Linux X Windows X MAC

1. Linux X Windows X MAC

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/05/2008 - 22:48h

Enfim, como vi pouca discussão sobre isso na web e por aqui, to lançando este debate. Geralmente os winusers e linuxusers ficam um metendo o bedelho no outro, citando vantagens de seus sistemas e tal. Mas tem um cara chamado Mac (OsX) que é pouco citado. Pois bem, uma das grandes vantagens citadas do linux é o fato de ser livre (gratuito, aberto, você pode modificar e fazer oque quiser com ele). Além de segurança e virus. No caso do windows ele é mto criticado por causa de seus problemas, falta de performance, insegurança, porém tem a vantagem da maior compatibilidade de programas? E o MAC ? Mto linuxuser que detona com o windows falando mal pacas principalmente pelo fato de ter o código fechado, mtas vezes defende o MAC. Pq? Deixei sua opnião. A minha é a seguinte: Acho o MAC um bom sistema do tipo "caixa preta", pois ele é mto bom pra determinadas tarefas, porém consegue ser pior que o windows em compatibilidade de programas já que no windows na pior das hipoteses se pega o piratão e no linux tem software livre pra fazer quase tudo, já no Mac, nem um nem outro. Qto a liberdade, a Apple consegue ser pior que a Microsoft. Na Microsoft, vc esta preso ao sistema, mas no Mac, esta preso a TUDO! Ao sistema, ao hardware, pra fazer qualquer coisa precisa ficar se cadastrando, cheio de bla bla blas, se o linux é livre, o windows perto do mac consegue ser meio livre, pois pelo menos não te obriga uma certa arquitetura. Qto ao funcionamento do Mac, embora Mac Users falarem que ele não trava e ser tão poderoso, eu discordo, pois acho o linux tão poderoso qto o BSD do MAC e os programas livres grande parte tão bom qto. Somente uma meia duzia de gato pingado, que custam caro (vide softwares da Adobe) que tem pra Mac e não tem pra linux. Usei poucas vezes o Mac e confesso que vi ele congelar mais vezes que um Windows 2000 em um PC de qualidade! Enfim, eu não odeio Mac, pois acho ele mto bom pra alguns programas, mas ele esta longe de ser um computador para fazer qualquer coisa. Da mesma forma que não odeio o windows apesar de preferir o linux. Mas e vcs? Gostam de MAC? Pq? Já que ele vai totalmente contra o linux (zero de liberdade).... Não gostam? E comparando ao windows? Quais os pontos a favor de cada sistema? Essa informação sera bem vinda a leigos principalmente em linux e mac. Abs a todos


  


2. paraque?

Rubens Barrabaz Silveira Neto
barrabaz_tux

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/05/2008 - 22:57h

fala meu jovém,

seguinte, a idéia é te o melhor de cada coisa e não ocê fica preso em um sistema só fio, aí ceria melhor.

ex.
Segurança?
use linux

Desigin?
use Mac

Paciencia?
Use o Windows

tem que ser sempre o mió de tudo fio. minha opinião.

Axé do irmão,
Rubens B. Silveira Neto


3. Re: Linux X Windows X MAC

Rafael Silva de Santana
fulllinux

(usa Slackware)

Enviado em 25/05/2008 - 23:10h

Embreve será publicado aqui no VOL, um artigo meu justamente a respeito desse assunto, onde minha opinão será colocada.

[]'s


4. Re: Linux X Windows X MAC

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 25/05/2008 - 23:59h

este eu quero ver.

Se vc quer saber a diferença use e teste todos!!!!

Pronto saberá a diferença, ou va no amigo google e veja, isto é muito vago, cada um tem uma opnião !!!!!


5. Re: Linux X Windows X MAC

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 26/05/2008 - 00:02h

Eu particularmente gosto do Mac simplesmente por ele ser um Unix Like.O visual dele é legal; mas não serve para o que preciso no meu trabalho e no meu comp pessoal, talvez se não tivesse levado bomba na aula de artes eu ficaria mais empolgado com ele.

O Windows sinceramente é uma piada... Não precisamos nem ir longe para ver seus problemas, ou seja, não é preciso analisar performance, alocação de memória, etc; basta citar que até hoje a reinicialização do sistema é feita após a instalação de diversos softwares.

O GNU/Linux, mais precisamente o Debian é atualmente a minha opção. Não por ser de graça, mas simplesmente porque ele serve a todas as minhas necessidades como SO. Se amanhã ou depois o Hurd se mostrar melhor creio que ficarei triste, mas serei obrigado a migrar de kernel; mas por enquanto Linux sem dúvida é o SO que preciso...




6. Linux X Windows X MAC ???


izavos

(usa Outra)

Enviado em 26/05/2008 - 01:16h

Windows é ruim ?
Depende de quem monta a maquina, instala o sistema e configura o mesmo!

Linux e bom?
A resposta da pergunta é a mesma da primeira!

Mac ???
É tudo isso e mais um poko, mas a pergunta é voce tem grana para pagar por ele?
A maquina se comparada com esse clones chines baratos que chegam aou Brasil, sim e muinto melhor, drive e sistema que se casao muinto bem.
Pirataria e Pirataria!

FreeBsd?
O kernel do BSD e a fonte do MacX, Apple tem acesso ao projeto tem beneficios do mesmo, empacota tudo e ganha muintos US$.

É meus amigos e uma questao de mercado, peguem e usem o que lhe serve melhor.



7. ae

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2008 - 09:41h

conhecer ambos eu conheco, porém uso muito pouco Mac. As diferenças eu tbem sei. Lancei o debate não por duvida, mas mais pelo pessoal postar sua opnião. Qto a Mac ser bom, realmente como foi falado, se comparado a maquinas da china, porém esse negócio de ser muito melhor, sei não... pode ser um pouco para algumas coisas especificas, porém como falei, já vi mto Mac travar.
Será que o windows é tão ruim assim mesmo ? Não consegui ainda achar um linux tão bom qto o windows 2000 para colocar no pentium 2 333 com 128mb da minha esposa. Sim, esse micro ja teve slackware, mas não atendia as babaquices do messenger e nem mesmo a webcam. Outra coisa que faltava era um browser decente. O firefox é muito pesado para tal maquina que consegue rodar o IE 6 mto rapido e acessa todos os sites que ela precisa ver mto bem. Juro que to procurando um linux pois não gosto do windows por diversos outros motivos, porém para esta maquina o windows ainda esta sendo melhor que o linux.

Qto ao linux, o principal problema ainda é a falta de alguns aplicativos de qualidade no meu ponto de vista, e ainda ser pesado (versões antigas dos kdes e gnomes da vida eram mto ruins)... OS gerenciadores de janelas leve são ruins para usuários iniciantes e só estes conseguem ir bem em maquinas mais lentas.

Vamos continuar, como falei, a ideia é um debate e opniões pessoais e não buscar no google para saber de cada um, pois afinal, todo MacUser defende seu Mac dizendo que windows e linux não prestam, como os winusers defendem a alta compatibilidade do windows e a facilidade e o linuxusers defendem segurança e estabilidade. Ter um de cada? Talvez seja melhor, mas eu só posso ter um unico computador e me recurso a usar linux em maquina virtual, portanto, tem de ser um PC com linux.... mas juro que ele apesar de me atender em tudo ainda peca em mta coisa.


8. Re: Linux X Windows X MAC

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2008 - 11:43h

Mac é Mac !!!!!!!!!!!
mais prefiro o Linux .....
windows só o visual do vista !!!!!


9. ?

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 26/05/2008 - 12:21h

Achei um absurdo você falar que quanto a liberdade a Apple é pior que a Microsoft por estar preso a tudo, tanto SO quanto hardware...

Hoje em dia você pode instalar o SO deles num PC normal, o que significa que sua frase de estar preso a uma arquitetura está totalmente errada, logo to vendo que você quer falar de um assunto que não tem a menor idéia dele.

Sobre o hardware deles ser "fechado" isso é super comum, hoje em dia a quantidade de projetos Open Hardware não chega nem a 0,000001%!!!

A unica coisa que acho sacanagem é que o SO tem muita coisa interessante que é patentiado e proibido de copiar a idéia, o que é uma pena, pois o navegador de arquivos deles é uma maravilha muito superior a qualquer coisa que já vi em outros ambientes, apesar que no KDE 4 está quase lá...


Agora a demonstração total que você não tem a menor idéia do que está falando foi dizer que os programas livres são tão bons quanto aos do MAC. Só nisso dá pra fazer um livro do quanto o MAC é superior, mas é claro que para navegar na internet e imprimir um doc dá na mesma, mas vai editar um filme, trabalhar com imagens ou desenvolver sites... Sem comparação! Infelizmente nesse quisito o MAC domina totalmente, pois nem o Windows tem algo se quer parecido com o iWeb.

Okay, se for falar em edição de imagens temos o GIMP que é muito bom, mas ainda está longe de ser o Photoshop do MAC, mas se trantado de edição de filmes, no Linux tem um monte de porcarias livres que são coisas de crianças, se quiser um programa bom você tem que desembolsar só no software o que você gastaria no MAC + Software.


Não sei qual MAC você usou, mas já usei e vi usarem muito o MAC e NUNCA vi travar!


Você comentou que ele está longe para ser um computador para qualquer coisa... Quais serião essas coisas?


Não estou fazendo uma apologia ao MAC, o qual gosto e muito pela superioridade dele para se conseguir fazer rapidamente operações que demoram tanto no Linux quanto no Windows, mas essa paranoia de que apenas Linux presta é pior do que tudo de errado que Mico$oft já fez ou representa...


Se fosse possível teria tanto o MAC quanto o Linux ao mesmo tempo para aproveitar o que cada um tem de melhor, mas infelizmente não faz parte de minha realidade no momento.


Pelos posts que você contribui no cotidiano do VOL tenho certeza que você deve ter sido infeliz na forma como abriu o tópico, por isso dei uma leve porrada na espectativa de lhe ampliar os horizontes, mas espero que consiga o que pretende e que continue com o Linux! :)


[]s


10. o engos

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2008 - 14:01h

acho que vc não entendeu mto bem.
Em nenhum momento eu falei que os softwares livres eram tão bons qto. Só falei que no linux o "lance" são os softwares livres, no windows vc tem os piratões, mas no Mac, é dificil vc sair baixando tudo, geralmente é preciso pagar pelos programas.
Eu não sou experiente em Mac, mas realmente para edição de fotos/video ele é superior, por isso associei ele a uma "caixa preta".
Eu acho que da mesma forma que o linux é deficiente em programas comparado ao windows, o mac é deficiente comparado ao linux, sei la, pode ser por falta de experiência, mas... nas tarefas que eu costumo fazer não sei se o Mac me atenderia totalmente. A maior parte do tempo trabalho com desenvolvimento de software e o gcc que vi pro Mac é horrivel, o java tbem tem mta incompatibilidade com o java da sun, sem dizer que não sei como fica a compatibilidade com outras linguagens e tecnologias.

Qto a liberdade, não conheci ninguem ainda que conseguiu rodar um Mac bonitinho em um PC Comum, pior ainda, dizem que isto é considerado CRIME! O Mac OS só pode ser executado em um Macintosh. Qto a arquitetura ser Intel e não mais Power PC, isso é apenas uma das coisas.

Debate é debate. Cada um com sua opnião. Eu continuo com a minha, Mac vai totalmente contra Linux no quesito liberdade. Software livre, tem mta coisa boa, mas tem mta coisa que apanha do software proprietário. Windows é mto bom para algumas pessoas e MAC é bom para algumas coisas!


11. ah

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2008 - 14:09h

referente aos programas novamente, grande parte deles são para tarefas do dia a dia mesmo, office, edição de código, internet, etc etc. Talvez por conhecer pouco o Mac minha lista de "gatos pingados" seja pequena e falte conhecer programas realmente superiores.


12. Debate é bom, vamos debater...

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 26/05/2008 - 14:47h

Com relação a programas, os melhores que existem para linux são todos pagos, principalmente jogos, por isso continuo sem entender esse seu ponto de vista, pois os free para linux são tão bons quantos os free para MAC.


No quisito liberdade, o linux lhe dá a liberdade de ser gratuito, cobrado, código livre, fechado etc... Por isso ainda não consigo entender essa parte do "vai contra o linux". Por exemplo, nunca lhe vi falando que Red Hat, SuSE, Mandriva e outras distros vão contra o linux, só porque cobram pelas melhorias que elas fizeram...

Temos que lembrar que o gnu/linux é apenas o sistema operacional e não uma filosofia que condena ao inferno todos que estão do lado negro da força e não disponibilizam tudo que queremos e como bem entendemos.


Com relação a desenvolvimento em C, nunca trabalhei com MAC pra isso, por isso não posso comentar, mas o usei para desenvolvimento web, no qual ele é muito superior. O iWeb, por exemplo, lhe economiza 90% do tempo e trabalho.


Agora com tarefas cotidianas, não consigo entender qual sua dificuldade. O que vejo em você com relação ao MAC é o mesmo que usuários Windows em relação ao linux, que só porque não é igual ao que estão acostumados, simplesmente não gostam...


Falando em trabalhar com, quem trabalha com C sabe que migrar o C ansi é tranquilo, mas o C com todos os comandos e recursos já complica bastante, isso indiferente de ser MAC, Windows, Linux etc. Se tratando de JAVA então... O linguagenzinha podre, tanto que os jogos de celulares são vendidos por modelo de aparelho, mesmo quando em java e se você tentar usar o de outro aparelho tem vezes que simplesmente as teclas não são reconhecidas... Esse é um problema da linguagem, não do MAC em si.


Mas como eu disse anteriormente, gostaria de ter os dois, pois usar o que cada um tem de melhor seria perfeito!



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts