Como ativar a interface gráfica KDE, XFCE, GNOME no Fedora, Ubuntu e outros (tutorial)

1. Como ativar a interface gráfica KDE, XFCE, GNOME no Fedora, Ubuntu e outros (tutorial)

Snowden
snow.proofs

(usa Fedora)

Enviado em 12/08/2016 - 03:14h

Olá à todos. Esse pequeno tutorial eu vos ensinarei (iniciantes) a como alterar a interface GNOME (padrão no Fedora, Ubuntu e outros) para KDE, XFCE, etc.

Bom, antes de mais nada é importante eu ressaltar que sou novato. Tanto no fórum quanto nesse adorável universo - quase infinito - Linux.

O motivo desse tutorial é bem simples: eu passei por esse 'pequeno probleminha' bem recentemente, no Ubuntu e agora, no Fedora.
Acontece que fiquei vislumbrado com a interessante e limpa interface KDE (a versão mais recente) quando de um salto à outro, testando as várias distros Linux, o conheci no KUbuntu. Fiquei maravilhado! Infelizmente eu soube (bem depois) que o projeto KUbuntu poderá sofrer um certo digamos, "abandono" no futuro por conta de um dos líderes de desenvolvimento ter de certa forma "largado o projeto KUbuntu" de mão.

Também, tive um outro probleminha ao usar o KUbuntu: quando tentei criar um usuário padrão, não consegui encontrá-lo na tela de login, o que me deixou muito frustrado pois caí de cara em pesquisas até encontrar uma forma de criar uma senha para tal usuário por linha de comando e, posteriormente, pude vê-lo na tela de login.

Então, recentemente abandonando a distro KUbuntu, com sua encantadora interface gráfica KDE, conheci a distro Fedora. Que maravilha! O Fedora é um espetáculo! Essa interface (também muito bonita) modificada do GNOME é muito interessante. No entanto, não é tão bem acessível (em termos de funcionalidade) quanto o nosso bem renomado KDE.

Daí já sabe... instalei a interface KDE e pronto: comecei a usar! Só que não :S

Infelizmente não encontrei nenhum tutorial na internet (até mesmo aqui no VL) que explicasse PRECISAMENTE a como alterar a interface gráfica de GNOME para KDE, depois de instalado. HAHAHAH, Com certeza a instalação do pacote é muito fácil. Se encontra aqui, alí, aculá... Mais ninguém escreveu o artigo da maneira correta: Instalar e ATIVAR o KDE no seu Fedora, Ubuntu e outros. Não, não.

Existem váaaarios comentários de pessoas que orientam de maneira bem genérica, tipo "Clique no canto superior esquerdo e altera" ou até mesmo "Encerre sua conta e ativa", enfim, coisas desse tipo. Mais advinhe! Não é bem assim. Na verdade é bem mais simples que isso. O problema é que fica um pouquiiiinho escondidinho. Bom, vejamos...

1. Se você estiver logado com a sua conta (óbvio), instale os pacotes KDE. Algo como isto resolve: sudo dnf install @kde-desktop
2. Aposto que demorou um pouquinho a instalação, né verdade? Okay. Agora vc deve desconectar a sua conta. Isso mesmo, encerre.
AH!!! ALGO IMPORTANTE: Se vc é um usuário Administrador ou Padrão e não têm nenhuma senha cadastrada, é obrigatório que cadastre. Caso contrário não irá conseguir.
3. Depois de encerrar a sua conta, tente logar novamente. Antes de digitar a sua senha, observe que ao lado há um pequeno ícone de uma "engrenagem". Clique por sobre este ícone e TCHANRAN!!!! Aí está. PLASMA! Esta é a nossa interface KDE... Clique no nome "Plasma".
4. Agora é só logar!


Lembrando que isso vale para qualquer distro linux. Eu atualmente uso Fedora OS. Me amarrei!!

É isso galera. Espero que tenham gostado, sou novato também e vou compartilhar as minhas experiências Linux (conforme eu for aprendendo) sempre que puder, blz?

Obrigado pelo espaço,

Vlw!!


  


2. KDE Neon

Lila
tiamatmarvel

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/09/2016 - 07:00h

Não sei se você sabe,
mas o KDE Neon é desenvolvido pela equipe do KDE e é baseado no ubuntu 16.04

A proposta do KDE Neon é fornecer o KDE mais recente sobre uma base sólida, que é o ubuntu.

Acho que essa solução que você está procurando, não é?
Eu tou usando e está ótima!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts