Invasão de Arch Based

1. Invasão de Arch Based

clodoaldo santos
klods1967

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/07/2025 - 20:09h

Eu gosto de ver no DW, o lançamento de novas distribuições.
Já tem um bom tempo que notei que as distribuições baseadas no Arch são a maioria.
Antigamente eram Inúmeras baseadas no Debian e Ubuntu
O que será que aconteceu?
Debian ficou fácil de usar?
Ubuntu deixou de ser o amigável?



  


2. Re: Invasão de Arch Based

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2025 - 20:24h

Sei lá, não acompanho. E, honestamente, o que realmente importa são as distros que servem de base, têm alguma relevância de mercado, ou são de nicho: Debian, Arch, Fedora, CentOS, openSUSE, Ubuntu, e algumas source-based como Gentoo e Void. O Distrowatch vive listando centenas de distros irrelevantes que, na prática, só existem pra inflar o ego dos seus criadores.


3. Re: Invasão de Arch Based

clodoaldo santos
klods1967

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/07/2025 - 20:31h

Notei a migração das derivadas da família Debian para o Arch
Apenas gostaria de saber se alguém tem ideia do motivo desse fenômeno
Pois considero o Arch menos amigável que Debian





4. Re: Invasão de Arch Based

Sidnei Serra
Zoiudo

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/07/2025 - 21:08h

Usar o Arch é questão de costume, uma vez que se consiga isso vai na boa. Eu mesmo sou usuário de Debian há anos mas ultimamente minha preferência se estabeleceu pelo Arch. Pacotes e programas mais novos, você instala o que precisa ou o que quer sem muito dos penduricalhos de outras distribuições. Uma coisa que me chateia no Debian é o longo tempo de lançamento, basicamente a cada 3 anos e acaba ficando para trás em relação às próprias distribuições derivadas dele. O Debian ainda está no Kernel 6.1.0.37 (o Trixie está no 6.12.x.x) enquanto que o Arch está no 6.15.x.x...


#
##
###
#### Conhecimento não vem de graça, valorize o aprendizado e a ajuda recebida! ####


5. Re: Invasão de Arch Based

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2025 - 21:14h

Pois é, o que me chateia no Debian também é esse intervalo grande entre uma versão e outra, pacotes ficando muitas versões atrás. Se fosse lançado uma nova versão por ano seria a distro perfeita. Mas ai é pedir demais e não seria "O Debian", rs!



6. Re: Invasão de Arch Based

clodoaldo santos
klods1967

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/07/2025 - 21:35h

Eu me adaptei bem ao Fedora que também trás "últimas novidades"
Mas mantenho o LMDE em dualboot por segurança



7. Re: Invasão de Arch Based

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/07/2025 - 08:42h

@klods1967, gosto bastante do Fedora também. É uma distro que fica no meio termo entre novidades e estabilidade. E por mais que digam que é uma distro de "testes", nunca peguei um bug crítico durante meu uso.


8. Re: Invasão de Arch Based

clodoaldo santos
klods1967

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/07/2025 - 10:27h

tipoff... o fedora é realmente bastante estável... mais estável e menos bugado que ubuntu-lts... pelo menos é o que notei desde 2020



9. Re: Invasão de Arch Based

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 16/07/2025 - 02:12h

Bom dia a todos

Uso aqui a distro Bodhi Linux, derivada do Ubuntu, para PCs sucatas, por mais de 5 anos e pouco ou nada tenho a reclamar. Já até instalei a versão mais recente e continua leve, prática, rápida onde posso até usar para resolver questões bancárias. Tenho-a em dois desktops e em um notebook todos de mais de 10 anos de existência. O boot se dá em um minuto e o encerramento em poucos segundos e isso em velho HD IDE de 80GB.

E ainda minimizo o estímulo as novas tecnologias que degradam o planeta e concentram mais poder e dinheiro aos poderosos do cão.

Já dizia minha querida avó materna da roça em Portugal, Minho, há mais de 50 anos ... não se joga nada fora, tudo tem serventia.

_______________________________________________________
E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. Apocalipse 12:1 Nsa Sra de Fátima, Nsa Sra de Lourdes, Nsa Sra das Graças ...
_______________________________________________________
São Padre Pio de Pietrelcina, Santa Faustina Kowalska, São Francisco de Assis e Santa Gema Galgani foram alguns dos que tiveram os milagres dos Estigmas de Cristo em seus corpos, Ferimentos que sangravam
_______________________________________________________
Milagre Eucarístico que ocorreu em uma Igreja de Lanciano na Itália no ano de 750 em que o vinho se tornou sangue e o pão carne humana estão até hoje em seus estados naturais. https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_eucar%C3%ADstico_de_Lanciano


10. Re: Invasão de Arch Based

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 16/07/2025 - 14:03h

nem reparei, kkk. Mas teoricamente agora a mais clicada através do distrowatch é cachyos (arch) e não mais o mint. O que isso significa? nada! Só os acessos através deste site; se tu salva a página da tua distro favorita e acessa direto, não conta.
Entendo que para quem é da área TI precisa de pacotes mais novos, mas eu não desenvolvo nada, não empacoto nada, no máximo ajudo achar bugs no debian, então uso debian justamente porque demora atualizar. Eu gosto dessa tranquilidade do debian, mesmo no meu FrankDebian (testing+unstable) as coisas demoram chegar, se comparar com arch ou fedora.


11. Re: Invasão de Arch Based

clodoaldo santos
klods1967

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/07/2025 - 16:01h

A questão aqui não é o top 100
Mas que não entendi porque há mais lançamentos de novas distribuições baseadas no Arch do que no Debian/Ubuntu
A única distribuição baseada no Arch que testei foi o Manjaro




12. Re: Invasão de Arch Based

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 17/07/2025 - 10:17h

Difícil dizer o porquê. Eis o que penso:
1. Canonical perdeu interesse na área de PCs fixos ou portáteis, mas isso não é culpa da empresa em si, até admiro os esforços do Shuttworth na época em que ele tentou expandir ubuntu e as corporações torceram o nariz para software livre. No passo atual, já não é sinônimo de tranquilidade ter base ubuntu. Não sei se os buntus LTS sempre foram tão cheios de bugs como agora, a ponto de só recomendar o uso despreocupado depois de vários sublançamentos da official...
2. Debian é excelente, mas tem todo esse xororô dos users por atualizações que demoram chegar. Além do mais, depois da morte do Ian, tenho a sensação de que tudo ficou mais lento, apesar da quantidade de user que adoram debian e se desdobram para manter funcionando, outros como eu, que usam porque gostam do jeito que as coisas funcionam no debian e não porque seja "a melhor" distro.
sobra quêm? fedora, opensuse, arch.
3. Fedora eu acredito que nunca vai ter uma derivada famosa, pela filosofia de trabalho deles, que atende muito bem quem precisa desse perfil de funcionamento e dispensa derivadas.
4. Opensuse faz um excelente trabalho tanto na versão Leap quanto na erva daninha, tornando derivadas redundantes.
5. Arch é um campo fértil de novidades, a filosofia "faça você mesmo e como quiser", abre espaço para muitos projetos, mas requer que os mantenedores da distro sejam muito mais ativos que nas fixed-release. É por isso que surgem e somem distros baseadas no Arch, permanecendo aquelas que têm algum link com desenvolvimento de hardware ou outras parcerias. Além disso, a popularidade dos pacotes flatpak com certeza desmistifica essa aura repulsiva do Arch para novatos.
No fim das contas, é tudo uma questão de afinidade de quem se propõe a desenvolver uma distro. A quantidade maior de derivadas com Arch significa que os desenvolvedores que gostam do Arch estão mais ativos atualmente. Daqui a pouco muda tudo.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts