Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

1. Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 18/05/2018 - 17:57h

Vejo muita gente elogiando essa interface, mas nada é perfeito, certo?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/05/2018 - 18:24h

allan-silva escreveu:

Vejo muita gente elogiando essa interface, mas nada é perfeito, certo?


O maldito do Clipman/Klipper que não pode-se desinstalar da forma normal. Agora ele faz parte do sistema. Fica salvando tudo o que você faz como um keylogger. Privacidade zero!
O fato de não deixar o dolphin ser aberto como root usando o comando sudo + dolphin. Existe um outro comando que é ksudo (algo assim), mas que nem sempre funciona.
Confuso pela quantidade de configurações. Ótimo pra quem ama customizar, um pesadelo pra quem não curte isso e deseja um sistema mais limpo. KDE exagera na quantidade de configurações, são tantas que algumas você nem sabe pra que servem e se perde no meio de tantas delas.
Costuma trazer uma imensidão de aplicativos junto com a interface gráfica. Pra quem é minimalista é um pesadelo! Conta-se nos dedos distros com KDE que sejam vazias de apps.
Também usa bastante processamento e ram da máquina. Não é tão leve assim como propagam. Tá longe de ser um LXDE ou Xfce.
A maneira de editar o painel me incomoda nessa interface.
Não gosto dos widgets e gadgets, me lembra o Windows na era do Vista e Seven. KDE é muito Windows-like. Talvez agrade quem no fundo ama o Windows.


3. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Guilherme Machado
Ma-chan

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/05/2018 - 18:03h

Nenhum. KDE é insuperável.



# chsh -s /usr/bin/fish colorado



4. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Will D. Magno
Zoma

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 18/05/2018 - 18:07h

Por ser baseado em Qt. Já tive inúmeros problemas com temas e alguns programas em GTK+ não funcionando ou sendo exibidos de forma correta.


5. Re: Quais os contras de utilizar o KDE?

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/05/2018 - 18:27h

Quando lançaram o KDE plasma 4 eu não usava porque tinha a "desculpa" de ser pesado no meu hardware fraquinho. Agora com as últimas versões do KDE a partir do plasma 5.12 não existem mais desculpas pra não usá-lo. O uso de RAM é "ridículo" (~350 MB) pro tanto de recursos e efeitos que o DE oferece; o uso do processador também esta absurdamente mais eficiente do que as versões anteriores, em meus testes está bastante responsivo aos cliques. O visual do tema padrão é lindo (gosto pessoal!) e até os programas GTK ficam com o tema corretamente ajustados. Quer mais o quê?

Tá, apesar disso eu ainda uso o XFCE como DE padrão. Talvez por mero costume depois de tantos anos usando (me sinto mais a vontade com ele) e por ser um pouco mais minimalista. O "defeito" do KDE é ter opções configurações demais, isso deixa o usuário meio perdido no começo.

PS: Lembrei de uma coisa que sempre me incomodou, é o kwallet (gerenciador de senhas) - se me esqueço de desabilitar o maldito logo no pós-instal, nunca mais me deixa conectar ao wifi sem encher o saco... aff!!!


6. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Dravo
Dravo

(usa Gentoo)

Enviado em 18/05/2018 - 19:11h

Ryuk escreveu:

PS: Lembrei de uma coisa que sempre me incomodou, é o kwallet (gerenciador de senhas) - se me esqueço de desabilitar o maldito logo no pós-instal, nunca mais me deixa conectar ao wifi sem encher o saco... aff!!!


Kwallet é que nem o maldito do gnome-keyring? Aff, aquilo me dá nos nervos.


7. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 18/05/2018 - 22:02h

allan-silva escreveu:
Vejo muita gente elogiando essa interface, mas nada é perfeito, certo?
Ele te deixa mal acostumado. Depois do KDE fica difícil usar outro ambiente.

Zoma escreveu:
Por ser baseado em Qt. Já tive inúmeros problemas com temas e alguns programas em GTK+ não funcionando ou sendo exibidos de forma correta.
É por isso que a equipe do criou os temas Breeze-gtk e oxygen-gtk. Para que os aplicativos gtk2 e gtk3 tivessem uma boa integração visual dentro do ambiente KDE.



8. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 18/05/2018 - 22:04h

Dravo escreveu:

Ryuk escreveu:

PS: Lembrei de uma coisa que sempre me incomodou, é o kwallet (gerenciador de senhas) - se me esqueço de desabilitar o maldito logo no pós-instal, nunca mais me deixa conectar ao wifi sem encher o saco... aff!!!


Kwallet é que nem o maldito do gnome-keyring? Aff, aquilo me dá nos nervos.
Eu sempre desabilito também, mas não tenho problema algum com conexões.


9. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Fernando
phoemur

(usa Debian)

Enviado em 18/05/2018 - 23:00h

Outra coisa que me irritava no KDE4, além do já citado kwallet, é o Nepomuk e o akonadi...
Sempre desabilito pois não uso...

Já no KDE5 / Plasma tenho pouca experiência.


10. Re: Quais os contras de utilizar o KDE?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 19/05/2018 - 10:21h

eu não uso kde apenas porque o xfce serve melhor ao meu estilo de uso, mesmo tendo ram e poder de processamento. Mas no geral acho o K um bom DE sim...
perfeito não existe mesmo, é tudo uma questão de custo-benefício. Até o xfce me desgostou às vzs, mas depois de sair dele zilhões de vezes e voltar, nos entendemos. Cheguei à conclusão que não preciso mais (kde, gnome, budgie, etc) nem menos (lxde, WMs) que xfce.
As vzs que fui pro kde/plasma, não durei 3 dias nele...
Mas eu reconheço que a equipe do kde faz um bom trabalho com a ideia de integração de serviços e oferecer um DE "completo".
Melhores distros kde que experimentei foram: opensuse, fedora, calculate.
Manjaro me deu monte de problemas com touchpad e resolução de tela em 2 das minhas máquinas e o debian-kde tive a impressão de que é meio "largado", mesmo sendo a minha distro preferida, se eu fosse fã de kde usaria uma das 3 que citei.



Linux User # 624552


11. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

Gabriel Moreira
GabrielMS86

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/05/2018 - 19:33h

Antes de tudo: considero o KDE Plasma uma excelente inteface gráfica, com muitos recursos e possibilidades de personalização avançados.

Ok, agora alguns pontos negativos em minha opinião:

1 - Difícil fazer com o que o MTP funcione. Apesar de o Dolphin ser cheio de recursos ele é o que mais me dá problemas quando eu simplesmente preciso conectar meu celular Android com o cabo e navegar pelas pastas do mesmo. No Arch eu ainda não consegui fazer isso funcionar. Já li que o kio-extras está quebrado em relação à essa função. Sim, tem o Kdeconnect e tal, mas às vezes quero passar umas músicas em quantidade maior para o celular e fica inviável usando a rede de dados. Ainda gosto de usar o bom e velho cabo USB. Com Nautilus, Thunar, PcmanFm ou Caja e mais o GVFS não tenho problemas, é só plugar e usar.

2 - Mais uma questão sobre conexões USB: ao desconectar meu HD externo pela opção "remover com segurança" o dispositivo é desmontado mas NÃO desligado (como é feito no Gnome, XFCE e Mate), o que me incomoda um pouco. Ok, muitos podem achar que é um capricho desnecessário mas já perdi outro HD e tenho muita coisa salva nesse que uso atualmente. Portanto, sempre que vou pro Plasma sou obrigado a desmontar/desligar o HD pela linha de comando ou então usar o "gnome-disk-utility" pra desligar o HD antes de desplugar o cabo. Muito negativo pra uma interface que tem "tudo" - em minha opinião.

3 - O Plasma tem consumido pouca RAM, é verdade. Mas pelo menos aqui pra mim as transições e efeitos rodam mais lentas e engasgam um pouco mais do que no Gnome Shell. Além disso a interface - mesmo ganhando considerável estabilidade nos últimos lançamentos - ainda quebra muitas vezes quando tento mexer em alguma configuração aleatória.

4 - Aparência uniformizada: aqui vou na contramão de alguns. Acho mais fácil uniformizar apps QT em ambientes GTK do que o contrário. Se você usar o tema "Breeze" padrão do Plasma, ok, você terá um look 100% único em apps das duas famílias. Mas tente mudar o tema QT e você dificilmente vai conseguir uniformizar os aplicativos GTK a menos que o desenvolvedor tenha criado uma variante do tema para esse toolkit. No Gnome (GTKs em geral), instale o "qt5ct", acerte a configuração e seja feliz. Qualquer tema GTK que vc usar poderá ser aplicado aos apps QT sem maiores delongas.

5 - Mais uma sobre aparência: alguns apps, por mais que você tente configurar, simplesmente NÃO usam o "kdialog". Isso pra mim é uma falha imensa da interface já que você perde as funcionalidades inerentes à mesma toda vez que vai abrir ou salvar algo. Exemplos: Firefox (menos no openSUSE) e Gimp (os quais eu uso bastante).

Bem, esses são alguns dos pontos que eu acho que poderiam melhorar no KDE Plasma. Vejam que algumas coisas são bastante básicas e uma interface que se propagandeia como a mais completa de todas deveria prover meios de resolver essas pequenas questões. Entretanto, para mim são coisas que atrapalham um pouco e isso acaba me levando para o lado GTK das coisas.

Att


12. Re: Quais os contras de utilizar o KDE? [RESOLVIDO]

João
Mastruz

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/05/2018 - 19:44h

Tenho alguns contras sim, mas bem pessoais, maior parte relativa a programas do KDE e há certas funções da distro.
Não sei se seria útil expor.
---
Às vezes os loucos tem a razão, mas os sãos não conseguem perceber.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts