O quer você NÂO gosta no Linux?

1. O quer você NÂO gosta no Linux?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 27/06/2015 - 10:57h

Aqui muitos perguntam Distros favoritas etc...
Resolví perguntar o contrário...
No Mundo Linux, o que você NÂO gosta e/ou não usa?
Distros, pacotes, configuradores etc... que vc não gosta ?

Aqui vai o que Eu não gosto:

1) Ambientes Gráficos Cinnamon, Unity e GNOME3. Acho pouco bonitos, complicados, instáveis, pouco personalizáveis e pesados. Os outros todos, incluindo Window Maker, são mais bonitos.

2) também não gosto de ambientes muito simples e minimalistas, tipo I3 e Openbox. Mas o Fluxbox eu gosto.

3) Não gosto muito de Grub2, prefiro o Legacy, acho mais fácil de trabalhar. Mas uso porque agora tudo tem Grub2.

4) Outras coisas que não gosto. Complicados, instáveis, funcionamento irregular e difíceis de serem configurados:

PulseAudio, Systemd e WPA Supplicant. Uso porque, fazer o que? agora quase todos os linux tem isso.
Não gosto também daquele excesso de proteção: Polkit, antigo PolicyKit.
por causa do systemd, ele não deixa UDEV, udisks2 etc... funcionarem direito e volta e meia, seu linux não deixa montar mais nada auto, nem um simples pendrive com suas fotos! rsrsrsrsr.

Distros que não gosto nem um pouco, práticamente não tem nenhuma. Todas eu gosto alguma coisa. Não uso porém,porque minha predileção por Sabayon e Distros RPM ou baseadas no Gentoo,é muito grande. Ou seja, até gosto de Arch, Slackware, Debian, mas gosto muito mais de Sabayon e openSUSE.

Agora lembrei,não sou fanático por máquinas virtuais,uso muito pouco e Wine, não uso, não gosto. Motivos são os mesmos, não acho prático entrar na VM toda hora e Wine, dá tanto trabalho para por o programa de windows funcionando que não compensa. mais fácil ter duplo boot.



  


2. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/06/2015 - 12:44h

1- instalador do fedora e debian
2- versões semestrais como ubuntu e fedora
3- falta suporte nativo algumas WiFi como broadcom e algumas realtek



3. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Eris Ribeiro Junior
erisrjr

(usa Outra)

Enviado em 27/06/2015 - 13:18h

Alguns aspectos que não gosto no "mundo Linux":

1 - Padrões como o FHS e LSB não sendo cumpridos e pouco discutidos/trabalhados entre as distribuições. <- Para resolver isso, eu acredito que a Linux Foundation deveria lançar uma certificação para que apenas sistemas que seguíssem algumas regras fossem enquadrados como recomendados e pudessem utilizar a marca "Linux" (Algo semelhante ao que ocorre com o Unix, mas sem as taxas exorbitantes).

*Antes que alguém "reclame": Mesmo a FSF mantêm uma lista de sistemas recomendados conforme suas regras.


2 - : http://i.imgur.com/ysAq231.png <- E tudo o que este tipo de ambiente traz, como: Falta de documentação, descumprimento de licenças, configuração obscura e imagem de amadorismo aos sistemas que utilizam o kernel Linux.


3 - Parte da "comunidade" no Brasil forçar a barra e querer ligar Linux e SL com partidos e politica.

Edit:
Completando...

4 - Falta de softwares para pequenas medias empresas, de interesse/viabilidade em desenvolver para este nicho utilizando o Linux (Ponto 1 ajudaria nesta questão, pois como ainda muita gente escolhe as distribuições baseando-se apenas na preferencia pessoal, ficaria mais fácil desenvolver algo utilizável na maioria delas).


Em termos de software para uso diário e aplicações para servidores, não tenho hoje do que reclamar no Linux. Sabendo o que preciso, pesquisando e planejando os ambientes, tudo sai conforme o esperado. Escolhendo distribuições bem suportadas o máximo que tenho que fazer é conseguir tempo para ler a documentação e testar e se me perguntarem sobre porque utilizo Linux, usando apenas argumentos técnicos é por que funciona como documentado e não me limita/atrapalha.

Falando sobre o uso do Linux como desktop, eu acredito que temos muitas opções de softwares e hoje aquilo que "não gosto", fica mais no âmbito da preferencia pessoal que por alguma questão puramente técnica, e mais por "gosto" eu não utilizo:
Gnome3/Cinnamon/Unity

Outra coisa que não gosto é o instalador novo do Fedora/RHEL7/CentOS7, que esta muito limitado comparando com a versão "antiga", sem falar que removeram as funcionalidades do instalador "modo texto", mas ainda assim é "usável".

Além disso o sistema tem recebido algumas mudanças importantes nos últimos tempos, dentre elas no systemd e pulseaudio, mas eu não tive qualquer problema com eles e embora no meu desktop eu gostasse do sistema com um init ao estilo BSD(Como o arch utilizava), não sinto na pratica algum problema com a adoção do systemd. E sendo franco, até acho isto benéfico para uma padronização das distribuições usadas em ambientes corporativos pois hoje todas elas ja o utilizam, facilitando a criação de scrips e documentação de processos, mesmo entre distribuições diferentes.
O systemd foi criado para solucionar questões técnicas, se as outras distribuições o estão adotando é devido a ser mais "fácil" adotá-lo que recriar algo que funcione melhor, até existem coisas que eu considero "estranhas" nele(Logs binários por exemplo), mas ele sendo software livre (É) e funcionando conforme documentado, não me importo em usá-lo.


--------------------------------------------
[email protected] ~$ sudo su -
[email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \;



4. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/06/2015 - 13:29h

Cara, o mundo Linux está passando por grandes reformas nos últimos anos, heim!!! Systemd é só a ponta do iceberg... heheh. Ando até um pouco frustrado com Linux, cansado de ficar fazendo gambiarras para manter tudo funcional.

Há tempos que usava apenas ambiente minimalistas (Openbox, Xfce e Lxde), ontem resolvi dá mais uma chance para os ambientes mais completos KDE e Gnome 3. Não consegui ficar um dia com KDE, o gerenciador de redes (wifi) me tirou do sério pedindo senha pra tudo, fora outras coisinha irritantes... afff!!! Gnome, o que diabos fizeram com o Gnome, pqp? Estou arrancando os cabelos aqui com o Gnome. está completamente improdutivo, feio, uma bagunça... agora sei porque usuários do Windows dizem que Linux não presta!!!! Quem tem paciência e conhecimento, faz os ajustes e deixa mais ou menos legal, mas assim que instala... é uma b0st7!!!!

Eu sou um usuário entusiasta do Linux, e estou torcendo para que o nosso querido sistema encontre mares mais calmos, pois no momento estamos numa tormenta terrível. Creio que vou acabar tendo que parar o meu barquinho em algum porto seguro, como Slackware, mas só de pensar no trabalho que vou ter no pós-instal já me dá canseira... acho que estou ficando velho demais para essas aventuras... heheheh!!!!


5. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 27/06/2015 - 13:30h


eu sou muito relativa com o que gosto ou nao gosto rsrsrs

Eu não gosto do ubuntu por ser relativamente "chato" sem diversão alguma pra configurar as coisas que funciona tudo automático rsrs, porém isso é muito útil para não perder tempo, então eu não gosto e gosto, mesmo assim só uso ubuntu pq esse meu note não fica legal com outras distros t.t, senão estaria usando outra.

Não gostei do rpm, nunca tive facilidade com esses pacotes, são complicados, dá muito problema vire e meche quebra os pacotes, pelo menos comigo.

E outra coisa que recentemente não está bem pra mim, é o mono(Acontece que sempre quis desenvolver um software, que acesse um site e faça coisas automáticas nele, mas ate algumas semanas atras nao tinha encontrado uma ide com um webbrowser, até que descobri visual studio no windows, mas pro meu software funcionar em linux no mono complicou), além de outros problemas não e apenas esse que tive no meu software, não sei se vai ser possivel portalo.

Uma coisa que acho legal é a diferença de pacotes, assim tem mais opcao pra escolher quando cansa de um tem outro, porém isso tb não me agrada, pois seria mais simples algo padrão.

Enfim cada coisa tem seus pontos positivos e negativos em qualquer lugar basta saber olhar os pontos de vista dos detalhes ;)


6. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 27/06/2015 - 13:36h

1) ambientes não gosto de kde/plasma nem MATE, mas não é assim um ódio mortal. Unity eu nunca usei. Os *box eu até acho muito mais bonitos, mas em nome da praticidade, acabo usando um ambiente pronto.
2) não gosto de figuras de inicialização entre o grub e a área de trabalho. Acho desnecessário. Em qualquer distro que eu instale no HD, uma das primeiras coisas que faço é editar o /etc/default/grub porque gosto de ver o que está carregando e também porque gosto de ver as letrinhas subindo, rsrs.
3) jogos do linux, mesmo os pagos não gostei. Único que jogo 1x na semana é supertuxkart (só pra não pensar em MMORPGs, onde já fui viciado e não quero voltar, :P).
4) não gosto também de atualizadores/gerenciadores gráficos de programas. Acho o terminal mais coerente, mais rápido, mais completo e menos problemático. Eis uma das minhas críticas ao openSUSE por dar muita ênfase ao YAST que as vezes conflita com o zypper. Não acredito que somente experts devam usar terminal (eu não sou).
5) instalador que não gosto é do slackware e suas cópias (salix, vector, etc).
6) ter de recorrer ao maldito sistema-do-demo por causa de impressora, scanner, alguns modelos de data-show, etc.
7) wine, deus me livre! rsrs. Também não gosto de máquinas virtuais.

---------------------------------------------------------------
Nível usuário, entusiasta, admirador, nada mais:)
---------------------------------------------------------------


7. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/06/2015 - 14:03h

Boa tarde,

Meu parecer não é técnico, não sou exper em Linux!

Não gosto do pouco caso de algumas comunidades, pelo menos aqui no Brasil.
Não gosto de "gente preguiçosa" ou comunidades assim que começam até que com boa vontade mas no decorrer do tempo, abandonam seus projetos no meio do caminho. Resposta disso: Milhares de distros, talvez umas 300.

Não gosto do Debian, aliás pra mim, Debian = escarro de protozoário. Chato para instalar, configurar e cheio de problemas(frescuras).

Versões semestrais do Ubuntu. Só para testes mesmo...confiar neles? Só louco!!

Versões sem suporte estendido como Fedora, Mageia e mais... Qual o problema de ser ter uma LTS em todas? Falta de planejamento, boa vontade? Não!! Chama-se concorrência!! Quanto mais rápido lançar, melhor...ganhar mercado!!!(Penso assim, não sei).

Gosto do Virtualbox pela facilidade de instalar e testar distros. Apesar que, estas últimas versões tem sido um "porre" seu manuseio.

Não gosto de usar PEN para instalar distros.

NOTA: Se lembrar de mais alguma coisa, posto depois (kkk)

Att,
Jbaf 2015
Mageia 5(KDE), Fedora 21(GNOME)
http://www.mageia.org/pt-br/5/


8. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/06/2015 - 15:11h

Gosto das coisas como eram antigamente.

* Estragaram KDE
* Estragaram GNOME
* Estão estragando o LXDE aos poucos com o LXQT
* Prefiro o padrão de texto do systemv
* Não gosto de GRUB. Prefiro o LILO
* Não gosto dos desmandos da Red Hat, principalmente se ficarem trocando coisas no sistema igual a empresinha de Redmond faz
* Não gosto de softwares que tenham corporações desmandando por detrás
* Pisaram na bola com o udev e agora há felizmente um fork chamado eudev.

--
http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2011/10/20/a97264_w8.jpg

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden


9. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Antonio Carlos
zairon

(usa Slackware)

Enviado em 27/06/2015 - 22:38h

Boa noite pessoal :)
Não gosto do Ubuntu, e coisas parecidas.


10. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Pedro
PX

(usa Debian)

Enviado em 28/06/2015 - 06:44h

Hum... este interessante tópico, vamos lá.

1- Odeio as coisas da RHEL, pulseaudio e systemd que só servem pra ferrar as coisas
2- Ubuntu é linux? sei lá... mas também não gosto desse troço engessado e fresco
3- Como já disseram, ferram Gnome (adorava o perfeito gnome2) e o kde nunca gostei, quadradão Deus me livre disso
4- Odeio usar distros com muitos pacotes desnecessários, ou tu usa kde, gnome ou xfce, ou você usa pcmanfm ou thunar, mas nunca ter tudo instalado, é pedir dor de cabeça
5- Odeio como usuários "infantis" usam o jargão de "isso é díficil, ou isto é só pra experts", não suporto preguiça mental
6- Odeio usar linux com UEFI na minha placa esta desabilitado
7- Odeio o gerenciamento de memória/disco do *unix, acho que devem melhorar esta parte
8- Odeio a falta de um guia mais centralizado sobre linux na parte de segurança, tanto pessoal como empresarial
9- Odeio distros "derivadas" sinto muito mas odeio, até da pra usar mas algo me incomoda sempre, rs
10- Odeio a falta de softwares de qualidade tanto para desenvolvimento quanto para produção (imagens e 3d)
11- Odeio a falta de interesse das empresas no linux, mas né os motivos são claros
12- Odeio os gráficos quadriculados nos jogos, isso é o pior
13- Odeio java no linux, geralmente evito instalar/usar
14- Odeio todas as configurações padrão dos ambientes gráficos
15- Odeio como estão deixando as coisas mais complicadas em vez de simplificá-las
16- Odeio mais que tudo usuários que debocham dos outros sistemas, "sou livre, só uso linux" wtf! tu és livre aonde? rs

Acho que já esta bom, se não ficarei escrevendo até a noite aqui


11. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/06/2015 - 13:24h

PX escreveu:

Hum... este interessante tópico, vamos lá.

1- Odeio as coisas da RHEL, pulseaudio e systemd que só servem pra ferrar as coisas
2- Ubuntu é linux? sei lá... mas também não gosto desse troço engessado e fresco
3- Como já disseram, ferram Gnome (adorava o perfeito gnome2) e o kde nunca gostei, quadradão Deus me livre disso
4- Odeio usar distros com muitos pacotes desnecessários, ou tu usa kde, gnome ou xfce, ou você usa pcmanfm ou thunar, mas nunca ter tudo instalado, é pedir dor de cabeça
5- Odeio como usuários "infantis" usam o jargão de "isso é díficil, ou isto é só pra experts", não suporto preguiça mental
6- Odeio usar linux com UEFI na minha placa esta desabilitado
7- Odeio o gerenciamento de memória/disco do *unix, acho que devem melhorar esta parte
8- Odeio a falta de um guia mais centralizado sobre linux na parte de segurança, tanto pessoal como empresarial
9- Odeio distros "derivadas" sinto muito mas odeio, até da pra usar mas algo me incomoda sempre, rs
10- Odeio a falta de softwares de qualidade tanto para desenvolvimento quanto para produção (imagens e 3d)
11- Odeio a falta de interesse das empresas no linux, mas né os motivos são claros
12- Odeio os gráficos quadriculados nos jogos, isso é o pior
13- Odeio java no linux, geralmente evito instalar/usar
14- Odeio todas as configurações padrão dos ambientes gráficos
15- Odeio como estão deixando as coisas mais complicadas em vez de simplificá-las
16- Odeio mais que tudo usuários que debocham dos outros sistemas, "sou livre, só uso linux" wtf! tu és livre aonde? rs

Acho que já esta bom, se não ficarei escrevendo até a noite aqui


Tire esse ódio do coração camarada. hehehe....



12. Re: O quer você NÂO gosta no Linux?

M4iir1c10
M4iir1c10

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/06/2015 - 15:59h

Muito bem e momento de limpar o coração e vomitar tudo oque não presta... vamos la!
1-) No topo da lista e o desmembramento de projetos.
Exemplo: Beryl virou compiz, que virou compiz-fusion. OpenOffice que virou Apache-OpenOffice e desmembrou em LibreOffice. Gnome 2, que virou Gnome 3 viram que era uma porcaria e fizeram o Mate para tentar consertar, então começou o Cinnamon para ajudar a desmembrar um ambiente que era bom e fazer 3 que não ajudam... OpenRC e SystemV que morreram para dar lugar ao Systemd

2-) Projetos que prometem muito e não fazem nada Wayland por exemplo, pra que isso? faz um novo Xorg e pronto continua desenvolvendo oque já usamos

3-) Programas que são criados sem a consulta aos usuários e se tornam padrão de distros, mesmo quando são cheios de bugs. Unity, Pulseaudio, Systemd, Gnome 3, KDE, etc.

4-) Hardware que e suportado por algumas distros e não são suportados por outras, se a nossa filosofia e compartilhar, porque empresas como canonical e RedHat não ajudam os criadores de outras distros com os drivers que eles desenvolvem?

5-) Falta de padronização no interior da distro, exemplo: Algumas distro fazem uso da pasta /opt outras nem tem essa pasta, algumas tem o Firefox como padrão outras você tem que fazer malabarismo para instalar o Firefox, algumas usam deb outras rpm e outras usam um pacote próprio que só aquela distro usa...

6-) Falta programas profissionais, da para contar nos dedos os programas que podem ser usados profissionalmente.

Meu contato? anote ai :)
51.562532 -0.109389
51° 33' 45.1152'' N, 0° 6' 33.8004'' W



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts