jogos roda melhor no linux ou no windows?

1. jogos roda melhor no linux ou no windows?

Danilo Do Nascimento
MICR0S0FT

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/06/2016 - 18:59h

jogos roda melhor no linux ou no windows?
eu sei que o linux não consome tanta memoria ram com windows, eu pensei, então fica mais memoria disponível para roda os jogos
me responda não sei qual escolher.


  


2. Re: jogos roda melhor no linux ou no windows?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Outra)

Enviado em 04/06/2016 - 19:17h

Alguns jogos tem desempenho superior no Linux, mas em termos gerais o Windows tem um suporte melhor nessa área... ao menos por enquanto.


3. Re: jogos roda melhor no linux ou no windows?

Patrick Costa da Silva
patrickpcs

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/06/2016 - 19:57h

São muitos fatores envolvidos, mas de forma simples e resumida...WINDOWS é melhor que qualquer SO usando o Linux para rodar jogos.

Entretanto....irei citar alguns fatores para que você julgue por conta própria.

APIs----DirectX - OpenGL - Mantle - Vulkan

Drivers ---- Nvidia - AMD - Intel

Mercado e desenvolvedores --- SteamOS(Valve) + Canonical



A maioria dos jogos hoje em dia usa a API DIRECTX que é de propriedade da M$. Por ser uma API de uma única empresa digamos assim, seu desenvolvimento é bem mais acelerado e com mais recursos que o OpenGL que pertence a KronosGroup (uma associação de várias empresas que desenvolvem essa API aberta). Como o Windows tem uma fatia quase que absoluta nos desktops, é muito mais vantajoso (lucrativo) para as desenvolvedoras e distribuidoras (EA-DICE-UBISOFT-CAPCOM-ROCKSTAR-e etc..) criarem jogos para o Windows usando o DirectX.

Para fazer a portabilidade dos jogos para outras plataformas existe o problema da API, uma vez que DirectX só roda no windows. Existem jogos que também possuem suporte para o OpenGL que é multiplataforma (windows-gnu/linux-android-mac) e sua portabilidade é bem mais fácil. Todavia para fazer essa portabilidade tem o custo do trabalho dos desenvolvedores e o lucro pode ser extremamente baixo, uma vez que não temos muitos usuários nas outras plataformas (mac-gnu/linux).

Entretanto a industria de games está bem agitada com algumas novidades.
Quando a Microsoft anúnciou o windows 8, mais especificamente a WIndowsStore para venda de programas incluindo jogos, essa notícia não foi bem recebida pela VALVE. A VALVE é uma desenvolvedora(CounterStrike-Dota-TeamFortress-HalfLife etc...) e distribuidora de jogos pela sua plataforma STEAM (loja de jogos digitais). Sentindo-se ameaçada pela loja da M$, resolveu desenvolver seu próprio console que são as SteamMachines que não são nada mais que computadores em um case diferenciado rodando uma distro Debian e com a interface bigpicture.

A valve fez parceria com a Canonical para ajudar na portabilidade dos jogos dela primeiramente para o Ubuntu visto que é uma das distro mais populares atualmente. Vendo um possível novo mercado, as fabricantes de GPUS (nvidia-amd-intel) estão começando a tomar vergonha na cara e fazer drivers de vídeo decentes para linux, vale dar um destaque para a Nvidia que está fazendo o dever de casa muito bem.

Graças a essa atitude da Valve e Canonical, estamos desfrutando de grandes avanços no quesito games para linux, uma vez que tudo que a valve conseguir fazer para o seu console (steammachine) será aproveitado para o gnu/linux.



Agora outro mundo paralelo a esses acontecimentos é a que a microsoft estava deixando a desejar no DirectX la por meados de 2013. Muitos desenvolvedores estavam reclamando da sobrecarga nas CPUs e a AMD desenvolveu uma nova API chamada Mantle que era de baixo nível e prometendo menos sobrecarga nas CPU. Acho que o primeiro jogo de peso lançado com a API Mantle foi Battlefield 4. Bem, isso mexeu com a M$ que resolveu voltar ao trabalho e lançou o DirectX12 corrigindo os problemas de sobrecarga nas CPU, mas de alguma forma a industria estava querendo algo livre e de alguma forma sair um pouco das garras da M$. Então a kronosgroup resolveu criar uma nova API multiplataforma chamada VULKAN. A VULKAN é baseada no projeto da Mantle (AMD). O Mantle não fez muito sucesso mesmo sendo aberta, pois era da AMD, mas a VULKAN como é da KronosGroup, se tornou algo mais aceitável pela industria. Tanto os dispositivos Androids, GnuLinux, Windows poderão fazer proveito da VULKAN, o que torna mais interessante para os desenvolvedores começarem a usar ela no lugar do DirectX.

A carga de trabalho para fazer a portabilidade de um jogo desenvolvido sobre vulkan para outros SO é bem menor que se fosse desenvolvido em DirectX.

https://www.khronos.org/members/

Bem, eu particularmente estou muito feliz como as coisas estão andando e torço muito para o sucesso da Vulkan e das SteamMachines. Já temos grandes títulos(jogos) que foram portados para linux mas quase todos ainda na antiga openGL. Iremos ver se vai dar certo mesmo quando começarem a lançar jogos para linux com vulkan, o mais aguardado no momento é StreetFighter 5 em vulkan na STEAM.

A valve já está trabalhando na sua sourceengine para funcionar com a vulkan, e o primeiro titulo que vai ser portado parece ser o DOTA2.


Bem, isso é muito resumo para muita história. Eu poderia passar várias noites escrevendo um artigo sobre isso, mas já tem bastante conteúdo por ai na internet.


http://goo.gl/g6NiFp

http://goo.gl/g6NiFp


4. Tópico: jogos roda melhor no linux ou no windows?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/06/2016 - 20:38h

patrickpcs
Isso é mais que um artigo, é uma aula completa.

Informa também que o Ubuntu não é contra o Linux.


5. Re: jogos roda melhor no linux ou no windows?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/06/2016 - 21:29h

Meu filho prefere jogar no windows/sda, mas deixa o lmde/sdb em dual-boot p/ demais atividades






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts