Erro ao instalar o Lazarus [RESOLVIDO]

1. Erro ao instalar o Lazarus [RESOLVIDO]

Pedro
phbMorais

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/08/2010 - 10:10h

Olá galera,

Sou novo em linux e estou com um problema para instalar o Lazarus. Quando vou instala-lo aparece o seguinte erro: "Erro: Dependência não satisfeita: fpc-abi-2.2.4", pesquisei mas nao encontrei o que pudesse me ajudar e gostaria de saber o que significa.

Desde já agradeço


  


2. MELHOR RESPOSTA

Paulo Silva Filho
psfdeveloper

(usa Debian)

Enviado em 28/08/2010 - 10:31h

Caro phbMorais,

de acordo com esse bug post: http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=567043, trata-se de um erro do sistema de empacotamento do Debian encontrado no Sid, que é a versão instável do sistema operacional. Como você usa o Ubuntu, que é baseado justamente nas versões instáveis do Debian, infelizmente o seu sistema operacional herdou esse problema.

Para resolver isso, você precisa dar um DOWNGRADE na versão do Lazarus que você deseja instalar. Eu instalei o Lazarus no meu sistema (Debian) sem nenhum problema aparente. Se trata de uma versão mais antiga e mais testada, portanto mais estável, como tudo no Debian.

Entretanto fazer downgrades de pacotes não é trivial de se fazer no Debian e, muito menos, no Ubuntu, que possui um sistema de controle de pacotes muito mais restrito e muito menos rigoroso que o do Debian.

Por outro lado, você pode instalar o Lazarus na unha. O Lázarus que eu uso é o Version #: 0.9.28.2-0 beta - 2009-10-26. voce pode ir até o site do lazarus, em http://lazarus.freepascal.org/, e baixar o código fonte dessa versão.

Instalá-lo do código fonte geralmente é simples, usando-se as ferramentas GNU:

# ./configure
# make
# make check
# make install

Se alguma dependência estiver faltando, o configure vai mostrar para você, você pode procurá-las nos pacotes do próprio Ubuntu. Geralmente, quando não consigo usar o apt para instalar algum pacote, eu instalo pelo código fonte. Sempre dá certo. E se fizer dessa forma, instale o programa em /usr/local/bin ou em /opt/.

Abraços.





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts