Linux X Windows X MAC

13. Re: Linux X Windows X MAC

willian
tekmania

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/05/2008 - 15:02h

streme ja tentou PC-BSD nesse P2, dizem que PC-BSD roda bem em P3 mais kde 3.5
Eu vou testar num pc antigo que tenho aqui em casa e ti digo como ficou.


  


14. então

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2008 - 15:25h

ainda não testei esse pc-bsd não. Vou dar uma olhada.

Qto a continuação do debate do Mac. Concordo com você no problema do C, porém a incompatibilidade com o Mac foi maior, mas isso faz parte, no Java é pior ainda, mas concordo com oq você falou. Acho que o Mac é mais voltado pra web e multimedia, acho que não para fazer sistemas web, corporativos ou n outras coisas, mesmo pq não justificaria o alto custo. Em mtos destes o linux é imbativel e em alguns mercados o windows ainda é mto forte (vide aplicativos criados em VB e Delphi).

Qto a liberdade, é mais o fato de ser obrigado a comprar um Mac para fazer tudo. No pc você pode comprar um dispositivo de cada fabricante diferente e tal, no linux pode fazer oque quiser com o sistema, já no Mac, tem de ser a maquina e software ao gosto deles. Não que seja ruim, mas é menos liberdade doque windows que você ainda pode optar pela maquina de diversos fabricantes. É proibido rodar mac em pc comum embora existam algumas versões (crackeadas) do Mac osX para pc. Pessoas reclamam de ficarem presas a Microsoft, na Apple você fica preso a muito mais coisa.

Em relação a programas de qualidade, acho que o Mac continua bom na area multimedia, como o windows é bom em algumas areas como o Autocad por exemplo. Porém para usuários comuns não sabia que os programas free de linux tinha tbem para Mac. Como falei mexi mto pouco com Mac. (O bom do debate é isso, aprender que existe vida do outro lado).

Eu tbem queria ter dinheiro pra comprar um Mac e de pref. todos os programas originais já que não to usando mais software pirata faz um bom tempo, mas infelizmente não posso. Outra coisa que se eu tivesse um Mac tentaria usar ele para tudo e isso não sei se da, pois outro dia mesmo tava no msn (eu tava no gain) com amigo meu que comprou um Mac e ele falando que tava conectado no msn pelo windows vista instalado no vmware no Mac e usava 70% do tempo o vista (virtualizado) ao inves do Mac, vai entender o pq....
O windows evoluiu mto, embora eu nunca tenha sequer instalado um windows xp em casa (o ultimo windows que tive foi o 2000), eu trabalho com windows e utilizo direto, XP/2003/Vista etc, e digo, mtas vezes minha maquina fica dias sem travar.

Mais opniões serão bem vindas!!!



15. Re: Linux X Windows X MAC

Renata Mayumi Satori
renata_satori

(usa Slackware)

Enviado em 26/05/2008 - 15:34h

Já havia visto este post, mas esperei para comentar...

Me decepcionei com muito dos comentários feitos, principalmente em relação ao Mac, a impressão que ficou é que muitos nem se quer usaram ou têm initimidade com ele.

Os unicos comentários que achei alguma concordância foram os do engos.

Amigos, ha muitas diferenças no que é pago, o que é gratuito e no que é livre, por ser um fórum sobre linux eu achei que todos aqui já tinham decorado licença GNU/GPL e afins.

Só acho que é injusto crucificar um software por ser pago, acho que todos tentam atender o seu mercado, todos têm seu publico alvo e devem se esforçar para sempre estar de acordo com o mesmo.

Não vou repetir muitas das coisas que foram ditas pois creio que seria redundância, só afirmo que uso tanto o Linux como o Mac, amo os dois sistemas, cada um atende uma necessidade minha, mas não tirem o mérito daquilo que têm licença proprietário, acho que a discussão não deveria vir daí e sim do que na realidades estes Softwares trazem no seu leque de benefícios de forma concreta.

Ex. Não podemos crucificar o Linux por que diversas empresas não homologam softwares pra ele, muito menos prestam suporte, creio que a falta de visão é da empresa neste caso.

[]'s


16. Jihad, a gerra santa dos sistemas !


izavos

(usa Outra)

Enviado em 26/05/2008 - 16:27h

Amigos:

Posso dar meu testemunho sobre a Apple, amava a Apple do “Stephen Gary Wozniak “, simplesmente “WOZ” esse sim era maravilhoso aprendi muito estudando o trabalho do “WOZ” que de origem ao APPLE II e origem a vários clones pelo mundo e principalmente no Brasil.
Apple do “Jobs” do MAC e terrível protecionista, reacionária entre outros adjetivos, pois bem conheci na década de 80 uma empresa brasileira “UNITRON”,maravilhosa tao boa quanto a própria Apple dos EUA e muito mais contribui ou com muitos projetos computadores até com catracas eletrônicas e etc... Isso é desenvolvimento para o Brasil.
A UNITRON foi destruída pela pressão americana sobre o governo brasileiro durante a reserva de mercado a ponto de intimidar ate a exportação de produtos agricula para os EUA.
Isso meus amigos e sua uma amostra do poder que grandes empresas como a Apple podem exercer sobre um pais como o Brasil que se rende a pressões.
Nem vo escrever muinto sobre a falida industria Bélica do Brasil a qual os americanos intimidados pelos avanços em carros de combates na década de 80 que ainda não foram emplementados em projetos como o “M1 Abrams “.
Por tanto amigos peço cuidado com as escolhas que fazemos, processamento de dados, informação são e serão cada vez mais valorizados no futuro.
Quando faço referencia a produtos chineses em especial hardware não é só pela aniquilação predatório do mercado Brasileiro de componestes eletrônicos, mas também porque em um circuito eletrônico um simples capacitor, diodo ou resistor que enteje fora de parâmetros de especificação compromete todo o circuito e estabilidade do mesmo.
Não e só o sistema mais um conjunto de fatores principalmente humanos é que influenciação o resultado final.
Software livre gera conhecimento, desenvolvimento e liberdade para todos!
Isso amigos assusta muito governo e empresa pelo mundo !

Cuidado com as escolhas e ate mais !


17. renata

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2008 - 16:50h

Não entendi pq achou que crucificaram tanto? (Vi que isto foi diretamente a minha pessoa ja que quem não defendeu o mac fui eu)... O problema não é o software ser pago ou não, ou ter ou não qualidade, mas ser livre ou pelo menos aberto, isso ao meu ver é mto importante. Ficar preso a tudo não é legal. Uma coisa é vc ter um computador para executar diversas tarefas, por ex. fazer web sites e editar videos, eu até defendi o mac nesse ponto, outra coisa é fornecer uma solução completa para uma empresa. Nesse ponto é que o software livre acaba sendo mto legal e nesse ponto eu critico sim, o windows e mto mais o Mac que te prende a tudo.
Pouca experiência com Mac eu realmente tenho, mas o pouco contato que tive não me mostrou algo tão excepcional como todo mundo falava. O primeiro mac que eu utilizei foi em 1997, não lembro a versão do Mac Os na epoca. Depois desse utilizei diversos outros, mas nunca tive o meu para fuçar, simplesmente os utilizei como usuário comum na maior parte do tempo. Com o java (que foi uma plataforma que desenvolvi grande parte das aplicações) tive mta dor de cabeça no Mac, muito mais doque no linux, mas concordo que a culpa é do java. Não me vejo sugerindo uma solução ALL MAC para nenhuma empresa, onde o cara ficará preso a tudo, pois o software precisará de "tunning" pro Mac, o sistema operacional será Mac, a maquina Mac, se funciona? sim... legal... mas eu ainda acho liberdade um pouco melhor. Agora se o cara trabalha com desenvolvimento de sites e edição de fotos e videos, sim, use Mac. Eu repito, queria ter dinheiro para ter um Mac, como acho que um computador não é feito para jogos (se eu gostasse de jogos compraria um Playstation 3), como pra assistir filmes prefiro um home theater. Não que não se possa fazer tudo com Mac mas acho que não há grande vantagens qdo não se precisa destes recursos multimedia. É muito mais caro e o linux ou windows acabam atendendo melhor em alguns pontos (mesmo que não funcione tão bem qto, a questão preço influencia mto). E continuemos o debate... Falar que ta triste por isso ou aquilo não vai levar a nada. Poste as vantagens do Mac e as desvantagens. Isso sim nos levará a algum lugar. Eu defendo que a grande vantagem do linux é ser livre. Empresas não compram mais licença de software e sim querem comprar o software com o devido código fonte para serem livres e contratarem outra empresa se precisarem. Estas mesmas empresas preferem soluções livres para não ficarem presas a um unico fornecedor. Eu enxergo software livre (não gratis) como um futuro sim. Vamos continuar...


18. Re: Linux X Windows X MAC

Eduardo Paim Silveira
eduardo

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/05/2008 - 16:59h

Eu nem me meto, pois isso é extremamente pessoal.




19. Re: Linux X Windows X MAC

Marcos Miras
marcosmiras

(usa CentOS)

Enviado em 26/05/2008 - 17:16h

Somos dois então Drummer... hehe


20. Re: Linux X Windows X MAC

Eduardo Paim Silveira
eduardo

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/05/2008 - 17:21h

Falar de SO é que nem falar de religião, ou até de futebol. É complicado!!


21. Re: Linux X Windows X MAC

Marcos Miras
marcosmiras

(usa CentOS)

Enviado em 26/05/2008 - 17:24h

Ótima comparação! hehe


22. ae

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2008 - 18:40h

nesse ponto eu discordo um pouco.
comparar distribuições linux pode até ser comparado a religião, pois uma pode fazer o que a outra faz de formas diferentes.
Agora sistemas operacionais em si até poderia ser comparado a tal caso não fosse tudo em volta deles, pois em um contexto global não estamos falando somente do sistema operacional mas dos programas em volta do tal e de todo o seu uso.
Uma coisa é o sistema operacional em si, outra coisa é todo o conjunto...

Se fosse tão indiferente como religião se todos atingissem o mesmo objetivo, mas ja foi dito que tem mta coisa que o Mac faz que os outros SOs não são capazes no momento (não o próprio SO mas a falta de programas para ele) e itens como liberdade, ideologia e tudo mais são vistos como um diferencial por pessoas e empresas, da mesma forma que ter uma empresa grande por tras das soluções tbem é visto como diferencial (visto muitos que adotam Microsoft por este motivo).
Acho este tipo de discussão saudavel mesmo com todas as brigas >-D
Muita gente defende o sistema com o coração (eu mesmo as vezes faço isso com o linux), mas temos que adimitir os pontos fortes e fracos de cada um deles. No meu ver liberdade é um ponto fortissimo, da mesma forma que os diversos softwares multimedia do Mac são um ponto fortissimo para ele.


23. TO DE BOAM^^

Pedro Henrique dos santos
options_ti

(usa Mandriva)

Enviado em 26/05/2008 - 18:59h

to de boua....nem tenhu moral pra falar akii..
so gosto de ver esses debates pq fco lendo e vou aprendendo um pouco sobre S.O ate sendo com criticas ou nao..mais fico mei por dentro da realidade que vcs experiente jah saibaHm...


24. Stremer

Renata Mayumi Satori
renata_satori

(usa Slackware)

Enviado em 26/05/2008 - 19:00h

Stremer, não torne isso algo pessoal.

Eu também sou a favor do software livre, posto que frequento a comunidade, mas entendam que liberdade também é o exemplo de empresas corporativas que fazem investimentos e vendem o seu produto.

Software também é um produto, e a empresa, ou seus criadores têm livre escolha de coloca-lo sob qualquer licença que eles quiserem.

Que eu saiba a muito tempo temos o projeto Darwin, que é a versão do kernel Open-source do Mac, assim como vários outros projetos, e o desenvolvimento de ferramentas livres para o Mac também não é novidade (link para referência: http://www.opensourcemac.org/).

Portanto não creio que seja uma "caixa preta" como foi dito, minha opnião é essa e eu tenho direito de te-la.

"O problema não é o software ser pago ou não, ou ter ou não qualidade, mas ser livre ou pelo menos aberto, isso ao meu ver é mto importante."

Ao meu ver isto também é importantissimo, mas ainda penso que o debate deveria ser a respeito da qualidade sim, afinal, o principal motivo de eu usar o Mac, e creio que seja sua grande vantagem, é dos softwares para edição gráfica, imagens, vídeos, creio que este seja o exponencial do mesmo, assim como a principal vantagem do linux, ao meu ver, seja a portabilidade, segurança e customização.

Como eu havia dito, o Mac têm o seu mercado e público alvo, não têm uma solução completa, ao menos que eu saiba, mas têm aplicações que são bastante competitivas, sim.

A discussão é afinal sobre software livre ou estes sistemas operacionais???...rs, estou perdida. E se formos comparar custo-benefício, é claro que o linux ganha disparado!

Bom, é esta minha opinião, não quero ofender ninguém e isto é o que eu sei hoje, mas debate eu creio que seja pra isso, para compartilharmos experiências e pontos de vista!

[]'s!







01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts