Instalação Linux não reconhecida após ser instalado em máquina com Windows 10 UEFI [RESOLVIDO]

1. Instalação Linux não reconhecida após ser instalado em máquina com Windows 10 UEFI [RESOLVIDO]

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/05/2018 - 14:10h

Minha máquina tem o windows 10 instalado e três discos. Instalei o Ubuntu 18.04 no disco 02 (dev/hdc2) e funcionou beleza enquanto não desliguei a máquina. Quando reiniciei a primeira vez, apareceu a opção entrar no linux e no também a opção para escolher o Windows. Mas depois que iniciei o windows e desliguei a máquina, ao ligar novamente o sistema não mais apresenta a opção de entrar no linux mas só no Windows. Mesmo que eu aperte f11 e escolha o disco certo, não aparece o boot para o linux


  


2. MELHOR RESPOSTA

Atel Batista
telbatista

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2018 - 14:21h

HD de 1TB - Por mim, faria o seguinte, 120GB Windows | 200GB Linux | 2GB Swap (10GB é muita coisa) | e o resto do disco /mnt/dados (daqui você colocaria tanto arquivos win tanto linxu) fotos, vídeos, programas, jogos...

3. Nenhuma viva alma

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/06/2018 - 23:09h

Estranho em uma comunidade tão grande ninguém ter uma sugestão de solução para o meu problema.


4. Re: Instalação Linux não reconhecida após ser instalado em máquina com Windows 10 UEFI [RESOLVIDO]

Atel Batista
telbatista

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2018 - 11:54h

Bom dia! Troca a ordem de BOOT na BIOS. Pelo que você falou, seu PC tem 3 Discos. Então coloca o que esta instalado o LINUX com primeiro BOOT. Posta o resultado. Abraço.


5. Troque ordem de boot.

Leandro Vasconcelos Santos
leandrobfr

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/06/2018 - 12:24h

Você pode trocar a ordem de boot na bios, ou na inicialização do sistema.
Provavelmente vc não fez a instalação do groub, que geralmente é feita após a instalação do ubuntu. Ele é quem faz o gerenciamento do boot loader, e dá opção de inicialização pelas partições linux ou windows.



6. Depois de apanhar, fiz uma gambiarra

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/06/2018 - 14:05h

Na verdade, estava instalando com os três hds plugados. Na hora de instalar, eu iniciava a bios pelo pendrive. Aí, na hora de o instalar o Linux Mint ou Ubuntu, eu criava as partidos raiz (/), swap e home no segundo disco, mas colocando pra inicialização vir pelo primeiro hd, onde estava o linux. Na hora de reiniciar, ele mostrava o grub2, com a opção de eu alternar windows ou linux. Só que, ao desligar o computador e ligar novamente, sumia o grub e ficava apenas o windows 10 entrando direto. Depois, tentei com o inicialização direto pelo segundo hd e não funcionava. Cansado, fiz a gambiarra. Abri o computador, despluguei o hd do windows e instalei o linux. Agora funciona assim. Entro, aperto F11 e seleciono o disco 2 se quero o linux. Se quero entrar direto no windows, só ligo e não faço nada, já que ele vai direto


7. Re: Instalação Linux não reconhecida após ser instalado em máquina com Windows 10 UEFI [RESOLVIDO]

Atel Batista
telbatista

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2018 - 14:12h

tu tá selecionando por qual disco inicializar win/linux, certo? disco 1 - disco 2... No disco que tu fez a instalação do linux, já deixou como ele como "arranque" primário? outra coisa, quando tu instalou os sistemas, instalou primeiro o windows e depois os linux? se tu estiver instalado o GRUB, vai ter que editar ele, inicializando pelo linux edite o arquivo /etc/fstab e indique cada disco que você está utilizando.


8. Instalei primeiro o Windows e depois o linux

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/06/2018 - 14:17h

Tenho alguma conhecimento, digamos, básico. Sei entrar via pendrive, abrir o Gparted e criar as partições de que preciso. Ex: entrei pelo pendrive de instalação do Linux e em seguida, na hora de instalar, escolhi a opção advanced, que me permitiu escolher a partição. Eu já havia criado o disco 2 com o Gparted e nele criado três partições. A raiz com 50 GB para o sistema, o Swap com 10GB e o Home com o restante disponível no hd de um tera. Aí instalei o Windos. Lá eu coloquei para gravar a grub na disco em que estava o Windows e deu o erro que eu referendei acima.


9. Re: Instalação Linux não reconhecida após ser instalado em máquina com Windows 10 UEFI [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/06/2018 - 14:33h

Meu desktop com mais de um HD eu instalei Windows + Linux no mesmo HD e deixei os demais em NTFS apenas para salvar arquivos.
No sda fiz dual-boot normalmente


10. Re: Instalação Linux não reconhecida após ser instalado em máquina com Windows 10 UEFI [RESOLVIDO]

Atel Batista
telbatista

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2018 - 14:35h

clodoaldops escreveu:

Meu desktop com mais de um HD eu instalei Windows + Linux no mesmo HD e deixei os demais em NTFS apenas para salvar arquivos.
No sda fiz dual-boot normalmente



Tu conseguiu fazer o dual-boot? selecionar o SO? se sim, pode fechar o tópico.