são ciclano, e de outras religiões não-cristãs. Fazer o que?
Aqui no Rio tinha uma concessionária Chrysler que tinha uma Kombi para transporte dos clientes...

E quanto ao linux tornar-se um windows, não. Não há condições para isso. Mesmo que uma ou outra distros sigam aquela mesma filosofia, as demais não seguirão por esse caminho.

Além do que, os motivos que nos levaram a escolher GNU/Linux não foram porque é "de graça", mas porque é mais estável, mais seguro, mais leve, mais completo, mais simples, etc. (cada um coloque aqui o seu próprio "et cetera"). Já existem hoje em dia empresas que pagam com satisfação para rodar suas redes em GNU/Linux e ainda reconhecem que estão fazendo economia.


9. ?!

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 28/01/2010 - 02:56h

Não sou muito simpático a radicalismos. Acredito que esta postura afasta o Linux de um maior crescimento.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts