Linux ficou fácil

13. Re: Linux ficou fácil

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/08/2018 - 20:42h

os atuais desafios, dos novos usuários, estão nas gpus, placas híbridas e o uefi, fora isso apenas alguns poucos problemas pontuais. distros como ubuntu, mint e manjaro, se tornaram simples no uso e atualização.
curiosamente o windows se tornou mais complicado neste mesmo período.


  


14. Re: Linux ficou fácil

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 15/08/2018 - 20:47h

Se for fácil de instalar, dá para usar.

O que complica são as distros sem instalador, como o Gentoo e o Arch (nem sei se ele tem instalador ou não hoje em dia; começou tendo um instalador fácil de usar, depois ficou sem nenhum, fácil ou difícil).

O Linux Mint, campeão do ranking do Distrowatch por anos, ganhou usuários porque é mais fácil do que o Ubuntu, que, por sua vez, é mais fácil do que o Debian.

E quem está no topo agora é o Manjaro, que seria um Arch fácil de instalar e de usar.


15. Re: Linux ficou fácil

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 15/08/2018 - 20:50h

niquelnausea escreveu:

os atuais desafios, dos novos usuários, estão nas gpus, placas híbridas e o uefi, fora isso apenas alguns poucos problemas pontuais. distros como ubuntu, mint e manjaro, se tornaram simples no uso e atualização.
curiosamente o windows se tornou mais complicado neste mesmo período.


O Arch voltou a ter instalador?




16. Re: Linux ficou fácil

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/08/2018 - 21:07h

Bem instalei o Conectiva Linux em 2005 utilizei pouco tempo e depois em 2014 comecei a utilizar Linux, sou um usuário comum, utilizo o micro para internet, vídeos, e aplicativos voltados para a minha atividade como Libreoffice, QGIS, e hoje o Linux esta mais fácil que o Windows como disse um colega la em cima, meus dois filhos de 16 e 8 anos utilizam normalmente para jogos e trabalhos escolares, a instalação (uso openSUSE e Mageia) e muito fácil, essa evolução contribuiu bastante para que novos usuários o utilize e isso é bem legal.

Carlos Filho

http://opensusebr.blogspot.com.br/


17. Re: Linux ficou fácil

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 16/08/2018 - 12:46h

pinduvoz escreveu:
O Arch voltou a ter instalador?


não, e acredito que não voltará a ter uma, a comunidade e os desenvolvedores rejeitam, desde 2012 https://www.archlinux.org/news/install-media-20120715-released/ justificam que faltam pessoas interessadas em manter a interface de instalação.algumas pessoas lançaram scripts em shell ou isos modificadas, mas nenhuma que conheço nenhuma que tenha ganhado notoriedade.
gostava bastante do aif (se parece com o do void).


18. Re: Linux ficou fácil

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 16/08/2018 - 14:07h

22 anos de carreira me permitem dizer que sim, o GNU/Linux se tornou mais amigável ao usuário analfabeto comum. Consequência de vários fatores, mas no final é esse mesmo, está mais fácil.

--
Dino®
IRC: luisfcc86@freenode.com
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta
Mensagem do dia: Satã representa conhecimento sem limites e não auto-ilusão hipócrita. 


O Enigma do GNU/Linux
O Enigma do GNU/Linux sempre carregou consigo um mistério. Você deve aprender esse segredo, meu jovem. Você deve aprender sua disciplina. Pois em nada neste mundo você pode confiar. Não nas Debian-like, não nas RPM-based, não nas derivadas do Gentoo. Nisto [aponta para o cachimbo] você pode confiar.



19. Re: Linux ficou fácil

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 16/08/2018 - 18:29h

Distros sem instalador não deveriam mais existir. Num mundo moderno, onde tudo vem pronto para economizar nosso tempo, cada vez mais escasso, perder horas e até mesmo dias para instalar uma distro linux é um contrassenso.

Lembro que o Arch começou a fazer sucesso quando tinha um instalador. Ele chegou ao "top 10" do Distrowatch, que hoje tem como primeiro colocado o Manjaro, um Arch fácil de usar (mas não muito estável).

O segredo do sucesso está em poupar tempo e trabalho ao usuário, como faz o tal do Deepin, que vou experimentar virtualizado.


20. Re: Linux ficou fácil

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/08/2018 - 18:43h

niquelnausea escreveu:
os atuais desafios, dos novos usuários, estão nas gpus, placas híbridas e o uefi, fora isso apenas alguns poucos problemas pontuais. distros como ubuntu, mint e manjaro, se tornaram simples no uso e atualização.
curiosamente o windows se tornou mais complicado neste mesmo período.


-concordo plenamente contigo
-só não posso falar do w10 pq nunca usei




21. Re: Linux ficou fácil

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 17/08/2018 - 10:00h

Ola,

o meu primeiro contato com o Linux foi em 2000... Durante esse período percebe-se claramente que as distros Linux ficaram muito mais acessíveis para o usuário final, principalmente, no suporte ao Hardware. Lembro quando tentei instalar o Conectiva Linux 5 no meu computador, um desastre. E as tentativas com outras distros também foram frustantes!

As distros mais populares tem o mesmo nivel de dificuldade (ou até mais fáceis) de instalação quanto o Windows 10. Mas quem instala ainda um sistema, se já vem instalado de fábrica? São poucos que fazem isso... E a grande maioria só tem interesse em acessar a Web (Facebook, WhatsApp, YouTube, Instagram e coisas do genero) ou jogar... Ter interesse em se aprofundar no assunto e algo para uma minoria. E mexer em outros tipos de aplicativos, no trabalho.

Problemas que vejo com o Linux: (1) ainda há falhas no suporte de Hardware, mas principalmente devido ao desinteresse das fabricantes, pois o Windows ainda domina o PC (mundialmente, só 4% dos PCs rodam Linux); (2) o problema dos aplicativos, mesmo que exista substitutos a altura, ainda aplicativos feitos para o Windows são preferidos (muitas vezes devido ao ambiente de trabalho), e há muitos aplicativos importantes para certas áreas que não existe um substituto (ausência ou a altura) no Linux; (3) e tem a questão dos jogos, que foi discutido aqui:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-X-Windows/Qual-SO-e-melhor-para-rodar-jogos-Windows-ou-Li...

Mas, lembrando o Linux (com o Android), reina de maneira absoluta nos Smartphones! E há muito mais usuários de Smartphone do que para PC, desde 2016...

Mas no Brasil, em servidores, o Windows Server domina, com 73% de presença (fora do Brasil, há um uso muito maior de Linux em servidores):

Justificativa: "O Linux não se encontrou no Brasil. A interface é complicada e a tendência é de cair mais"

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&UserA...

https://exame.abril.com.br/tecnologia/linux-e-usado-em-41-das-empresas-brasileiras-de-ti-aponta-pesq...











22. Re: Linux ficou fácil

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2018 - 18:02h

Testei o Deepin por muito pouco tempo, mas deu para perceber que ele é extremamente fácil de usar. Tem ferramenta para tudo, pelo que vi, e uma interface em QT bastante caprichada.

Se ele não fosse chinês (há desconfiança quanto às distros chinesas, que supostamente espionam seus usários -- não mais que o Google, provavelmente), seria top no Distrowatch.

"Beleza põe mesa", quando se trata de Linux. Um exemplo disso é o Elementary, que é fraco mais bonito.


23. Re: Linux ficou fácil

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2018 - 18:10h

O Windows 10, mencionado aqui, está ruim de usar. Quando ligado, ele passa mais de 20 minutos realizando tarefas em segundo plano que consomem 100% dos recursos do sistema, que fica quase inutilizável.

No meu netbook os 20 minutos que mencionei acima chegavam a uma hora ou mais, e, apesar de original, o Windows foi pro lixo.

A MS deveria aprender que quando se liga o computador ele deveria estar livre para uso o mais rapidamente possível. Simples assim.




24. Re: Linux ficou fácil

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/08/2018 - 00:39h

niquelnausea escreveu: ..... curiosamente o windows se tornou mais complicado neste mesmo período.

Bem observado. De fato, do XP em diante a coisa vem se complicando lenta e gradualmente. Ex.:
- Alguem já conseguiu iniciar o XP e posteriores sem interface gráfica?
- Alguem sabe como transferir o sistema para outra mídia? Que fim levou o comando "sys"?
- Porque o "diskpart" depois que o sistema é instalado se transforma num programa complicadíssimo enquanto na mídia de instalação ele é simples?
- Porque a formatação em fat32 no XP em diante foi limitada a uma partição de 32 GB (é mais ou menos isso)?




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts