É saudável recomendar Manjaro para novatos no Linux?

13. Re: É saudável recomendar Manjaro para novatos no Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2018 - 11:39h

kowalskii escreveu:

O Manjaro evoluiu bastante nos últimos tempos, mas como os colegas citaram acima, ainda acontece as vezes de ser necessário recorrer ao terminal para resolver algo. Quem é extremamente leigo e quer só usar o computador pode se chatear com isso.
O Mint, por outro lado, se resolve tudo no atualizador gráfico (pelo menos no uso que venho tendo). Creio que o Mint seja a opção mais segura para novatos que querem só usar o computador sem se aprofundar no linux.
-----------------------------------------
---- Linux Counter #606350 ----


Quanto ao uso do terminal, acho que de vez em quando será necessário no Manjaro. Se bem que já é possível fazer o básico, como instalar programas, autualizar o sistema, kernel, pacotes de idiomas tudo através do PAMAC ou das próprias configurações do Manjaro.
Claro que por ser rolling release pode acontecer do usuário ter que usar o terminal, mas acredito que não seja tão obrigatório assim seu uso.
Acredito que no passado sim, mas atualmente o Manjaro tem se tornado cada vez mais user-friendly. Alguns até chamam ele de Ubuntu do Arch, hehehe.


  


14. Re: É saudável recomendar Manjaro para novatos no Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2018 - 11:46h

LinuxWalker escreveu:

Se a pessoa posta num fórum, já existe um interesse mínimo em usar o sistema, então não vejo problema em recomendar.
Manjaro é bom, os devs se preocupam com user final, etc. Mesmo assim, minha experiência pessoal com ele não foi boa; tive bem menos problemas no Arch e Antergos em mais de uma máquina, por isso não recomendo Manjaro.
Agora, sinceramente, ando achando as distros linux muito parecidas, perde até a graça de conhecer sistemas novos, rsrs. Logo eu que toda semana tinha uma distro diferente na minha partição de testes... Praticamente tudo o que vc pode fazer numa distro vc pode fz em outra, muda apenas alguns detalhes procedimentais.
A melhor distro para um totalmente iniciante eu não sei qual é, isso é muito pessoal. Mas pra mim no momento a mais fácil e prática é o Debian, que estou usando as 4 versões (stable, testing, unstable, experimental) com pinagem para o testing, sem problema nenhum a mais de 6 meses.


"Manjaro é bom, os devs se preocupam com user final" - Concordo. Diferente do Arch Linux, o Manjaro sim ouve os usuários.
O único problema que vejo no Arch, ao menos pra quem é novato - é sua instalação. Sei que muitos vão falar do Arch Anywhere que tem um script pra instalação. Mas quem é novato nem vai saber disso, vai achar que é só baixar a ISO e instalar como se fosse um Windows.
O Antergos eu considero com meio-termo, intermediário. Nada mais é que um instalador gráfico para o Arch. Mas o Antergos, assim como o Arch Linux não trazem consigo as configurações como: instalação de kernel, pacotes de idiomas mais complexos e instalação de drivers, tudo por modo gráfico em suas configurações.
Conheço muita gente que teve o infortúnio de ter problema com o Manjaro, desde coisa simples como uma miniatura de vídeo ou imagem não aparecer até problemas mais chatinhos como internet e wi-fi não funcionando. Esse não é meu caso.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts