Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

1. Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

Paulo
Kuuhaku20

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/05/2020 - 18:39h

Olá, pessoas. Estou com um problema e queria saber se alguém sabe a solução, vamos lá.

Instalei recentemente o Arch linux com o KDE em um notebook que adquiri, instalei o tema ghost e a barra de ferramenta não ficou como deveria, é como se a transparência não funcionasse, o efeito não estivesse funcionando. Observem na imagem, a área de trabalho "1" é a minha e está usando o tema Ghost, observe bem as setas, as setas estão apontando para uma parte meio cinza com preto, e abaixo tem a parte azulada, essa parte cinza com preto não era pra existir, coloquei uma área de trabalho "2" ao lado da minha pra mostrar como deveria estar, observe as setas da área de trabalho 2, não tem a parte cinza, está tipo com transparencia e os aplicativos estão submerso na parte azul.

No meu antigo notebook estava funcionando normal, mas nesse parece que tem alguma coisa impedindo o efeito, alguém sabe o que pode ser e uma possível solução? agradeço de coração a quem puder me ajudar.

Atualização: Eu estava mexendo aqui no compositor e mudei a infraestrutura de renderização de OpenGL 3.1 para XRender, a transparência voltou, mas como consequência efeitos de janelas animadas ao minimizar parou de funcionar.

Alguém sabe como contornar isso?

(Abram a imagem para melhor entendimento)


  


2. Re: Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 23/05/2020 - 22:22h


Tente usar OpenGL 2.0

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


3. Re: Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 23/05/2020 - 22:26h


A opção Ativar Compositor no Inicialização precisa estar selecionada.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


4. Re: Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

Paulo
Kuuhaku20

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/05/2020 - 01:27h

mauricio123 escreveu:


A opção Ativar Compositor no Inicialização precisa estar selecionada.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.



Está ativado desde a instalação do sistema, e já alternei entre o OpenGL 2.0 e o 3.1 e não mudou nada, infelizmente.


5. Re: Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

Paulo
Kuuhaku20

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/05/2020 - 02:08h

Resolvi meu problema, galera.

Foi bem tenso essa jornada pra ter uma transparência kksk cheguei até a desinstalar a interface gráfica pelo modo texto e reinstalar novamente kkk e claro, não resolveu, depois instalei o compiz pra ver se tinha algo lá, mas não adiantou.

Fiz várias pesquisas e nada de encontrar solução, nem em foruns BRs e nem de fora, até que pesquisei isso "problems with opengl transparency in KDE", e SHAZAN, encontrei essa solução aqui: https://www.linuxquestions.org/questions/linux-desktop-74/kde-plaasma-5-opengl-transparency-problem-...

Basicamente fui em "Efeitos da área de trabalho" e desabilitei tudo, após isso a transparência do tema voltou, depois comecei a habilitar um por um até encontrar o efeito problemático, que no caso, foi o efeito chamado "Borrar", ele borra o plano de fundo por trás das janelas semitransparentes kkkkk

Obrigado Maurício123 por ter tentado ajudar.


6. Re: Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 05/06/2020 - 22:59h


Isso ficou como dica até para mim.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


7. Re: Problema de efeito ( [RESOLVIDO]

André Marques Hörshen
andremarques

(usa Fedora)

Enviado em 05/06/2020 - 23:12h

Esse efeito borrar, nada mais é que o famosos "blur".
Há também, na área de efeitos uma parte que lida com transparência.
Em alguns casos, se quiser ter transparência em certas áreas, tipo Dolphin, terá que usar o Kvantum.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts