Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

1. Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Kevin
kevin969

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/10/2014 - 22:07h

Boa noite Galerinha..

Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Eu conheci Linux na Federal de minha cidade pois tenho dois professores que utilizam e fiquei maravilhado com a Interface dele (Ubuntu) quando vi pela primeira vez (foi há uns 4 anos atrás), no inicio eu nem sabia sobre usar o terminal, porém agora estou com um curso de introdução ao Linux completo, estou com o Mint instalado no Notebook há quase meio ano, o Windows não está fazendo falta e estou muito contente com o sistema que utilizo..

Queria saber como vocês descobriram e por que usam o Linux..


  


2. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Eris Ribeiro Junior
erisrjr

(usa Arch Linux)

Enviado em 20/10/2014 - 23:06h

Através de uma revista que comprei em um supermercado com o finado Kurumin 2.21 (Ainda tenho o CD aqui, e por incrível que pareça funciona!).

Utilizo por:

Ser software livre.
Por ser um sistema simples (Algumas distribuições).
Não me da muito trabalho para mante-lo, então quando estou sem tempo para resolver problemas ou "brincar" com o sistema, ele faz o que se espera de um bom sistema operacional: Funciona!
Desenvolvimento muito dinâmico, com varias tecnologias constantemente desenvolvidas e implantadas.
Possuir varias ferramentas para uso em redes de computadores (Desde serviços a ferramentes de diagnostico)
Segurança, com falhas de segurança e bugs divulgados e tratados, em geral com muita rapidez.
Muita documentação de qualidade disponível.
Contrariando o crença popular, Linux pode sim, ser um ótimo sistema para desktop, com uma infinidade de software disponível*¹
Arch linux:
http://vivaolinux.com.br/topico/Distros-a-escolha-certa/Qual-distribuicao-GNULinux-usar


*¹Faltam alguns proprietários de nicho(autocad entre outros), mas nada que eu utilize, então...




3. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Sérgio André
familiaungido

(usa Satux Linux)

Enviado em 20/10/2014 - 23:12h

Veio no meu notebook que comprei à três meses (relato de um simples iniciante em Linux), veio com Satux (distro descontinuada), amei Linux à primeira vista, somente utilizo o sistema do titio Bill no trabalho pois não há possibilidade de utilizar Linux pois todo o sistema da empresa é rwindows. Mesmo utilizando Satux 4.1 descontinuada considero melhor que o sistema do lado negro da força.
Sistema leve, não trava, liberdade no sistema (configurar ao meu modo- self service).


4. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 21/10/2014 - 09:56h

Olá.

Eu conheci o Linux na faculdade. Já tinha ouvido falar antes, claro, mas conhecer mesmo só na faculdade. Mesmo assim ainda não tinha muito interesse, até que no trabalho eu tive necessariamente que ter mais contato com esse sistema. Mas até então eu ainda tinha uma visão muito "de trabalho" do Linux. O que mudou isso foi quando eu estava fazendo o trabalho de conclusão de curso da faculdade e tive que procurar qual distro ia usar pra testar o sistema desenvolvido. Nessa brincadeira achei o Fedora e gostei muito, tanto que até hoje eu uso.

Por que continuo usando? Simples. Primeiro porque é software livre (no começo nem era por isso, mas hoje considero isso fundamental). Mas além disso, desde que uso Linux nunca mais eu tive problemas com meu computador, nem de travar nem nada. Repito: NUNCA mais deu problema. Também não tenho mais que me preocupar com antivírus, o que é uma bênção.

Fora isso a estrutura do sistema como um todo é muito organizada. Você tem um diretório para as bibliotecas do sistema, outro para os manuais, outro para os binários, etc. Gosto muito dessa organização. E ainda tem os gerenciadores de pacotes, que facilitam bastante a manutenção do sistema.


5. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Igor Morais
igormorais

(usa Gentoo)

Enviado em 21/10/2014 - 10:12h

Quando eu fazia curso técnico de Eletrônica no Instituto Federal aqui de Sergipe, um professor meu, que era da área de computação, nos apresentou o Ubuntu, mostrando todas as vantagens e diferenças em comparação ao windows. Instalou em um computador do laboratório em menos de 15 minutos e nos pediu pra fazer o mesmo em casa. Eu baixei o Ubuntu, naquela época tinha acabado de sair o 12.04, que ainda tá ativo, e fiz um dual-boot com o windows, porque ainda utilizava o windows para jogos.

Desde então vim testando várias distros e de um ano pra cá, desde que comprei outro pc, só utilizo Linux.

Atualmente estou utilizando o Funtoo Linux, um sistema rápido, estável e com um dos melhores gerenciadores de pacotes exitente. Na minha casa são 3 notebooks e um pc. Dois dos 3 notebooks utilizam Linux(Ubuntu e Manjaro). Na universidade onde estudo, em todos os laboratórios há o Debian.

Pra mim houveram várias diferenças perceptíveis quando comecei a utilizar Linux. Uma delas foi a estabilidade, pois desde que comecei a utilizar pra cá, nunca vi um travamento sequer.
Outra diferença é a segurança. Não precisa de 2 ou 3 antivirus que ainda deixam o seu sistema ser infectado.
Fora a velocidade. Quando uso windows em algum lugar, perco um pouco a paciência.


6. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 21/10/2014 - 10:33h

Comecei pelo kurumim anos atrás, em um curso que fiz. Uso o linux pois gosto de conhecer todos os sistemas e resolver problemas, também gosto dos benefícios do linux que são estabilidade, velocidade e segurança... ainda uso windows (Estou digitando dele agora), mas por alguns certificados e jogos que não são portados para linux... mas foi o grub2 que subiu o windows (dual boot) kkkk.


7. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/10/2014 - 11:06h

Bom dia,

Como descrito outrora em outro tópico, comecei quando comprei um desktop que veio junto o lixo do Satux Linux. Depois com a ajuda do pessoal daqui do VOL, conheci o ubuntu e dai parti pra outras distros. Estou há mais ou menos 3 anos. Ainda uso o Windows por causa de impressoras, scanners, filmadoras e câmeras. Talvez quando conseguir configurar tudo isso com uso do Fedora e Manjaro, possa descartar o Win.

Até...


8. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/10/2014 - 13:21h

O engraçado e que eu descobri o linux foi em 2012 quando tentava me livrar do windows7!Eu buscava o windows8 e achei um blog de um japones que falava com instalar o ubuntu em dualboot com windows.Eu procurei e achei o wubi particionei o disco e instalei o wubi.Fiquei testando e testando perdendo centenas de arquivos!O wubi de 32 bits ate que nao pesa,mais nao e linux! Mais mesmo assim me livrou da pane do windows.Eu fui o unico em Alem Paraiba que nao teve problema com a atualizaçao do windows.Linux mesmo de verdade eu to usando a quase um ano quando formatei o windows.Eu uso o linux por ser um sitema original gratis sem virus e com velocidade superior ao windows e me permitir instalar quantos programas precisar sem peso!Eu me espanto ate hoje quando vejo a quantidade de programas que tenho sem encher meu hd:O


9. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 21/10/2014 - 15:02h

Em 2008... numa revista enquanto estava internado no hospital... primeira coisa que fiz após alta foi instalar ubuntu-8.04 no meu notebook em dual-boot com Vista... Uso linux pq gosto da diversaidade e de sair da mesmice


10. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 21/10/2014 - 16:18h

Sempre me perguntam isso. Vou contar de novo.

Eu trabalho na USP e na USP, na época, 1988, usávamos workstations da Sun e mainframes: Cat, Lion, Cray etc... (que ficavam em são paulo, ***online***)Esses maiframes rodavam SOs diferentes como VM-CMS e UNIX.

***online*** - Não é bem online, pq Internet não existia, mas sim, havia uma Rede de cabeamento, que interligava os campi das USP, o mainframe ficava em São Paulo, nos CPDs do interior, havia micros funcionando como terminais "burros".Internet só apareceu na USP em 1994, USPNET, conectada à BITNET. (Tempo das BBS, do telnet, do Whois, Newsgroups da Usenet etc...)

Portanto eu usava Unix (com X-Window Original e TWM). Quando o Linux foi "inventado", em 1992..

em 1993-1994, a USP criou um nucleo de Linux, que ainda existe, é o LINORG. eles usavam Debian.

Porque eu usava Unix e Linux era parecido com Unix, eu fiquei curioso de conhecer Linux: Debian!

Após 4 mêses de trabalho, consegui instalar e usar Debian...com interface gráfica Window Maker (até hoje gosto de Window maker)

Debian era muito difícil na época, porque quase não era uma Distro, era um montão de pacotes que precisavam ser instalados um por um. Até para montar um CDROM em modo leitura, era com comando mount...

Slackware? NEM CONSEGUI instalar Slackware, Slackware era para quem podia, não para quem queria...!rsrsrsr!

Usei um pouco o Debian, mas existiam poucos pacotes, programas etc... Passei a usar outros Linux mais fáceis (pq já eram distros completas). Usei um pouco de Conectiva (Brasil) e Mandrake (França).

Mas ainda havia poucas coisas que dave para fazer com linux, então parei e voltei a usar, DOS, Windows e Unix.

Parei por vários anos. Em 2006, descobrí Kurumim... Que legal, agora linux era fácil de trabalhar. Comecei a usar Kurumin, e como eu tinha usado e gostava de RPMs (Mandrake e Conectiva), comecei também a usar openSUSE e Mandriva.

Entre 2006 e 2008, testei umaa 40 ou 50 distros, incluindo o próprio Slackware (agora menos difícil), o Debian mais novo, Arch, Ubuntu, Kalango, Muriqui, Fedora, GNewSense etc... etc...

Entre esses testes, descobrí o Sabayon (Gentoo Like) uma distro Italiana, que no Brasil, ninguém usava. Muito diferente, até hoje não achei outro Linux melhor que Sabayon, pelo menos para mim.

Descobrí então que gostava mais das RPMs e das Gentoo Like, do que arquitetura debian.

Sabayon me pôs curioso de conhecer Gentoo.

Atualmente, uso Sabayon todo dia (a minha distro favorita) e de vez em quando uso openSUSE, Mageia, Gentoo, OpenMandriva e Funtoo. Práticamente, não uso Distros tipo Debian, gosto menos.


11. Re: Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Kevin
kevin969

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/10/2014 - 20:18h

Nossa, quantas histórias.. hahaha.. Cada uma mais legal que a outra.. (^_^)

Eu tenho um professor com a história bem parecida com a do "albfneto", só que ele começou em 1998.. Você deve saber muito de Linux por usar a tanto tempo.. Parabéns!!! ^^

Vou deixar mais dois dias aberto este tópico para caso alguém tiver mais alguma história..

Obrigado a todos até agora.. ^^


12. Como foi que conheceram o Linux? Por que usam Linux?

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Salix)

Enviado em 21/10/2014 - 20:28h

Conheci o Linux em 1994 ao comprar uma revista numa banca de revistas que veio com CD do Conectiva Linux Guarani 3.0, onde a instalação foi feita sem problema em dual boot, mas o X ficava em meia tela do monitor somente, eu não sabia nada de Linux e a única coisa que sabia fazer no console e terminal era da um dir, ls ou startx (neste tempo eu não tinha internet, nem mesmo discada).

Mesmo assim eu não desistir, depois de uns 3 meses numa grande livraria comprei os CDs de instalação do Conectiva Linux 5.0, onde começou todo o meu aprendizado com Linux. Depois de um ano usando o Conectiva 5.0 experimentei várias distros e versões do Red Hat, Fedora, Mandrake, Kurumin, Slackware e finalmente Xubuntu; sendo que a grande maioria foi obtida com a compra de revista de informática antes da banda larga ficar acessível para todos.

Até o ano de 2004, o uso da dupla Windows e Linux por mim ficava em 50% para cada um, hoje em dia o meu uso com Windows é de 0,1%.
Uso Linux porque gosto e curto muito, apesar de saber usar o Windows, quando muito raramente tenho que entrar no mesmo, já começo a ficar estressado e não veja hora de dar um reboot para o Linux.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts